SonetILUSTRA

SonetILUSTRA Eduardo Maciel

Resenhas - SonetILUSTRA

@zurcenila 07/12/2020

Resenha (Livro) - SonetIlustra - Eduardo Maciel
?Retomando o projeto Novos Autores, trago hoje a resenha sobre esse livro que faz parte de um projeto que vem para transformar nossa experiência literária e artística desenvolvendo ainda mais nossa percepção.
?A ideia é resgatar os sonetos que se tornaram tão famosos em nossa literatura através de escritores como Shakespeare e Camões. Este livro contém 50 sonetos acompanhados de ilustrações de Robson Sark que os representam.
?De forma leve, que nos faz refletir, são abordados temas do dia-a-dia e sentimentos, relacionamentos, condições ... que vão nos confrontando e alimentando de questões reais, importantes e transformadoras.
?A inicial estranheza por uma contagem que começa em 101 explica-se por este ser o terceiro livro de uma série e os demais também conter 50 sonetos cada.
?Como todas as expressões artísticas, esta aqui também aborda o ser humano e seus conflitos e faz com que estejamos refletidos nas páginas de alguma forma, me reconheci em muitos sonetos, mas mesmos sendo plurais, diferentes, tenho certeza que todos se sentiram retratados nestes versos de alguma forma, assim como eu.
?Resgatar um gênero clássico com uma roupagem artística tão atual não deve ser tarefa fácil, mas Eduardo conseguiu trazê-la de volta em um estilo único e inovador, convidando-nos a mergulhar neste livro que não oferece uma simples leitura, mas uma experiência.
?Agradeço ao Eduardo por me apresentar seu livro e me ?sacudir? com suas palavras, me encantar com a arte e me convocar para este desafio que é o resgate desta forma ímpar de expressar-se em poesia.
?Entre os meus preferidos destaco ?Para Lúcia Ornelas? e ?Sobre Sentidos?. Se você já leu, conta pra mim qual mais gostou. Se ainda não leu, dê esse presente a si próprio(a) e conheça essa obra aqui.

Matthew Bates 12/11/2020

BELÍSSIMOS SONETOS
No livros nós temos vários sonetos, lindíssimo por sinal, que sucedem explicações rápidas sobre eles.

O livro tem 200 páginas mas eu li ele em uns 50 minutos. A leitura corre bastante, e o livro tem várias ilustrações, o que ajuda bastante na leitura.

Pra quem curte sonetos, ou, assim como eu, quer conhecer esse universo novo, recomendo muito esse livro!

Moreira 08/11/2020

Impossível ler sem declarar em voz alta
Você já ouviu falar em Soneto?
Soneto é uma forma de poema que contém estruturas específicas, como regras para rimas, quantidade de versos e sílabas.

Eduardo Maciel, autor brasileiro, busca resgatar os Sonetos na literatura contemporânea, e com esse objetivo lançou neste ano o ?SonetIlustra?, que é o terceiro da série de sete livros que serão lançados por ele, mas com uma peculiaridade: cada um terá um tema diferente onde os sonetos interagirão com outras expressões de arte. No primeiro deles, ?Sonetato?, Eduardo elaborou uma conexão entre os Sonetos e a literatura - ao ato de escrever. No segundo, ?Sonetimagem?, o autor trouxe o relacionamento dos poemas com as fotografias.

No terceiro livro da série, Eduardo nos convida a participarmos da conversa entre os sonetos e a arte do desenho. Com ilustrações de Robson Sark, ?Sonetilustra? nos leva a uma verdadeira viagem literária, na qual o passaporte encontra-se com o leitor: O exercício reflexivo. Engana-se quem pensa que a forma aparentemente leve e simples da escrita se reflita na compreensão, pois como toda forma de arte, esta nos exige certa sensibilidade.

Sonetilustra nos promete poemas e ilustrações, mas entrega muito mais. Somos presenteados com a filosofia que abrange do romance à amizade; da depressão que trás a inspiração ao saudosismo da lembrança de uma casinha à beira da estrada; dos devaneios secretos do autor à perturbação mental que se transforma em arte quando exposta. Eduardo não teme expor seus pensamentos e sua maneira de observar a vida, e como um insólito romântico, até mesmo homenageia alguns amigos.

Vale a pena conferir e, quando ver, se pegar declarando em voz alta toda a beleza desse conjunto poético.

