Ensaio Sobre a Morte

Ensaio Sobre a Morte Rosane Ribeiro

Resenhas - Ensaio Sobre a Morte

Cínthia samm 27/03/2024

Dolorosamente lindo
Cada um tem suas formas de nascer, morrer e renascer, e muitos morrem e renascem sem que outros percebam esse ciclo.

O livro tem uma narrativa intensa, personagens cativantes e reais.
É como se o avesso de uma tapeçaria ficasse exposto em cada capítulo.

*Tem muitos gatilhos, já que trata de temas sensíveis como bullying, violento doméstica, estupro, suicídio.

Nycolle.Gabriela 29/01/2024

Maravilhoso
Ensino sobre a morte,é um livro pesado e que te faz ter muitas emoções, com,raiva,tristeza, indignação, e muitos outros.

Conta a história de um família de 4 gerações, começando com Felipe,que desde pequeno sofreu muito na mão do pai,que infelizmente já estava com o seu destino traçado.

E assim se seguindo,com a de sua mãe,seu avô e da sua bisa.

Conseguimos aprender ,que nem sempre oque vimos e a verdade,que escolha tem consequências, que não devemos deixar o orgulho falar mais alto,entre muitas outras coisas que conseguimos aprender com esse livro.

Foi o livro que mais mexeu comigo,fiquei dias com ele na cabeça,foi o primeiro livro que eu li sobre esse gênero e amei,recomendo muito.

Carla842 26/01/2024

Não sei como não conheci as obras da Rosane antes!!
Ensaio sobre a morte é impactante.
Meu favorito agora!!?
RESPEITEM A CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA DOS LIVROS.

BiaBozo 19/01/2024

A perfeição em forma de livro
Essa vai ser uma resenha que nasce da alma, porque esse livro atuou de formas inimagináveis dentro de mim.

A história, além de muito interessante e bem construída, é fácil de compreender e foi feito um planejamento impecável, que a cada mudança de capítulo os fios vão fazendo suas devidas conexões sem esforço e sem rodeios.

Mas apesar de o livro ser muito bem escrito e ter uma história boa, foram outros motivos que me fizeram apaixonar nessa leitura com todas as minhas forças. A história inicial é uma história que qualquer pessoa pode se sentir muito próxima, é a realidade da nossa geração. Abandono parental, bullying, pensamentos su1c1das, a sensação de ser o coadjuvante da própria história, e a medida que o livro avança você continua conseguindo se aproximar de todos os outros personagens. É uma gama de conexões com pessoas reais que foram escritas sem escrúpulos e baseado na vida pacata do ser humano REAL.

A melhor parte do livro ainda é que em momento nenhum ele foi sobre os personagens, esse livro é sobre mim, ele é sobre você, e sobre todos os outros leitores que um dia colocarão suas mãos nele. Ele é sobre a pessoa que se sente (mesmo que inconscientemente) o juíz em situações cotidianas, e sobre como na verdade somos pequenos comparados à real situação de outra pessoa. O livro espelha, não a vida do autor ou a do personagem, e sim quem nós, leitores, realmente somos.

E aqui fica meu questionamento. Como ficaram seus princípios após a leitura desse livro?
rosaneribeiro_autora 25/01/2024minha estante
Mais uma vez você me proporciona essa incrível sensação de ter, finalmente, encontrado um leitor perfeito. Todos os leitores são preciosos para um autor, mas quando temos a certeza de que nos conectamos a eles, o êxtase é absoluto (você entenderá isso em breve e eu hei de ser sua primeira leitora, estou ansiosa por isso).

Vavá80 08/01/2024

Realidade X Consequências
Intenso, profundo, reflexivo, aborda temas atuais como relações tóxicas, abusivas, depressão, morte

Realidade X Consequências

Trama que conta sobre a trajetória de vida de 4 personagens de uma mesma familia e traz assuntos bem reflexivos, ambiente que somos criados, formas que somos tratados, tudo isso interfere em nossa formação, evolução e escolha de vida, saber fazer escolhas as vezes não é simples para alguns, você acostuma ser tratado de forma desrespeitosa, sofrendo agressão física e mental levando para um caminho quase sem volta com consequências irreversíveis, ficando cada vez mais acomodado aqueles tratamentos que desgastam relações e acaba perdendo coragem de fugir deste ciclo e o despertar pode ser tarde demais...

Faz revermos nossos conceitos e atos, traz mensagem que precisamos sempre estar atentos, em vários momentos me deparei ali presente nesta trama...que o saber observar, analisar, dar atenção, carinho e amor fazem sempre a diferença e podem salvar uma vida em processo de profundo sofrimento ...o diálogo sempre será a melhor forma de comunicação e também salva vidas dos nossos próximos.

Rosane Ribeiro tem uma sensibilidade única e incrível em descrever tramas de forma que ficamos cada vez mais viciados em sua leitura ? ?? Parabéns pelo dom ?

