Livre para recomeçar

Livre para recomeçar Paola Aleksandra

Resenhas -

Fabianna1 19/04/2024

Emocionante! ?
O primeiro livro escrito pela a queridinha dos romances. A Paola Alekssanda. Eu não acompanho ela no canal no YouTube mas sei que ela ama uns romances aí hahaha! Foi meu primeiro contato com história de romance contemporânea e achei justo começar com uma autora que ama romances e ainda é brasileira rs. Obrigada Paola! Porque através de você que achei muito aconchegante ler romances contemporâneos. Essa história da Anastácia me tocou de uma forma emocionante, comovente, inspiradora e apaixonante. Tive inúmeros sentimentos com essa história.

Nessa história conta a vida da Anastácia que tem sua vida destroçada através do seu casamento com Jardel, onde ela passa humilhações no privado com ele quanto a público. Um casamento abusivo. Abusivo físico e principalmente mental e emocional. Ela lida com esse casamento horrível e triste em uma boa jornada, só que no decorrer da história, sua vida muda de cabeça pra baixo, onde ela se torna uma mulher empoderada e correndo atrás da sua dependência como um todo. Ela vive através de objetivos para se tornarem realidade. Começa sua vida em uma fazenda aonde conhece Benício e onde acontece uma nova vida emocional para ela. Anastácia é uma mulher que tem vários traumas mas acima de tudo se torna uma mulher forte com as fases da vida. Só sei que essa história é misturas de sentimentos tristes, emocionantes, felizes, de dor, angústia, de superação, etc. Valeu a cada momento de leitura.

Observação: Como todo livro tem a parte negativa, aí vai. O intervalo de um capítulo e outro são enormes, e isso me mata rs, porém, continua valendo a pena.

Conclusão

A escrita da Paola é intensa, explícita e com uma linguagem boa. Uma história fictícia, mas não foge de uma possível realidade.

Fer.GMF 12/04/2024

Livre para recomeçar e ser quem quiser ser ??
Este livro foi meu segundo contato com a escrita da autora, da qual adoro, e bom, mais uma vez, não decepcionou ??

Uma das coisas das quais mais admiro nos livros da Paola é a dedicação por trás de todas as pesquisas realizadas para que a história ficasse tão, mais tão imersiva, ao ponto de que passasse a impressão de que poderia ter acontecido na vida real. Vemos os encantos do século XIX, seus costumes e realidade, esta claramente presa, em boa parte, na sociedade onde o diferente, fora do padrão, é considerado loucura. Onde era difícil ser alguém único sem ser julgado. E, dentro de uma sociedade como esta, nascer um romance, construído sem pressa, fluindo naturalmente, com ambos os protagonistas respeitando suas dores do passado... Casou perfeitamente ?? Trouxe uma leveza à história, se tornando possível aqueles momentos dignos de leves surtos e daqueles sorrisos que simplesmente foge do nosso controle (os melhores, sempre) ??

A única coisa que me deixou com a sensação de "ter algo faltando" foi o final. Por mais que eu tenha gostado, ser fofo e leve, e se encaixar perfeitamente história da Anastácia, senti que não foi o suficiente. Parte tem a ver com expectativas minhas, mas mesmo assim, eu esperava algo mais arrebatador. Não nego que me bate até uma certa culpa (que sei que não deveria ter, afinal, não tem como um livro agradar à todos) de não ter amado o livro, por gostar tanto da autora e a achar um amor de pessoa ???

Monica513 18/03/2024

Perfeito ??????
Pra mim é difícil favoritar romances, pq é o gênero que mais leio. Portanto, sou mais criteriosa na leitura, mas esse valeu cada estrela e o coração de favoritado.

Não só me trouxe uma linda história de amor, como falou comigo de uma forma única. Ele tem muitas camadas, como um ensinamento atemporal, posso ler daqui alguns anos e ainda tirar um suspiro e um aprendizado.

Anastácia foi a estrela do livro do início ao fim para mim, seu desenvolvimento foi tão bem construído, de uma forma natural que me deixou maravilhada. Benício é encantador, sua luta e devoção são admiráveis.

Um romance de época ambientado no Brasil, com uma proposta ímpar, com um amor que apoia e uma voz que não se calou.

Apaixonada por esse livro, ainda impactada pela complexidade, que não perdeu o dinamismo e feliz com o desfecho.

Não mudaria nada, escrita impecável ??

Beeea.triz 04/02/2024

Um dos melhores livros da Paola
Li e me emocionei muito com a história e com os personagens! Confesso que pela riqueza de detalhes (eu como uma leitora com leitura rápida, ás vezes me cansava fácil), porém não anula o fato de ser uma obra tão linda e feita com tanta dedicação!
O melhor for ter recebido o autógrafo pessoalmente com a autora ??

Samira.Alice 03/12/2023

Perfeito
Esse livro me surpreendeu e muito.A força das meninas unidas foi tão lindo de ler e não sei como mais a força da Anie e o que ela passou ,acho que muitas vezes já nos sentimos assim .Independente da época ainda vemos semelhanças no dia de hoje.Esse livro veio em uma hora muito boa,me trouxe força e esperança. A autora tem uma escrita muito boa e o romance é tão quentinho apesar dos traumas que ambos passaram.

"desejava era celebrar a luta de mulheres e homens que mudaram o rumo da nossa história e que, no meio do caminho libertaram-se dos grilhões do preconceito
descobriram poder de amar eles mesmos e seus semelhantes ,aqueles que escolheram para dividir as conquistas e os pesos do dia a dia."

missbex 02/12/2023

Uma história do Brasil de uma maneira cativante
Foi o meu primeiro livro da Paola. Vi que tinha no KU e pensei, pq não? E não me arrependi.