Leia mais resenhas no Instagram @resenhafajuta

um livro nos contou 31/10/2020

Resenha por Instagram Literário @umlivronoscontou
Soneto é uma pequena composição poética composta de 14 versos, com número variável de sílabas, sendo o mais frequente o decassílabo, e cujo último verso (dito chave de ouro) concentra em si a ideia principal do poema ou deve encerrá-lo de maneira a encantar ou surpreender o leitor. Bem, isso é o que está no Dicionário de Oxford. Não se assuste e nem pare de ler, se apegue a última sentença "deve encerrá-lo de maneira a encantar ou surpreender o leitor."

Psiu, você aí que tá lendo mesmo essa resenha, se for igual a mim, deve estar pensando: "Capaz que vou ler soneto, não gosto, nem Shakespeare eu consegui ler! Tenho hoorroooor!" Aham, então senta aí, que lá vem a resenha.

Como a famosa fala de Hamlet: "Ser ou não ser, eis a questão". Então decidi "ser", ser minha própria desafiadora e enveredar por uma literatura que sempre tive muitas restrições.

Soneto é chato? Olha, eu pensava que sim, mas no fundo era receio de não entender o que estava lendo. Pois parece que poesia em si foi feita para testar sua inteligência, seu poder de discernimento, de interpretação textual. Eu só tentei ler sonetos na época do cursinho pré-vestibular e lembro que como tinha que ter atenção a métrica acabei não gostando! Porém, dessa vez a coisa foi bem diferente. Iniciei a leitura dos Sonetos do Eduardo um pouco ressabiada, confesso, porém a medida que percebi que conseguia entender, saí pela casa declamando as passagens (sim, realmente fiz isso!), como se estivesse em um teatro ou sarau. Com isso percebi o poder que as palavras tem quando proferidas. Declamar é, realmente, um ato poderoso.

Não é um livro para ser lido em meia hora, nada o impede de fazê-lo. Mas a essência desses Sonetos está na degustação lenta e calma. Para que você sinta todos os sabores que textos poéticos podem exalar. É como uma boa taça de vinho ou uma panela de brigadeiro. Que você senta e usufrui do prazer de estar ali degustando, seja algo refinado ou simples.

O autor abordou vários temas, passando pelos problemas ambientais, processo produtivo, até a vida pessoal. E com isso é como se estivéssemos na sala da casa dele colocando o papo em dia. E confesso que ainda penso em alguns nomes por ele mencionados: quem são? Qual a história por trás daquele soneto?
🌈
Há toques de humor, ironia, sarcasmo, paixão, alegria...Uma montanha russa em forma de palavras. As ilustrações de @original_sak são sensacionais e aguçam a curiosidade para a leitura do soneto. Depois de ler voltava na imagem para verificar os detalhes que passaram despercebido.
🌈
Alguns Sonetos precisei reler e mesmo assim não consegui abstrair todo o significado que o autor queria dar, mas tudo bem, não preciso me cobrar tanto. Pois o livro estará lá, para que em outro momento eu releia e lá terei o entendimento. E não pense que foi porque o autor usou uma linguagem rebuscada, de difícil entendimento. Ele soube simplificar a linguagem, soube deixar o leitor à vontade. Digo que não assimilei totalmente, pois acredito muito que a assimilação depende do seu estado de espírito. Esse tipo de escrita é uma constante evolução para o leitor. É um livro para ser de cabeceira ou deixar na estante da sala para ser incansavelmente folheado.
🌈
Eduardo Maciel tem um projeto para lançar sete livros de soneto, as cores da capa são de acordo com as cores do arco-íris. Todos com uma temática específica. Já foram lançados três deles: SonetAto, SonetImagem e SonetIlustra.
🌈
Confere no perfil do autor e no nosso link na bio os livros já disponíveis.

site: Instagram - @umlivronoscontou

Thalita @desabafoliterarioo 07/10/2020

SonetILUSTRA é um livro de sonetos e ilustrações que transmite uma mensagem a cada virada de página, que nos faz refletir sobre os assuntos atuais e como nossas escolhas reflete no mundo. Ele fala sobre amizade, respeito, sonhos, medos e muito mais. SonetILUSTRA é o 3° livro da série, que é composta por 7° livros. O objetivo do projeto é o resgate dos sonetos. Foi uma ideia incrível que Eduardo Maciel teve em juntar sonetos e ilustrações. Os sonetos são pequenos, mas profundos. A leitura é rápida, sem desculpas para não ler.⁣

Tive uma ótima experiência com o livro. Foi um outro livro que me fez sair da minha zona de conforto. Recomendo muito a leitura. O soneto que gostei muito foi Cesariana, na segunda foto você pode encontrar ler o soneto.

