Deus e a Pandemia

Deus e a Pandemia N. T. Wright

Resenhas - Deus e a Pandemia

Daniel-Ef2:8 25/03/2021

Leitura cansativa
Um livro que apesar de ser pequeno foi difícil de concluir! Os capítulos e a forma de escrita do autor são muito difícil de compreender. Na minha opinião o autor em alguns momentos faz uma salada e definitivamente o livro não apresenta uma conclusão satisfatória!! Alguns pontos abordados são muito bons e servem de reflexão, porém o conteúdo final deixa a desejar!! Para um autor que "está na moda", acabei me decepcionando com o conteúdo, pois não vi uma resposta cristã sobre a pandemia, vi mais o autor tentar contornar o assunto.
MORENA TROPICANA 26/03/2021minha estante
Ótima resenha!

Gustavo 06/07/2020

Sóbrio e necessário
A julgar pela velocidade com que se surge a resposta de N.T. Wright à crise mundial em que nos encontramos, poderia se pensar que seu trabalho neste livro fôsse superficial e insuficiente. Ledo engano. Profundo e sensível, sóbrio e necessário é o texto deste teólogo e bispo anglicano. Seu êxito neste projeto deve-se certamente à sua longa e contínua reflexão sobre os textos bíblicos e sensibilidade social.

Desviando-se das respostas fáceis e lugares comuns, Wright nos conduz pelas Escrituras em meio à crise até o ponto onde encontramos o Deus solidário revelado nos Evangelhos. Uma resposta sincera e corajosa às questões importantes que a pandemia nos coloca.

Sem minimizar a crise, ou buscar solucionar todas as questões levantadas, evita as lições de moral dos profetas da pandemia. O livro clama por arrependimento, todavia, não pelos males que hoje nos abatem, mas pela novidade manifesta na vida, morte e Ressurreição de Cristo Jesus. É profético, sem os clichês contemporâneos.

Paulo 14/07/2020

Uma boa análise sobre a crise atual
Ler o livro Deus e a pandemia do N.T Wright foi muito esclarecedor e sensato. Em minha opinião o autor escreveu um conteúdo útil e relevante e faz uma crítica bastante construtiva a igreja de hoje. Segundo o autor temos que tomar cuidado para não interpretar os acontecimentos catastróficos como um sinal de Deus para seu povo e se utilizar desse acontecido para evangelizar e conjecturar qual é a vontade de Deus para aquele momento, dizer por exemplo que Deus permitiu isso para punir o pecado de alguém ou para conduzir as pessoas ao arrependimento é errado porque ninguém conhece a mente de Deus, logo não podemos afirmar a causa de algumas coisas acontecerem e outras não. A vontade do Altíssimo é misteriosa e tentar achar repostas fáceis para entender o motivo de ocorrer desastres e pandemias não é a melhor forma de encarar o problema. A questão não é para quer as coisas acontecem, mas o que podemos fazer a respeito. O autor se utiliza de vários versículos da bíblia para fundamentar seus argumentos e nos incentiva a buscarmos uma fé ativa e um coração pronto para se lamentar com os que choram e amparar os carentes. Posto que, o Deus que cremos é soberano e ao mesmo tempo se entristece junto com os que sofrem. Conjecturar qual é a vontade de Deus para o tempo atual com base em passagens do Antigo Testamento também é inapropriado, dado que, as catástrofes, provações e tribulações que caíram sobre o povo de Israel foi um juízo de Deus sobre aquele povo por eles terem desobedecido e quebrado a aliança que fizeram com o Senhor registrada no livro de Deuteronômio.
Wright também afirma que o ultimo sinal que Deus enviou para os homens foi o do Seu filho Jesus, e fundamenta seu argumento com base bíblica na parábola do maus lavradores (LC 20: 1-19; MC 1-12 e MT 21: 36-46) e nos versículos 1 e 2 do primeiro capítulo da carta aos Hebreus. Então tendo isso em mente temos que evangelizar com base nos ensinamento e na pessoa de Jesus Cristo. E com isso sermos um agente de Deus num mundo caído e corrompido pelo pecado levando as boas novas do Senhor e combatendo o mal com as característica do seu Povo, que encontramos no sermão do monte nos capítulo 5 ao 7 do evangelho de Mateus, e não delegar somente ao estado a responsabilidade de cuidar dos mais vulneráveis e fazer o bem.
Embora eu discorde de alguns pontos do autor, eu fui muito enriquecido pelo conteúdo do livro e recomendo a sua leitura. O ebook é relativamente curto, contém um preço acessível e uma mensagem relevante e útil para igreja de hoje. Este foi o primeiro livro que li do N.T Wright, achei interessante sua argumentação e seu estilo de escrita, e se Deus permitir pretendo ler outros livros desse autor.
Cardoso 14/07/2020minha estante
Deus soberano e que participa do sofrimento humano. Cristo como guia de como devemos agir para com os que sofrem. Muito bom!