Nossa que história incrível e toda a pesquisa envolvida para essa obra foi espetacular ( é muito bom interessante conhecer parte da cultura do Brasil de dezenas de anos atrás). O jeito como foi sendo construido é fenomenal.

Eu só não dei a nota máxima pq as coisas que aconteceram no final foram conveniente demais e isso me incomodou um pouco :(

Gabriella.itoh 11/11/2023

Gostei bastante e recomendo!

O mais perto que tinha chegado de romance de época foi Orgulho e Preconceito e Os Bridgerton's, e esse último por recomendação da própria Paola. ?

Acredito que minha "leitura" tenha sido prejudicada por ter sido audiobook, pois sinto que me distraía mais do que no livro físico e não voltava para ouvir novamente.

Só li O Roubo dela e partirei para ler/ouvir os outros e valorizar ainda mais essa escritora brasileira. ?

Martinha.Souza 02/11/2023

Livre para recomeçar
Anastácia foi internada em um hospício devido a não seguir os padrões impostos por seu esposo, depois da morte do marido ela se vê livre para se conhecer e começar uma nova vida. Sua trajetória para conseguir ser quem ela almeja é cercada por pessoas que foram abandonadas pela sociedade, devido sua cor, sua condição de escravo, a idade e por ser mãe e mulher; mas ela encontra o apoio para tentar tornar a sociedade um local igual para todos.

Carol.Dias 19/07/2023

Amei ??
Adoro a escrita da Paola, história linda de superação e amor, deixou meu coração quentinho.
Demorei muito pra terminar a leitura, pois não estava conseguindo conciliar com a faculdade e o trabalho, mas finalmente acabei, e amei cada página.

elohafloria 16/06/2023

Queria ter gostado mais
Eu adoro a Paola, sou fã do canal e não perco um vídeo. Por isso, quando fui ler um de seus livros, eu queria muito gostar.

Adorei a ideia do romance de época/histórico se passar no Brasil, rompendo um pouco aquela ideia de Inglaterra de sempre. A história tinha muito potencial, porém muitas vezes me peguei me esforçando para gostar.

O livro e a história tem alguns problemas, na minha opinião. Primeiro, achei o livro muito grande e de forma desnecessária. Poderia ter cortado várias partes repetitivas ou sem importância ou até ter explorado mais e dado a devida importância a cada coisa, mas fazendo um segundo livro. Senti que ela quis explorar muita coisa e teve muitas ideias, mas se perdia em partes irrelevantes e corria ou até pulava a cena de coisas muito interessantes.

O pior problema para mim foi um tom moralista na narrativa, que também acabou colaborando com a extensão monótona do livro. Na intenção de ser uma obra responsável socialmente e trazer debates relevantes, achei que a autora perdeu um pouco a mão. Tudo que os personagens faziam vinha seguido de uma justificativa que não era natural na história, pareciam falas prontas e ensaiadas. Gostei muito da intenção e achei muito necessário ter esse olhar para fugir da superficialidade de romances de época, mas a execução não foi interessante.

Ideia boa e enredo interessante, mas execução complicada. Não sei se indico ou não a leitura? Vou tentar ler outras obras da Paola. Indico acompanhar o trabalho da autora na internet, ela é uma querida!

@euthaiscoelho 30/04/2023

O poder do amor
Esse é o terceiro livro da Pah que eu leio. Ele é um livro muito intenso, que retrata como o preconceito que as mulheres sofriam, por serem consideradas inferiores aos homens e serem vítimas de seus caprichos, e o racismo que os negros sofriam, por não serem considerados nada mais, nada menos do que escravos para enriquecer seus "donos".
Aqui nos temos a história de Anastácia, em busca por superação de um passado traumático, junto com outras mulheres que também precisam de um recomeço. E nisso, elas vão criando laços e se fortalecendo umas nas outras. Por outro lado, temos Benício e Samuel, que buscam criar uma nova história, longe do nome manchado por ódio de seu pai. Durante a narrativa, os caminhos de ambos se cruzam e eles fazem, cada um a sua jornada, juntos.
Confesso, que teve um momento que a história estava monótona, mas no fim, deu uma guinada que me emocionou.
A escrita da Paola é muito forte, fluida e envolvente. Todo o seu trabalho de pesquisa histórica é minucioso e com muitos detalhes. Enfim, só queria mais um capítulo!

Renato_Tuda 02/02/2023

Mais um livro que coloco na galeria dos que mais gostei, cada vez mais aprecio as histórias de época. Recomendo a leitura.

Lizandra24 03/11/2022

Paola linda, não erra nunca
Eu coloquei o livro na lista assim que entrou para o K.U, acompanho a Paola no youtube a muito tempo e fiquei curiosa pelo livro dela. Vou dizer não decepscionou nem um pouco! Um romance de época que se passa no Brasil com elementos extremamente necessários como escrivadão, violência domestica, abuso. Amei, amei muito!!!!

Miliany 21/10/2022

Se tornou meu romance favorito de época!!!
Um livro maravilhoso, muito bem escrito e a história é perfeita. Temos, recomeços, perdas e desafios? Ah sem contar com o cuidados com fatos históricos e muitos pormenores reais.

Anastácia é uma mulher subestimada porém muito forte o Benício tem muita garra e é um fofinho. Os personagens secundários são ótimos e até mereciam um livro deste.

Super recomendo está leitura, só leiam e se apaixonem como eu me apaixonei ??