O segredo do meu turbante

O segredo do meu turbante Nadia Ghulam...

Resenhas - O segredo do meu turbante

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Nathalie.Murcia 30/09/2020

Emocionante. Uma lição de vida.
Livro emocionante. Num primeiro momento, me chamou a atenção o fato de ser uma história real e biográfica, de uma escritora do Paquistão. Nádia teve a vida virada de ponta cabeça, após o país mergulhar numa guerra civil e cair no jugo dos talibãs, os quais suprimiram os direitos mais basilares da população, sobretudo das mulheres, proibidas de estudar e trabalhar. Para ajudar a família que estava numa situação de extrema penúria, Nádia assumiu uma identidade masculina num corpo cujas formas femininas foram devidamente disfarçadas, embora as cicatrizes deixadas pela bomba não tenham tido o mesmo efeito. Paro por aqui para não dar spoilers.

Só recomendo que leiam!!! Belíssima história de superação, evidenciando a importância dos estudos e da busca de conhecimento como forma de combater a ignorância, as guerras e o radicalismo religioso.

Naraiane.Martins 06/10/2020

RESENHA - O segredo do meu turbante | @aquarelandosonhos
Quote: "No Afeganistão, as mulheres são seres inferiores e submissos. Simplesmente eu me negava a ser assim."

Nádia tinha apenas 8 anos, quando a casa onde vivia com a sua família, foi atingida por uma bomba. Essa explosão resultou na perda de todos os homens de sua família, e em uma deformidade em seu rosto. Após dois anos no hospital, a jovem percebe que não tem mais ninguém para levar o sustento a sua casa, entã sozinha Nádia decide fazer de tudo para salvar seus familiares. A jovem subverte as leis do talibã e do regime extremamente machista que proíbe as mulheres de trabalhar e estudar e assume a identidade do irmão morto, para buscar uma fonte de renda para a família.

Essa é uma história real, sobre sobrevivência, coragem e resiliência. Nádia, nos apresenta a sua vida e nos convida a conhecer todos os conflitos que enfrentou durante anos.

"O segredo do meu turbante" trás consigo uma história dolorosa, a realidade de uma jovem que nunca deixou de lutar por aquilo que acreditava.

?? Hoje Nadia e a paquistanesa Malala Yousafzai, são as vozes mais ativas na defesa dos direitos humanos e das mulheres em áreas tomadas por fundamentalistas islâmicos.

Jaqueline @icontextualize 13/10/2020

O Segredo do meu turbante Nadia Ghulam @globolivros 304p.⁣

》“O medo nos faz adoecer, e não nos acostumamos nunca a ele”.《⁣

Aos oito anos de idade, Nadia Ghulam teve a casa onde vivia com sua família, no Afeganistão, destruída por uma bomba. Ela passou dois anos no hospital, teve o rosto deformado e perdeu todos os homens da sua família. Nadia, então, percebe que não tem quem traga o sustento para casa e sozinha decide fazer de tudo para salvá-los. Ela subverte as leis do talibã e do regime extremamente machista que proíbe as mulheres de trabalhar e estudar e assume a identidade do irmão morto para buscar o sustento da família.⁣

Este livro nos mostra como é difícil viver em uma cultura machista onde mulheres não tem voz, poderes, direitos e principalmente, escolhas. É um livro doloroso de se ler. Sentimos raiva por tudo que a Nadia passou e as coisas pelas quais teve que se submeter como humilhações, agressões e tudo isso calada.⁣

Não tem como não se sensibilizar com sua história e torcer para que no final tudo fique bem com ela e sua família. Nada do que eu escreva aqui descreverá tudo que essa mulher passou na sua infância. Nadia é um ser humano admirável, que lutou, persistiu e não desistiu das pessoas que amava. Sua atitude é louvável e tocante. Mas ela era uma criança, não deveria ter sido exposta a tudo que passou e me dói saber como somos tão privilegiados e reclamamos tanto de barriga cheia.⁣

A história dessa menina me fez refletir sobre mim mesma e sobre o meu lugar no mundo. Você não terá dificuldades de ler esse livro, é uma escrita simples, mas é crua, dolorosa. Mesmo que seja um livro triste, nos faz ter um olhar diferente e nos ensina, principalmente, a desenvolver a empatia. Recomendo demais!.

site: https://www.instagram.com/p/CFSs06-jGBM/

Ruby 26/10/2020

A leitura mais rápida dos últimos tempos
Conhecer um pouco sobre a cultura de outros países, nos faz ter com certeza mais compaixão e menos preconceito diante do que a mídia acaba divulgando e também o que o medo da falta de informação e do desconhecido não faz, não é mesmo? Queria encontrar com Nadia e tomar uma Coca, bater papo e ser sua amiga. Livro lindo!

