O segredo do meu turbante

O segredo do meu turbante Nadia Ghulam...

Resenhas - O segredo do meu turbante

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

VdeVeruska 16/01/2022

Coragem
Quanto sofrimento uma pessoa pode aguentar?
Onde muitos já teriam desistido, Nadia se reergueu e corajosamente lutou pelos seus direitos.
Que historia de vida, de superação e acima de tudo de coragem pra fazer o que muitos nem sonham.
Gostaria que o livros tivesse um pós fácil, pois queria saber mais da sua historia,

Cah. 05/01/2024

O que Nadia suportou, é impossível até de imaginar ...
O que me incomodou no livro foi o final, autora não relatou como foi a viagem de Nadia a Barcelona, como foi a cirurgia, se tudo correu bem.

E adoraria acompanhar Nadia conhecendo a Barcelona, um país tão diferente do seu, com uma cultura totalmente oposta ao dela ...

LariLeitão 11/11/2021

Resiliência
Nádia é uma menina de família classe média afegã que vê sua vida e de sua família se transformar quando é atingida por um borbardeio que lhe desfigura.
Após perder seu irmão, ela assume uma ?identidade?masculina pra poder fazer sobreviver sua família, já que mulheres não podiam trabalhar.
Relatos reais de uma vida mais que real!

ju.aguiar 20/05/2023

O Afeganistão de Nadia Ghulam
Compreender o que aconteceu no Afeganistão a partir das memórias de uma criança (e depois de uma jovem) me fez perceber nuanças que eu jamais entenderia se não tivesse lido este livro.

Terminei o livro sem crer no que li. Não porque duvido das memórias de Nadia Ghulam mas porque me falta fé.

Não creio numa humanidade que comete atrocidades em nome de ideais que devastam países e seu próprio povo. Também não consigo acreditar em superação depois de tudo que ela viveu.

Victória Silva 06/06/2022

Não há palavras para descrever
Quão fortes nós somos?

Quanto apego temos pela vida?

Essa são questões que, vez ou outra, surgem em nossas mentes. Seja por uma notícia ou uma história como a da Nádia. Uma menina de oito anos, totalmente queimada por uma bomba que não apenas sobreviveu, mas também foi provedora da família por anos. Desafiando as regras talibãs e se colocando em risco.

A leitura é leve, mas a história MUITO incomoda ao mesmo tempo. Para questionar os direitos das mulheres, o impacto das guerras e o caminho que estamos trilhando enquanto seres humanos.

Não espere uma narrativa mirabolante. Aqui uma menina conta dia vida e, por mais que seja uma vida surreal, ainda é uma relato de vida.

?????

Gisele 26/01/2023

A história de uma menina forte e corajosa
Nádia Ghulam nasceu em Kabul, no Afeganistão. Quando ela tinha oito anos a casa em que morava com sua família foi destruída por um bombardeio.

Ela sofreu graves feridas, teve seu rosto deformado pelas queimaduras e ficou um longo período no hospital lutando por sua vida.

Aqui um trecho após ela ter acordado foi coma:

"Naquele dia em que acordei no hospital, e que para minha mãe foi um dos mais felizes da sua vida, eu entrei no inferno. Meu corpo pequeno e ágil de menina tinha se transformado em uma carcaça que me custaria quase vinte anos não para gostar dele, mas simplesmente para poder olhá-lo sem começar a chorar."

Para sustentar a sua família, ela teve a coragem de assumir a identidade do irmão falecido, subvertendo assim as leis do regime Talibã que proibiam as mulheres de trabalhar.

Nádia se viu em crise existencial após passar um longo período assumindo a identidade de outra pessoa:

"Como Zelmai, minha vida tinha valor. Era uma pessoa respeitada, alguém que tinha opinião, que podia ajudar, que ocupava um lugar na sociedade. E era livre para fazer o que quisesse. Agora teria que renunciar a tudo? Teria que colocar um chador, me trancar em casa para cuidar da minha família e me acostumar a não ter representatividade? No Afeganistão, as mulheres são seres inferiores e submissos. Simplesmente eu me negava a ser assim. Devia continuar fingindo, talvez para sempre."

O segredo do meu turbante é uma história real marcada pela coragem, garra, perca da infância, luta por direito á dignidade, estudos e trabalho de uma menina que precisou arrancar forças de onde não tinha para não sucumbir às mazelas das consequências terríveis da guerra em seu país.