Mary Irlandy 19/03/2021

Necessário
Não lista entre o melhor do aclamado N. T. Wright, mas recomendo por ser uma leitura de esperança em face dessa pandemia que acabamos de completar um ano, sendo que o autor escreveu esse livro no início da Pandemia em 2020. Uma leitura agradável, fácil e de exposição bíblica que nos faz atentar para o real papel da Igrejas de Cristo nesses dias de luto, tristeza e desesperança.

Rodrigo719 27/07/2023

A pergunta certa que devemos fazer diante da dor
A vertente deste livro, sobre os questionamentos que fazemos diante do sofrimento e dos acontecimentos da vida, relembra a verdadeira doutrina básica que nós deixamos de lado, pelo medo, misticismo e a covardia: o Cristo crucificado.

A leitura em progressão, começa com as dúvidas sobre nossa reação na pandemia, as coisas que nos fazem repensar a vida, um ponto de partida durante a crise; associa o antigo testamento, como a vida de Jó, as tribulações que chegavam ao povo de Israel e compara com a pandemia, até chega na pessoa de Jesus, e nossa atuação com ele na obra, pois é por meio da igreja que Deus também age, o autor retoma a prática do amor e do cuidado ao necessitado.

Aborda , o "Porquê? " ou "O quê?" das coisa que nos acometem, e redireciona para as verdadeiras perguntas: Como devemos reagir a isso? O que fazer agora?. Ele nos leva a olhar para Cristo e refletir sobre aqueles argumentos toscos que geram medo sobre o motivo da catástrofe ser os pecados do povo, e que devemos nos arrepender, refletindo um Deus que salva pelo horror e não pela graça. As pessoas associam tais fatos a um julgamento prévio ou sinal do juízo final, porém o escritor nos faz lembrar de que o maior sinal de arrependimento e salvação foi com a morte e ressurreição de Cristo Jesus. Portanto, nada se compara a este grande feito nem terremotos, nem guerra e nem fome.

Além disso, retrata a humanidade de Jesus diante da morte do seu amigo Lázaro, e as suas lágrimas e depois sua atitude em ressucitá-lo, indicam também nossa relação com a dor, e como as lágrimas devem ser derramadas frente ao o horror da morte de uma pessoa amada.

Débora 02/07/2020

Jesus é o grande sinal do Reino de Deus!
Exortação poderosa! Mensagem de encorajamento e de direção à cruz. Como imitadores de Cristo, o que nos cabe fazer, nesse momento de crise? Reflexões embasadas na Palavra de Deus para nortear-nos em meio a ideias seculares que distorcem a verdade bíblica. Jesus é o grande sinal, Sua morte e ressurreição foi a realização do grande plano de salvação de Deus. Não devemos nos amedrontar, ou nos acovardar, esperando para fazermos nossos propósitos. Não nos cabe julgar e espalhar sentenças de condenação. O Espírito Santo age através de nós e nos capacita a atuar amenizando dores. Tenhamos mais compromisso com a obra do Senhor e empatia com todos os necessitados desse momento. Tome a sua cruz.