Malucas Por Romances 29/10/2020

Resenha no instagram @porromances
O Segredo do Meu Turbante conta a história de Nadia Ghulam uma garota que teve sua vida mudada da noite para o dia após uma bomba destruir tudo aquilo que tinha.

O livro começa antes desse ataque, ainda no comando do ex URSS. Nadia era uma garota com infância até então tranquila, ia para escola, adorava brincar com seu irmão mais velho e vivia em uma família com boas condições financeiras. A vida dela era ótima, até que um dia em seus oito anos de idade uma bomba cai em sua casa atingindo Nadia e deixando ela em coma por meses.

Durante esse período que ela está em coma a guerra separatista está acontecendo no Afeganistão, quando ela acorda ainda sem saber sua vida mudou totalmente. Nadia teve uma parte do rosto queimado, ela ainda criança precisa lidar com as dores da queimadura e também com todas as mudanças que está acontecendo em sua vida e na da sua família.

Em certo momento o seu irmão morre e isso deixou a família sem rumo. E o que era ruim se torna pior com o Regime Talibã se instalando proibindo as mulheres de tudo, tirando todos os direitos delas, desde trabalhar, até mesmo a dar risada na rua, e no meio de tudo isso Nadia decide que não pode simplesmente ver sua família morrer de fome e assume a identidade do seu irmão falecido.

Nadia ao assumir a identidade do seu irmão precisa se portar como homem para evitar ser descoberta e nesse período ela trabalhou em alguns lugares para poder manter sua família, ainda assim era difícil já que ao salário não era muito e precisava conviver com o medo de ser descoberta e entregue aos talibãs.

A história desse livro é real o que transforma toda a leitura ainda mais impactante. Acompanhar essa jornada da Nadia me trouxe uma sensação de impotência e tristeza muito grande. Eu sabia que esse livro ia ser uma leitura pesada, mas com a escrita fluída e os capítulos curtos foi mais fácil de digerir tudo que estava lendo, em muitos momentos senti que estava lendo um diário de tão "dentro" da história que me senti.

Para defender nossos direitos é preciso conhecer pelo menos um pouco a vida de outras mulheres e de outras culturas, e sentir durante a leitura o quanto se torna fácil transformar a mulher em um nada em um país, se torna ainda mais chocante.

site: http://malucaspor-romances.blogspot.com/2020/10/resenha-o-segredo-do-meu-turbante-nadia.html#axzz6cDB3R8q7

belle 16/07/2020

Dolorido...
Gosto de ler livros que retratam a história do Afeganistão e esse é de longe um dos livros mais profundos, emocionantes e que aperta o coração. Conta a história de Nadia, mas ao fundo podemos ver uma parte da história do país e como os desejos estrangeiros só trouxeram desgraça praquele povo. Vale muito a pena pra refletirmos sobre esses povos que não possuem voz e estão a margem da sociedade mundial.

Edu 26/11/2020

O SEGREDO DO MEU TURBANTE • Nadia Ghulam, Agnès Rotger • @globolivros
“Quando ela o colocou em mim pela primeira vez, foi como um ritual. Adeus à menina, bem-vindo o menino”⠀⠀
⠀⠀
Nadia Ghulam teve sua infância roubada aos oito anos quando uma bomba destruiu completamente sua casa. Passou dois anos lutando por sua vida no hospital devido as sequelas resultantes do incidente, e quando finalmente resistiu, recebeu a notícia de que todos os homens de sua família haviam morrido. ⠀⠀
⠀⠀
Bem que eu gostaria de dizer que a história da Nadia é apenas isso, mas vai muito além de um bombardeio. Em 1996, quando a guerra não era mais uma preocupação, os talibãs determinaram que todas as mulheres estavam proibidas de trabalhar. ⠀⠀
⠀⠀
Desta forma, sem homem na família e diante do medo, da insegurança e do perigo, Nadia, encontra coragem para tomar a decisão que iria acompanhá-la por muitos anos, assumir a identidade do seu irmão falecido. ⠀⠀
⠀⠀
Esse livro é composto pelos relatos e confidências mais íntimos de uma criança que teve que lidar precocemente com as responsabilidades da vida adulta: trabalhar, sustentar sua família, lidar com o preconceito, com a pressão psicológica da rejeição e sim, chegar literalmente ao seu limite. ⠀⠀
⠀⠀
Sobretudo, Nadia teve a oportunidade conhecer muitas pessoas que puderam lhe ajudar, dando-lhe a chance de estudar e em meio a tudo isso, resgatar a consciência e a importância de que somente você pode controlar sua vida, e principalmente, de sonhar. ⠀⠀
⠀⠀
O segredo do meu turbante é uma história real sem meia-verdade e muito forte, com o lembrete de que com força, muita fé e acima de tudo determinação você sempre será capaz de tudo.