A soma de todas as páginas 04/01/2023

uma criança que teve sua vida violada de formas inenarráveis.
Quero começar ressaltando que esse é um livro repleto de gatilhos, da primeira a última página. Portanto trata-se de uma leitura completamente tensa...
Vamos conhecer uma trama que envolve todos os personagens de uma forma surpreendente, a qual não imaginamos nem por um minuto as possibilidades narradas sobre as revelações que se sucedem...
O foco do livro é a história de Felipe, uma criança que teve sua vida violada de formas inenarráveis. Mas a narrativa da autora nos apresenta no decorrer da leitura a história de cada envolvido na vida de Felipe. Inclusive o ponto de vista, sobre as decisões da mãe, ao deixar a situação toda chegar onde chegou. Fato esse que pode gerar diversas polêmicas sobre a atitude que ela deveria ter tomado. Deixando-me como leitora e mãe, completamente emputecida com suas decisões (mas essa é minha opinião, como disse, podemos ter opiniões diferentes)...

Embora seja uma leitura bem tensa, a autora abordou os temas com muita atenção e cuidado.
Cada personagem tem sua narrativa direta e isso nos ajuda demais a entender e fazer as ligações dos pontos durante a leitura.
Embora tenha sido uma leitura muito intensa, posso dizer que foi uma das melhores leituras que fiz desde o ano passado e tenho certeza ao dizer que esse livro é meu favorito...
O que ficou dessa leitura para mim foi a seguinte pergunta: Quantos Felipe's existem ao nosso redor, que são nossos amigos, ou faz parte de nossa família e não nos damos conta?
Chorei, choro e chorarei por todos eles que estão na pele de Felipe...

site: https://www.instagram.com/p/CNvfMhKj7Uj/

Entre Livros e Chá 30/10/2022

Super Reflexivo
Rosane nos leva a várias reflexões em suas histórias e com essa não poderia ser diferente, ela tem o dom de nos tirar a venda dos olhos, de nos fazer enxergar os problemas que estão embaixo do nosso nariz e que por vezes escolhemos esconder sob o tapete. Ela nos faz perceber o quanto o silêncio, as atitudes e os hábitos dizem sobre a pessoa.

Quatro personagens, quatro vidas afetadas de forma direta pelas escolhas certas ou erradas de outro. Temas difíceis de encarar, mas que milhares de famílias vivem diariamente.

Todos deveriam ler e pensar a respeito. Lembrar que nem sempre aquilo que nossos olhos vêem é o que realmente se passa na alma. E a morte? Ela está sempre ali ao lado esperando uma oportunidade de mostrar sua face.

Rita.Liziet 29/10/2022

Um livro difícil, mas necessário.

A vida e a morte de uma família que afeta significativamente a existência de todos. Culpados, inocentes, ações, reações, consequências? Rosane soube delinear cada história numa leitura tensa, densa, tocando na morte daquele que ainda vive. Nos alerta para os sinais, ainda que imperceptíveis. A dor que vem, mas que é sentida naquele momento apenas? dependendo de quem a sente e a viveu desde sempre. Perfeição define essa autora!

Adriana781 15/10/2021

Avassalador, intenso e necessário.
Um livro intenso e com assuntos muito atuais como depressão, bullying, traumas, relacionamento abusivo...
O livro nos proporciona muitas reflexões, pois são coisas que no dia a dia deixamos passar despercebidos e quando acordamos para ver o problema pode ser tarde demais e irreversível.
Pois bullying, depressão, relacionamento abusivo são assuntos que devem ser tratados com mais importância, pois não afeta somente uma pessoa, pois desestrutura uma família e também a sociedade.
Que fatalidade um relacionamento abusivo, bullying entre outros podem causar aos membros de uma família?
Nesse livro temos quatro gerações de uma mesma família, com visão diferente acerca dos mesmos acontecimentos.
Felipe um adolescente tímido, que não consegue se entender, passa por bullying na escola, sofre com agressões físicas e psicológicas do pai, todos esses acontecimentos geram uma grande depressão no garoto.
Isabela mãe de Felipe vive um relacionamento abusivo e que não consegue sair disso e que também não consegue evitar o sofrimento próprio e nem dos seus filhos.
Augusto avô de Felipe que perdeu a esposa quando Isabela nasceu e muito tempo depois casou-se com Nice e que tempos depois teve mais uma perda. Ficando imerso em seu sofrimento e quando deu por si sua filha já estava envolvida com Henrique, o marido abusivo de Isabela.
Augusto julgava sua mãe Catarina por falta de amor, mas só Catarina sabia o que viveu após a volta do marido da guerra, passou todos os tormentos sem conseguir desabafar com ninguém.
Quero convidar vocês a acompanharem a trajetória dessa família e refletir acerca de todos os assuntos atuais tratados no livro.Intenso, importante e muito necessário.