Alexa.Araujo 04/10/2020

Me surpreendeu
Oi gente, tudo bem? Hoje venho trazer uma resenha de um livro que quem me conhece sabe que é um gênero que não costumo ler tanto assim. ?
Mas o que posso dizer é que esse livro me surpreendeu, além de lindas ilustrações antes dos sonetos, a escrita em sim é de uma simplicidade que deixa tudo mais lindo e tocante. ?
Há vários estilos e creio que algum deles vai te agradar. É muito bom quando a gente ler algo que consegue te surpreender e por ser de um tema que eu não sou acostumada a ler, não coloquei tanta expectativa assim, MAS GALERA, QUE ÍCONE. Eu gostei mais do que imaginava. ?
Se tu quer um livro que fala sobre nosso cotidiano, sentimentos, nosso planeta (creio que esse seja um dos meus favoritos) esse livro é pra você. Ele vai te surpreender da mesma forma que me surpreendeu. ?
Sem contar que é uma leitura super rápida e ideal pra intercalar com aqueles livros mais densos sabe? Foi uma leitura incrível pra mim. ?
Então se tu ama sonetos ou nunca leu nada assim, eu super recomendo. Dê uma chance que você não irá se arrepender, além do que, é nacional, ou seja, um ícone ? ?
? Alguns quotes dos meus sonetos favoritos: ?
? " E a maior frustração do homem?
É não controlar seus pesadelos??
? "Deixe dentro a saliva da maldade
Viver com pouco põe o todo a fluir
Já que fluida é a tal felicidade??
?Esse soneto se chama ?
"A r m a g e d o m" é meu preferido. E o motivo vocês vão compreender??
??Vivemos em uma cidade fantasma
Que persiste ao aquecimento global
Aqueles que sobreviveram têm asma
E convivem com esse calor infernal?
A destruição de culturas me pasma
Assim como toda extinção glacial
Parece que hoje só resta o plasma
Daquilo que um dia foi tão natural?
E me soa terrível a situação
De ver o planeta todo destruído
Por não termos antes prestado atenção??

Yasmim Braga 02/10/2020

indico muito
Nesta obra encontramos cinquenta sonetos e ilustrações prévias que são relacionadas a eles. Eu curti um pouco de todos, porém os favoritos foram: sobre sentidos, artistas, para minha mãe, para daya, espada e escudo, cesariana, erotick e lar.

❝Empatia é o começo
para a evolução
E se a ela se somar a ação❞⁣⁣

💬 Muito bem escritos e elaborados, é possível ter diferentes interpretações para cada soneto. As ilustrações que vem antes deles às vezes me confundiam e as vezes faziam total sentido. E meus parabéns ao ilustrador, Robson Sark.

❝Discursamos muito sobre depressão
(..) é como ser livre vivendo em uma prisão❞⁣⁣

💬 O autor utilizou diversos tipos diferentes de construção de um soneto. Fiquei bem impressionada com o estudo e a pesquisa que ele deve ter feito para escrever, pois fica claro a descrição da formação de cada um e sua referência. E na minha cabeça, até então, existia apenas uma forma de criar sonetos. Aprendi muito com isso.

❝ A maior frustração do homem
É não controlar seus pesadelos❞

💬 Finalizando, agradeço ao Eduardo, por ter escrito um livro excelente, coerente e que nos faz refletir sobre tantos assuntos ao mesmo tempo: luto, amor, amizade, sexo, lar, corrupção, pobreza, caráter, maternidade, arte, escrita, entre outros. Tirei várias boas lições. Super indico a todos que curtem sonetos ou que querem ter uma experiência rápida de leitura, porém significativa.

❝Escrevo sem benevolência
(...) Verso é arte e ciência.❞

site: https://www.instagram.com/blogliterarte/

Mundo da Vavah 17/08/2020

Quando o autor me apresentou esse projeto de escrita eu fiquei encantada. Sonetos hoje não são tão valorizados ou caíram em esquecimento se assim preferirem, e a idéia do autor é uma forma diferente e divertida de apresentar esse tipo de leitura a novas pessoas.
Neste livro vamos encontrar sonetos e ilustrações que conversam entre si, sendo cada momento com uma mensagem em especial que se você analisar com o coração e a mente unidos, pode realmente entender o que o autor lhe traz.
Questões como amor, amizade, natureza, respeito, sonhos, realidade, medo, dúvidas, entre tantas outras são abordadas. De forma simples e ao mesmo tempo encantadora.
Dentre tantos sonetos e ilustrações belíssimos, um dos que mais me tocou o coração foi Johei, pois me remeteu aos ensinamentos de Meishu-Sama, que conheci ainda criança e mesmo após tantos anos são atuais, importantes e marcados em meus pensamentos.
Posso garantir a quem ler que irá encontrar o soneto que encaixa em sua vida e se encantar com as ilustrações. Se permita.