site: https://www.instagram.com/wolfliterario/

Dani Cruz 31/12/2020

O segredo do meu turbante
Que história a da Nadia! Uma mulher sobrevivente em todos os aspectos, físicos e emocionais.

Eu fico feliz de saber que ela tenha passado por isso e tenha alcançado um futuro digno, mas ao mesmo tempo triste em constatar que muitas pessoas ainda hoje tenham de passar por situações semelhantes.

Uma leitura importante para nos manter empáticos e, acima de tudo, atentos!

Tania_Lamara 13/01/2021

História de Sobrevivência
História real de vida de uma garota afegã que precisa se disfarçar de homem para sustentar sua família. Sofrido, doloroso, necessário. Pra saírmos da zona de conforto.
Intenso e brutal, da forma mais dolorosa, que é a realidade que a maioria de nós, não vivemos.
Precisa ser lido com a alma!

Vinicius 05/02/2021

Resenha: O segredo do meu turbante, de Nadia Ghulam e Agnès Rotger
Olá, Contagiantes, estão animados para o ano literário de 2021? A minha meta é ler 52 obras nesse ano. O que daria cerca de 1 livro por semana. Será se irei conseguir? Comecei com um livro chocante, que inicialmente me deixou muito abalado e quando terminei estava aos prantos de felicidade. Vem conhecer melhor a história da Nadia.

Nadia Ghulam é uma escritora mulher afegã que passou dez anos se passando por seu irmão morto para escapar das restrições do Talibã contra as mulheres. Seu livro sobre suas experiências, escrito com a jornalista catalã Agnès Rotger, foi publicado em 2010 e chegou ao Brasil e às mãos do resenhista que vos escreve pela parceria com a Globo Livros em 2020. O segredo do meu turbante, ganhou o Prêmio Prudenci Bertrana de ficção. A premiação ocorre desde 1968 e o prêmio é considerado um dos prêmios de maior prestígio na literatura catalã.

Na obra conhecemos a história de vida da Nadia, desde a infância até a fase adulta. Acompanhamos os momentos antes de o governo Talibã se instalar, vemos o quanto tudo na cidade era próspero e com fartura alimentícia. Depois que é atingida por uma bomba aos oito anos em Cabul, capital do Afeganistão, fica seis meses em coma, vemos outro cenário da cidade. Nadia encontra-se sem casa e sem identidade ao ver-se com o rosto queimado e deformado devido ao ocorrido. A seguir, com a morte de seu irmão e a imposição da ditadura talibã, as mulheres não poderiam trabalhar, deveriam usar burcas e médicos homens não poderiam nem atender pacientes mulheres.

"Acreditam que, geralmente, no Afeganistão, as mulheres não saem de casa nem sequer para fazer compras, por isso, não precisam ler as placas, nem comparar preços nem, claro, precisam aprender uma profissão, porque nunca trabalharão fora de casa. Para cozinhar, lavar e criar os filhos, os ensinamentos das mães, irmãs e sogras bastavam. E o resto das qualidades de uma mulher – ser submissa e complacente com o marido, eficiente para a família e invisível para o resto do mundo – exigem menos ainda a necessidade de um diploma. Como minha mãe dizia, ‘é preciso aceitar que quando dizem que o leite é preto, é porque ele é preto’ " P. 169-170
Depois disso, decide assumir a identidade do falecido irmão. Assumia empregos perigosos e com muito esforço físico para poder estudar, trabalhar e garantir o alimento na mesa da família em meio ao regime político que a proibia de fazer tudo isso.

Nessa obra vemos perfeitamente as consequências do machismo. Inclusive, lembrei da série The Handmaid’s Tale. Vemos ainda a preocupação da protagonista com o fato de não crescer barba o suficiente e ela só ter que ficar com o buço natural que nasce nas mulheres, pois nos homens é obrigatória a barba e é vedado o uso de cabelos longos. Vemos questões de como a família lida com transtornos psiquiátricos relacionados ao pai.

