A vida das abelhas

A vida das abelhas Maurice Maeterlinck

Resenhas - A vida das abelhas

Demas 29/04/2010

Revisão vergonhosa
Cheguei ao final da leitura de "A vida das abelhas" impressionado com a organização e peculiaridades que regem o cotidiano desses insetos. No entanto, a decepção com a tradução e a revisão do livro foi ficando maior a cada capítulo. Coisas como "melodia" quando o correto seria "meio-dia" e um festival de mesóclises absurdas (Ter-se-lhes-ão? O que é isso, meu Deus?) me deixaram indignado. "Às vezes" vira "as vozes" mais de uma vez; a conjunção aditiva "e" vira "o" o tempo todo. E como o texto fica confuso em muitos trechos, imagino que a tradução também peque horrores. Uma pena! Uma VER-GO-NHA! E um desrespeito com o leitor e com a literatura. Sinceramente, não tenho coragem de comprar/ler mais nada da coleção "Obras-primas de cada autor" da Martin Claret. Aliás, mais nada da Martin Claret. Queria listar todos os absurdos aqui (como fiz com "Marley & eu"), mas desisti porque seria trabalhoso demais.

PS:
Vi no blog "Não gosto de plágio" que a tradução de "A vida das abelhas" é de 1915. Foi feita do francês para o português lusitano. Pode estar aí a explicação para o texto confuso (que mencionei anteriormente). Mas para a revisão desastrosa, não há justificativa!

PPS:
A resenha foi escrita em 9/10/2009; o PS em 29/4/2010
Artur.Silva 03/10/2019minha estante
O português "lusitano" de 1915 era o português que então se escrevia no Brasil. Sem tirar, nem por. A "confusão" não pode vir daí. Quanto às confusões posteriores todos têm culpas.

Lis 13/08/2009

Apesar do autor falar que o livro não se trata de um tratado de apicultura, relata detalhadamente e de forma poética todos os aspectos que permeiam a vida das abelhas, encarando-as como seres supremos por sua resignação e devoção à rainha.
Stella.Oliveira 05/07/2018minha estante
Olá, Lis!
Estou há anos tentando achar um livro que li no comecinho da minha adolescência e talvez você possa me ajudar! Não lembro o título do livro por nada, mas a história contava detalhadamente o dia a dia de uma colmeia, as relações entre a rainha e as operárias, que eram efetivamente personagens do livro. Um dos únicos detalhes que eu me lembro é que ao longo do livro o/a autor/a comentava sobre uma grande tragédia que havia ocorrido tempos antes e depois a história conta que essa tragédia tinha acontecido com uma das antigas rainhas daquela colmeia, que havia sido devorada por um pássaro. É esse mesmo livro ou minha busca continua?? hehehe Obrigada!