Guilherme.Saraiva 30/07/2020

Ótimo
Um ótimo livro para o momento que enfrentamos em todo o mundo.

Vinícius 07/08/2023

P@ndemia e fé
O estudioso do novo testamento, N.T.Wright poderia ter escrito mais um livro para angariar venda fácil com a temática da pandemia e religião, mas esse pequeno livro de bolso trás uma mensagem profunda das escrituras e como ela pode ajudar todos os cristãos nesse momento de perdas e sofrimentos causados pela mais recente pandemia que vivemos em 2020. Mesmo tendo sido escrito nos primeiros meses do caos, manteve coerência nos objetivos do texto.

Célia 20/04/2021

DEUS E A PANDEMIA
Ajuda a refletir sobre a pandemia com um olhar respaldado em contextos bíblicos, ajuda-nos a contrapor de forma cristã e mais clara às justificativas espirituais amedrontadoras, sem contar as que põem culpa em outros. Este livro, espelhado em Jesus, nos apóstolos da igreja primitiva e em algumas passagens do antigo testamento, trouxe-me bastante satisfação, é como se fosse um desvelamento de algo que está escondido.
Uma leitura esclarecedora que gerou-me prazer e vontade de descobrir e aprender mais sobre o assunto. Senti que o véu se rasgou no meu meu intelecto, tirou-me das dúvidas para algo conhecedor, o que me convence e me deixa com vontade de ler mais vezes este precioso livro. Parabéns para o autor que vem contribuindo aos que querem uma resposta cristã para o cenário pandêmico no sistema planetário.

Beto 04/06/2021

Breve e interessante análise
É bem provável que o tema envolvendo "Deus e a pandemia" seja muito maior do que o livro se propõe a explicar - honestamente, um exercício de imaginação profundo seria uma meta quase megalomaníaca. Ainda assim, isso não quer dizer que o livro seja raso ou fraco; muito pelo contrário, N. T. Wright faz uma breve e interessante análise sobre um questionamento extremamente recorrente que tomou nossas vidas desde o início de 2020: por que Deus permite que uma peste dessa atinja nossas vidas?

Não me atentarei à detalhes da explicação do autor, pois, como o livro é curto, acabaria estragando a leitura de vocês. O que gostaria de deixar marcado aqui é que o argumento de Wright é simples e extremamente eficaz no que se propõe: a resposta não virá de forma direta, como muitas vezes - de forma errada - queremos, mas estará estampada para que possamos absorver, se assim o quisermos.

O mais interessante é que o livro me abriu as portas para as outras obras de Wright. Sua escrita é clara e seu conhecimento sobre a Bíblia é notório. Mesmo como católico, tenho certeza que absorverei muito de suas obras. Que Deus abençoe a todos; este momento difícil está chegando ao fim.

Ruan Souza 19/08/2020

Muita profundidade, compreensão bíblica, e de toda essa situação que gera tantos questionamentos.

Marcelo Moura 20/11/2020

Equilibrado e desafiador
Longe de querer ver a pandemia como uma punição de Deus, o autor chama a atenção da igreja para a sua missão de fazer diferença nesse tempo. Achei o livro bíblico, equilibrado e desafiador.

Julya 15/07/2020

Não resiste resposta simples para problemas complexos
Fico impressionada como a escrita do N. T. Wright é fácil e fluída.
Em 90 páginas Wright combate as respostas simplórias apresentadas em um contexto tão difícil e complexo como esse tempo de pandemia vivenciado pela COVID-19. Ele convida a nós como Igreja a resgatarmos a ideia do lamento e "chorar com os que choram", também aborda a soberania de Deus rejeitando a imagem de um Deus impessoal e condena a tentativa de esconder a nossa inércia atrás do discurso de que Deus está no controle de tudo.
Um livro que nos instiga a descobrir o "o que faremos agora" e parar de se preocupar tanto com o "por que isso aconteceu".