Texto: @giselesertao @afagodemaeoficial

site: https://afagodemae.blogspot.com/2023/01/livros-o-segredo-do-meu-turbante.html

Carolina Corrêa 09/05/2021

A história é tão incrível, que em boa parte do livro eu me sentia envolvida numa ficção para, em seguida, me dar conta de que tudo aquilo era real.
A autora afegã narra sua trajetória fantástica, passando-se por homem para conseguir trabalhar, estudar e, antes de tudo, sobreviver. A narrativa começa com a bomba lançada em sua casa, desfigurando seu rosto e se encerra com sua ida à Europa, para a transformação.

Senti falta apenas de atualização. O relato se encerra em 2010 e o livro foi lançado em 2020.
Fica a curiosidade do leitor sobre a vida após deixar seu país.

Alexandra50 02/08/2020

O segredo do meu turbante
Uma história sincera, feita num relato comovente. Comecei e não conseguia parar. Vale muito a leitura.

Ane 24/05/2022

"O mundo já não tinha a mesma cara. Ou era eu que havia mudado?"

Livros com essa temática sempre me "pegam", pois me levam a refletir sobre diferentes realidades. Com "O segredo do meu turbante" não é diferente.
Além de toda a situação da guerra, do regime talibã e da miséria por ele imposta, é muito doído pensar como Nadia precisou esconder sua identidade durante anos, abandonar sua infância e juventude para trabalhar e sobreviver. E depois de tudo isso, abandonar toda a vida tal como ela conhecia, amigos e família, para buscar um futuro digno.
Vale a pena a leitura e a reflexão.

Indy 05/12/2022

Um relato marcante e muito triste de uma realidade cruel. O livro é excelente e relata de uma maneira simples e justa, uma Cabul e uma Nadia que sofreram muito.

Há poucos momentos felizes nesta história. Mas vemos a luta, a batalha, a esperança de uma menina que teve o corpo queimado e passou a se vestir de menino para sobreviver e salvar sua família.

É inesquecível e dolorida demais. Uma realidade que vemos a crueldade de um governo, das pessoas, dos homens, das tiranias, das corrupções. Ela viu o mundo da forma mais cruel e brutal. Sobreviveu e compartilhou esta história.

Lozada Yamaguti 12/10/2021

Una chica guerrera
Impactante, una chica que luchó para sobrevivir, que antepuso sus necesidades por su familia. Demoró más al final ella consigue un poco de la felicidad que ella merece. Ella al igual que Malala, mujeres de admiración

Clarissa 22/09/2021

Depois de ter a casa bombardeada e ter seu rosto desfigurado, Nadia, além de enfrentar suas próprias feridas, tem que lutar contra a miséria que vive sua família depois da invasão dos talibãs.
Seu pai enlouqueceu, sua mãe analfabeta, seu irmão morto e duas irmãs caçulas... Tudo isso fizeram que Nadia se tornasse a provedora da família... mas havia um problema... ser mulher.
Foi então que assumiu a identidade do irmão falecido... vestindo se de homem para conseguir trabalho.
Em cada capítulo, vamos encontrar todas as dificuldades que a jovem enfrentou, mas também vamos conhecer suas conquistas nesse período.
Através do seu relato vamos perceber o quanto o talibã oprimia o povo afegã, pelo medo e as proibições das mulheres na sociedade.
É um livro forte, histórico e emocional que nos impacta a cada folha. Uma leitura de fácil compreensão e capítulos curtos.

Nicole710 28/12/2022

Tocante até os ossos
A realidade desse livro me impactou demais, como pode ainda existirem essas coisas pelo mundo eu não consigo entender de maneira alguma. Gostei muito da escrita e a história ficou muitos dias ecoando na minha mente, eu gostei muito de ler, mas preferia que ninguém tivesse que passar por essas coisas, jamais.

Dani Cruz 31/12/2020

O segredo do meu turbante
Que história a da Nadia! Uma mulher sobrevivente em todos os aspectos, físicos e emocionais.

Eu fico feliz de saber que ela tenha passado por isso e tenha alcançado um futuro digno, mas ao mesmo tempo triste em constatar que muitas pessoas ainda hoje tenham de passar por situações semelhantes.

Uma leitura importante para nos manter empáticos e, acima de tudo, atentos!

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6