As autoras juntas se tornam uma voz muito importante para a luta dos direitos humanos e, principalmente, das mulheres nas regiões islâmicas do mundo. A história se passa entre a década de 90 e a primeira década dos anos 2000. A história flui muito rápido, me senti órfão quando acabou e precisei correr para a internet para descobrir mais sobre a Nadia e entender melhor sobre o regime ao qual foi imposta. Até a próxima aventura, galera!

site: https://silenciocontagiante.wordpress.com/2021/02/03/resenha-o-segredo-do-meu-turbante-de-nadia-ghulam-e-agnes-rotger/#comment-4864

Bia 17/03/2021

Melhor leitura de 2020
No final da década de 1970 começa uma guerra civil no Afeganistão depois de terem expulsado o exército soviético do país. Em 1992 Nadia Ghulam é apenas uma criança de 9 anos quando seu mundo desmorona. Uma bomba atinge a casa em que ela vive com os pais e os irmãos, ela sofre várias queimaduras e seu rosto fica desfigurado. Sua casa é destruída e eles passam a viver como nômades mudando de casa, até que vão para um campo de refugiados. Em 1996 a guerra terminou e o Talibã passaram a governar o país. No começo sentiram alívio e esperança com o fim da guerra, no entanto, quando as duras leis e restrições do Talibã foram impostas, eles perceberam que estavam muito distantes da paz e de uma vida feliz. Depois da morte de seu irmão e com seu pai impossibilitado de trabalhar, Nadia decide que a solução pra tirar sua família da miséria é se vestir de menino para poder trabalhar.

O livro foi escrito pela Nadia juntamente com uma jornalista espanhola há dez anos. Eu gostei bastante da escrita delas, me comovi com as experiências da Nadia, chorei bastante junto com ela. Mesmo sendo um livro bem duro e triste, eu li em dois 2 dias, pois os capítulos são curtos e a leitura bem fluida. Agora falando sobre a história, admiro muito a força da Nadia. Mesmo vivendo literalmente na miséria e passando por muitas humilhações devido a sua aparência, ela nunca se acostumou com sua condição e nem deixou de buscar o melhor para si e para sua família.

Muitas coisas me fizeram refletir nesse livro, que se tornou um dos meus favoritos da vida. Uma delas é que muitas pessoas não têm acesso a coisas habituais do nosso dia a dia como água encanada e luz elétrica, coisas tão banais que nem damos valor. Outra coisa a se pensar é como as pessoas mais afetadas pela guerra são as que não têm nada a ver com ela, principalmente as crianças. É muito triste ver pessoas tendo que abandonar seu lar, seu país e se separar de sua família, isso quando elas sobrevivem. Uma resenha não é suficiente para descrever o quanto esse livro é importante, emocionante, revoltante.

Marcia 26/03/2021

O Segredo do meu Turbante
Você finaliza o livro e fica com vergonha de reclamar da sua vida. Quanto sofrimento a autora Nadia Ghulam passou, a partir dos 9 anos de idade. Como uma criança pode ser tão resiliente assim?
Um livro de devorar, chorar, refletir... Que mundo é esse em que vivemos onde as mulheres são tratadas como um nada?
Nadia não precisa e nunca quis a piedade de ninguém, mas assim como Malala, Nadia deve ser fonte de inspiração para todas as meninas e mulheres do mundo.
@pedacosdeu

Carolina Corrêa 09/05/2021

A história é tão incrível, que em boa parte do livro eu me sentia envolvida numa ficção para, em seguida, me dar conta de que tudo aquilo era real.
A autora afegã narra sua trajetória fantástica, passando-se por homem para conseguir trabalhar, estudar e, antes de tudo, sobreviver. A narrativa começa com a bomba lançada em sua casa, desfigurando seu rosto e se encerra com sua ida à Europa, para a transformação.

Senti falta apenas de atualização. O relato se encerra em 2010 e o livro foi lançado em 2020.
Fica a curiosidade do leitor sobre a vida após deixar seu país.

Lucas.Galdino 22/05/2021

O livro é muito mais do que a vida de uma menina, de uma mulher. É também um retrato de um país afligido por guerras e sob o julgo de um governo intransigente, extremamente conservador e socialmente limitador.

Bom livro para começar a desconstruir o estereótipo de que o Oriente Médio só tem terrorista. Temos um relato da riquíssima cultura local, um povo alegre, apesar dos conflitos, e muito batalhador.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6