Kaline 23/07/2020

Leitura agradável e prazerosa.
Sonetos e ilustrações que dialogam entre si, passando uma mensagem mais realista da mensagem do autor. Chama a atenção do leitor o sentimento e doação que o autor colocou em sua obra. Os sonetos variam entre si e abordam situações atuais, como aquecimento global, amizade, amor entre mãe e filho e até mesmo o processo de escrever um livro que na visão do autor, pode ser visto como uma gestação, em que sonhos, ansiedade, amor, medo, dúvidas se encontram num mix de emoções. Levando o leitor a sentir e internalizar o que leu se identificando várias vezes ao longo da leitura.

stezz 20/07/2020

Primeira vez
Essa foi a primeira vez que realmente tive contato com o gênero, já que não era algo dentro da minha zona, mas, agora, não tenho palavras para descrever o quanto eu amei a leitura do livro.

As ilustrações são muito lindas e os seus elementos casam direitinho com os sonetos que elas precedem. Amei o traço escolhido para os desenhos, que deixaram a leitura bem gostosinha.

As especificações sobre o tipo de soneto utilizado deram um toque especial à obra. Atualmente, estou estudando sobre e foi ótimo identificar cada parte da estrutura descrita no próprio soneto!

Agora vamos falar dos sonetos em si! Devo dizer que me apaixonei por todos! Embora eu não seja a pessoa mais poética que existe, me peguei sorrindo durante a maior parte do livro. A visão que o autor tem do mundo é encantadora, lindamente autêntica e pura poesia. Admiro muito quem trabalha nessa área e esse livro reforçou ainda mais o sentimento.

Adorei a forma como a obra fala também de assuntos atuais e mega importantes de uma forma sincera, leve, perfeitamente poética e fácil de interpretar. Fiquei embasbacada.

Bem, nem preciso dizer que eu amei, não é? Haha! É uma leitura bem rápida e gostosinha. A fluidez dos versos do autor é perfeita! Foi algo que me surpreendeu muito e adorei me aventurar nessa área da literatura.

Erica Rodrigues 11/07/2020

Um livro que te encanta
Hoje eu vim trazer um resenha de um livro lindo.

O livro em questão é o SonetIlustra composto por vários sonetos e com diversas ilustrações. Cada ilustração se conecta com o soneto proposto o que te faz pensar um pouco mais. Até porque quando a gente vê uma imagem a gente entende uma coisa e quando vai ler o soneto pensa em outra.

Os sonetos aborda vários temas um mais profundo do que o outro. E em cada começo de soneto, o autor explica que tipo de soneto se referee como é sua estrutura . O autor também usa palavras simples e direta, o que faz a gente ter um choque de realidade.

Enfim o livro é lindo as ilustrações são feita pelo artistas Robson o que deixou o livro
belíssimo. Para quem gosta de sonetos, poesias esse livro vai te conquistar.

site: https://www.instagram.com/p/CCbqNarDy79/

Mary 08/07/2020

@jornadadeumaleitora
Fiquei impressionada quando o autor me apresentou este projeto. Desde o ensino médio (e isso tem muito tempo) que não leio sonetos e, por isso, logo me interessei pela obra. O Eduardo quer resgatar o soneto na literatura contemporânea.

E o que é um soneto? É um tipo de poema, porém tem todo um conjunto de regras a ser seguido. Existem 19 tipos de sonetos e o autor criou mais um, então ao todo temos 20 tipos e alguns são nos apresentados neste livro.

O primeiro lançamento foi o SonetTato, seguido do SonetImagem e o SonetIlustra é o terceiro livro deste projeto. Nesta obra os sonetos conversam com as ilustrações, que foram feitas pelo Robson Sark, e nisso temos uma mistura linda de arte visual e arte escrita. São 50 sonetos e 50 ilustrações que me fizeram apreciar profundamente cada página.

E agora, vou aguardar ansiosamente pelos próximos títulos, pois adorei matar a saudade desse tipo de escrita, e torço para que este projeto cresça cada vez mais.

Para finalizar, quero deixar um trecho de um sonetilho maior que amei:
"Quando resolvi agir
Eu me pus a escrever
E pra poder resumir
Descobri o meu poder"

site: https://www.instagram.com/p/CCYi-j6Dj88/

Juliana Mendo 01/07/2020

Um livro de sonetos diferente
Esse livro vem acompanhando de ilustrações antes do soneto.
E que sonetos gente!! Todos com temas atuais de fácil compreensão.
Um dos que eu mais gostei foi o Sanguessuga!