Stupid White Men

Stupid White Men Michael Moore

Resenhas - Stupid white men

Israel181 14/01/2024

Apesar da mídia Americana Tratar o autor como um conspiracionista/sensacionalista, seu livro não deixa margem para erros, as referências são claras e de fácil consulta.

Sidneia.Ruthes 31/12/2023

Sujeira na política
Um livro diferente do que estou habituada a ler. Mas as informações me deixaram bastante chocadas embora sejam de alguns anos atrás, e como tem referências de fontes devem ser verídicas. Fala sobre as eleições terem sido fraudadas e sobre outros problemas que os estados unidos enfrentam. Valeu a leitura embora tenha demorado para terminar.

Antonio Maluco 15/12/2022

Estados Unidos
O livro conta histórias de vários personagens que são da primeira gestão do presidente americano Bush e seus fatos reais sobre o país americano

Cal 24/09/2021

Stupid White man
Outro bom livro desse autor, como sempre abrindo a mente para corrupção insana de seu país e sendo muito simpático com seus leitores brasileiros

Fabio Shiva 15/09/2019

epidemia planetária de estupidez
Foi uma surpresa irresistível encontrar um exemplar desse livro, no original em inglês ainda por cima, na Mansão dos Livros de Itapuã. Levei e comecei a ler no mesmo dia.

Desde que assisti ao impactante documentário “Tiros em Columbine”, sou fã da inteligência ágil, do humor ferino, da impressionante capacidade de pesquisa e da imensa cara-de-pau de Roger Moore. Aliás, se você defende a posse de armas pela população, desafio você a assistir esse filme e continuar com a mesma opinião. Está disponível no YouTube: https://youtu.be/X5QwnQUqZeA

Sobre o livro: dei risada em alguns trechos, fiquei chocado em outros, senti muita raiva e até fiquei deprimido durante essa leitura. Publicado em 2001, o foco do texto é sobre os Estados Unidos durante os primeiros meses do governo de George W. Bush, ou seja, antes do “atentado” de 11 de setembro. Apesar desse recorte bem limitado, e da prosa hilariante de Moore, o livro oferece um nauseante passeio pela podridão generalizada de nossa Civilização Ocidental. O “vírus da estupidez branca”, tão vividamente descrito pelo autor, não atinge exclusivamente caucasianos do sexo masculino. É uma epidemia planetária que, lamento dizer, tem atingido de modo muito severo o nosso Brasil tão gloriosamente mestiço.

Terminei a leitura ainda mais convencido de como são ultrapassadas e inúteis as discussões sobre “esquerda” e “direita”. Tanto o capitalismo quanto o comunismo são ideias do milênio passado, que na prática se tornaram apenas variações da mesma e velha dominação e exploração do homem pelo homem e de desprezo por nosso planeta. Essas ideias caquéticas precisam ser urgentemente descartadas e substituídas por novas propostas. Tenho plena convicção de que podemos fazer melhor do que fizemos até aqui. Ainda há tempo. Mas precisamos nos apressar.

site: https://www.facebook.com/sincronicidio

MF (Blog Terminei de Ler) 18/04/2017

Uma crítica ao jeito americano de ser e encarar o mundo
Livro do cineasta, documentarista e escritor americano Michael Moore. Li a 9ª edição do livro, lançada em 2003 pela editora Francis.

Na obra, Moore faz uma crítica "agressiva" e bem-humorada da sociedade dos Estados Unidos. Tendo como princípio o possível esquema de fraudes que levaram George W. Bush à presidências do país, Moore ataca o cretino Bush de forma cruel e, ao meu ver, definitiva. Isso serve de "gancho" para uma série de outros assuntos tratados nos capítulos seguintes. A questão do racismo, da política externa, da educação ruim, das injustiças contra a comunidade mais pobre do país, dos problemas ambientais, etc., são tratados em capítulos específicos, cheios de ironia. Moore atira para todos os lados: para ele, Bill Clinton e Al Gore tinham muitas semelhanças com George W. Bush. Aliás, para o autor, não há muita diferença entre republicanos e democratas. Ambos trabalham para a parcela pequena e mais rica da população, que é quem banca a vida política do país. Destaque positivo para a seção de notas e referências que suportam todas as denúncias do autor. Recomendado!

site: https://mftermineideler.wordpress.com/2012/07/15/stupid-white-men-uma-nacao-de-idiotas-michael-moore/

Ulysses.Rubin 25/03/2014

Divertidíssimo
Independente de compartilhar ou não das posições de Moore, não dá pra negar seu talento para a sátira. O livro tem momentos memoráveis de ironia. A carta a Bush e a carta a Deus me fizeram chorar de rir.
É claro que há muito de propaganda ideológica e autopromoção - o rosto do cara está na capa do livro! - mas em se tratando de Michael Moore, sabemos que teor esperar.
Há, no entanto, muito de intrigante e mesmo reflexivo em Stupid White Men. Não diria que Moore é um "polemista", ele se vale do humor para dizer o que julga importante e atinge plenamente o objetivo.
Hilário e necessário, independente do quanto você concorda ou acredita.

cauê 12/02/2013

ótimo, estripa a america. vou reler com certeza

Georgia 06/01/2013

O livro e auto-suficiente e dispensa comentários, caso você ainda não o tenha lido, e esteja vendo essa resenha, acho difícil, mais enfim, recomendo que saia imediatamente daqui e abra o seu STUPID WHITE MEN, TALVEZ ASSIM ACABAMOS COM A IGNORÂNCIA DE TODOS AQUELES QUE AINDA ACREDITAM EM UMA POLÍTICA LIMPA E JUSTA, e não se enganem com o título, nada impede de existir STUPID BLACK MEN. E ao final, não se deixe influenciar.

OBS: se há white, também a black :)

Paola 02/06/2011

Resenha aqui:

guibre 02/11/2010

Trata-se de um texto que me pareceu bastante divertido e consistente, mesmo com a presença constante do maniqueísmo reducionista também verificável nos filmes de Moore; estes, aliás, aparentam ser mais significativos do que este livro. No entanto, os textos são realmente fundamentados e as críticas, pertinentes, mesmo que o tom jocoso por vezes aparente ser ofensivo de forma gratuita; ademais, a irreverência me parece ser uma necessidade e, nisso, o autor é realmente competente.
Nota-se a grande amplitude de temas abordados na obra, mesmo que as análises e críticas limitem-se a conduta dos governantes e da elite norte-americana. Mas isso não torna o livro necessariamente superficial, especialmente pela pretensão do autor ao escrevê-lo. Por fim, mencionem-se as reiteradas manifestações otimistas de Moore, ao incitar a participação popular como um instrumento de reversão das iniqüidades preponderantes na política norte-americana, revelando não apenas a produção de uma crítica destrutiva.

Tito 29/06/2010

Uma crítica oportunista, panfletária, divertida e, muitas vezes, tola do establishment americano (e não apenas à recém-falecida era Bush), na qual meias-mentiras são substituídas por meias-verdades.

Jumpin J. Flash 24/08/2009

Tem coisa melhor
Eu gosto de qualquer livro que aponte e critique a estupidez humana, mas na minha estante tem outro que faz isso de maneira mais fundamentada: COMO A PICARETAGEM CONQUISTOU O MUNDO, de Francis Wheen.