Fernanda1156 24/07/2021

Uma geração contaminando a outra
Felipe, seu irmão Daniel e sua mãe, sofrem com a violência doméstica, na qual atrapalha o seu desenvolvimento na escola e como se isso não bastasse Felipe ainda começa a sofrer bullying de seus colegas de escola por ter chegado com um olho roxo, local este que deveria ser o seu refúgio porque o matem longe das agressões é o local que acaba lhe proporcionando mais agressões. Com isso Felipe começa a ficar muito deprimido... A cada capítulo é um murro no estômago, são tantos assuntos que as pessoas fecham os olhos para eles... São aqueles assuntos que nunca acreditamos estar ocorrendo tão perto... Bullying, depressão, agressão doméstica com a esposa e os filhos...
Como podemos ver são 4 pessoas, 4 gerações de uma mesma família que sofrem por motivos diferentes cada um na sua época, mas como podemos ver também é sempre referente a uma agressão gratuita que se trata cada história, que não tem ninguém para intervir por eles e que por isso vai acabando com eles, vai tirando sua vontade de qualquer coisa, até chegar a tirar a sua vontade de viver, então eles acabam, como é falado em um capítulo, no final todos estarão mortos, mesmo que nem todos estejam prontos para serem enterrados.
Na história o que vemos é que em uma mesma família uma geração vai contaminando a próxima, que violência gera violência e que o mal quando é pago com o mal e é silenciado prejudica por muito tempo.

Sobre o autor
Rosane Angélica de Oliveira Cruz Oliveira Ribeiro, nasceu em 1974 na cidade de Ibitinga, interior de São Paulo, há dezenove anos reside Sergipe, Estado onde moram os familiares de meu esposo.
Advogada, especializada em direito administrativo, e mãe de 3 filhos, é uma leitora assídua desde criança. É apaixonada pelas obras de Hemingway e considera ?Por quem os sinos dobram?, uma das estórias mais emocionantes que já experimentou na leitura. É aficionada pelas descrições e imagens construídas através das palavras e tem ?Memórias Póstumas de Brás Cubas? como uma das obras mais geniais já escritas na literatura mundial. Adora boas estórias e não escolhe gênero. Começou a escrever por necessidade, a necessidade de escrever!

Pâm Possani 17/03/2021

Denso, intenso e um quebra-cabeça que nunca fez tanto sentido
Repleto de frases de impacto, o poema inicial do livro se encaixa em cada trechinho da história de maneiras diferentes e é importante entendê-lo para perceber o ponto alto das histórias que se encaixam muito bem... Mas a autora conseguiu fazer doer meu coração rsrsrsr

O livro é forte e pode dar gatilhos: e não se engane pelas "poucas páginas", ele traz lições grandes e que vão te dar aquele "chacoalhão" e tem diversos temas como: abuso, relacionamentos, diversos tipos de violência, família, natureza, criação, dentre outros. Temas que precisam ser falados e abordados sim.

Ensaio sobre a morte é um livro denso , um livro que reconstrói todo quebra-cabeça ao longo das quatro partes em que ele é dividido, provando que toda história tem dois lados e que nem sempre aquilo que achamos que estamos vendo é o que realmente acontece.

Andréia 20/01/2021

Envolvente. Instigante.
   Nessa história,  vamos conhecer um homem que vê a morte sempre o cercando, em vários momentos de sua vida.

Desde que se casou a primeira vez,  a morte o espreita. Sempre rondando pessoas próximas a ele. Será que ele consegue mudar isso?

Uma trama que mexe com nossos sentimentos de várias formas e maneiras diferentes. Nos fazendo pensar sobre a Morte, e quando ela nos cerca. Seja através de amigos ou familiares. Será que estamos preparados para enfrentá-la? Será que estamos prontos para aceitá-la?

Foi meu primeiro contato com a autora, ela tem outros livros. Quero ler os outros também. Nesse me prendi de uma forma, que a leitura fluiu muito rápida. Só digo uma coisa: leiam.

vitória helena 09/12/2020

necessário
"a morte dilacera, corrói, devasta, estraçalha, pairando sobre a vida como uma nuvem negra, sempre à espreita, escolhe sempre o momento mais oportuno para chegar, potencializando seu poder de destruição, entretanto, por mais que tente, não é páreo para o amor"

Lorena 23/11/2020

Doloroso e Necessário
O livro trata de assuntos que precisam ser problematizados como por exemplo: abuso sexual, violência doméstica e suicídio.
Assuntos dolorosos e cruéis, mas tratados de uma forma que provoca muita reflexão!
Muitas vezes julgamos o outro sem conhecer a sua história de vida e esse livro nos faz ver como estamos predeterminados a julgar.
A autora escreve de uma forma tão envolvente que mesmo sofrendo com as histórias, não conseguimos abandonar o livro.

Kaline 08/11/2020

Arrebatador!
A morte é o tema principal abordado aqui no livro e sob as perspectivas de quatro membros da mesma família. Felipe, Isabela, Catarina e Augusto, quatro gerações sofridas, que lidam com a morte de maneira diferente e chocante.

É uma leitura forte, intensa e arrebatadora. A escrita da autora é simplesmente incrível e visceral. Eu amei e super recomendo.