Brokeback Mountain

Brokeback Mountain Annie Proulx

Resenhas - Brokeback Mountain

Markarroni 23/11/2021

É sobre qualidade, não quantidade
Diferente do que muita gente pensa, Brokeback Mountain não é (só) sobre dois homens que exploram a sexualidade. A autora retrata dois personagens complexos, com medo, ansiando o desejo de aceitação social, indo em busca de sonhos que não vão ser realizados, e vislumbrando vidas que poderiam ter tido se as coisas tivessem corrido de forma diferente para eles.

Ennis e Jack nos lembra constantemente de amar de forma sincera, profunda, e verdadeira. Fazer valer a vida ao lado de quem você escolheu viver.

Como muitos já falaram, essa história é sim super convincente, super dolorosa e super bela. Uma verdadeira obra-prima da mais alta qualidade, que apesar de curta, é de partir o coração. E sendo bem honesto, qualquer autor que me leva às lágrimas em menos de 100 páginas é um artista supremo.

Deivid53 02/03/2024

Todo leitor deveria experimentá-lo em algum momento.
Brokeback Mountain é uma curta história romântica homossexual escrita por Annie Proulx e o livro foi publicado pela Scribner Book Company. A história foi publicada originalmente pela The New Yorker, que ganhou o National Magazine Award for Fiction pela publicação de ?Brokeback Mountain?, e a história foi incluída no Prize Stories 1998: The O. Henry Awards. O autor é jornalista e autor americano. Seu segundo romance, The Shipping News (1993), ganhou o Prêmio Pulitzer de Ficção e o National Book Award de ficção em 1994. Seu conto ?Brokeback Mountain? foi adaptado como um grande filme vencedor do Oscar, BAFTA e Globo de Ouro lançado em 2005. Brokeback Mountain recebeu grande aclamação da crítica e foi indicado aos oito principais Oscars, ganhando três deles.

A história se passa em uma época conservadora em que Ennis del Mar e Jack Twist se encontram em um trabalho em que deveriam cuidar do gado em Brokeback Mountain. À medida que passavam cada vez mais tempo juntos, eles se tornaram íntimos e, embora garantissem um ao outro que não eram ?homossexuais?, ambos sabiam que esse relacionamento não era apenas uma fase que passaria. Mas como o trabalho deles não era permanente, os dois decidiram se separar. Mas será o fim ou a história de amor deles continuará florescendo? conheça o livro.

É meu primeiro livro de Annie Proulx e seu estilo de escrita realmente me intrigou. A simplicidade de descrever emoções é comovente e mantém você envolvido com os personagens. O final me surpreendeu. A linguagem era um pouco complicada, o título se encaixa perfeitamente, a leitura.

Deixo um adendo também em relação ao filme que fez uma adaptação se sensacional adicionando outros elementos mas se manteve fiel ao livro o melhorando na minha opinião!!!

Solitto 21/09/2022

Nada sobre nada
Antes precisamos aplaudir Ang Lee por sua adaptação. Na verdade não consigo entender como o diretor conseguiu conferir beleza a uma obra que na sua versão literária só é cheia de lacunas. Annie Proulx não consegue desenvolver nada. A construção das personagens é ridícula, o enredo parece ir do nada para lugar nenhum e tudo fica parecendo apenas um amontoado de acontecimentos que a contista jogou sobre as curtas páginas aleatoriamente enquanto pensava como poderia emocionar seus leitores, sem sucesso. Vale mais a pena se aventurar no Contos eróticos do que passar os olhos por essa tentativa de algo.
Fabiana Pessoa 21/09/2022minha estante
E tão raro o filme superar o livro, pra mim aconteceu a mesma coisa com Estrelas Além do tempo.

Solitto 21/09/2022minha estante
Sim, na verdade Ang Lee salvou essa bomba né ? Outro que o filme também supera é Me chame pelo seu nome. Rs

Fabiana Pessoa 21/09/2022minha estante
Salvou sim, o filme é lindo e dolorido. Diário de Uma Paixão também prefiro o filme, achei o livro bem sem sal, é quase uma blasfêmia dizer isso sobre livros mas...

Paola 19/12/2021

Um dos contos mais sensíveis
Para quem procura um livro longo, esse não é o caso. O livro, na verdade, é um conto prolongado.

Porém, isso não causa nenhum mal a história. Ela possue o tamanho perfeito, sem tirar nem por.

A grande sensibilidade o livro com certeza não se compara ao tamanho, a obra expõe com muito tato os sentimentos e pensamentos dos personagens.

Na verdade, acho que o comprimento da obra se compara as emoções trocadas entre os amantes: Rápidas, mas muito intensas. Distantes, porém a flor da pele.

Recomendo com todo o coração.

yayaaas 06/10/2023

Brokeback Mountain
O filme eh realmente muito fiel ao livro, quem já assistiu sabe da história completa, porém como uma fã eu adorei ler, no livro você consegue sentir e entender mais os sentimentos de Ennis, não só como o amor, mas a ansiedade, o medo da rejeição social, você entende seus sentimentos de sobre Jack e seus atos no final do livro. Como é um livro curto recomendo dms lerem

Pepz 07/06/2023

Curto e lindo
"Eu não sou você. Não dá pra ficar com uma ou duas fodas nas montanhas a cada ano. Você é muito pra mim, Ennis, seu filho de uma 🤬 #$%!& . Queria saber como te esquecer."

Brokeback mountain é um dos meus filmes favoritos e agora é um dos meus contos favoritos. Ele é curto e direto, mas ao mesmo tempo carrega um peso muito grande com a história de Ennis e Jack. Sentimentos de amor, desejo e saudade muito bem descritos aqui.

Gil 28/08/2022

"Quando nada pode ser feito, deve-se aguentar"
Super rapidinho, a história é legal,ótimo pra quem quer fugir da ressaca literária

wesinhs 04/03/2023

Brokeback mountain
Procurei ler o conto depois de assistir ao filme, queria observar a história outra vez de uma forma mais rápida.
a leitura é bem fluída, assim como sua história, mas sinto falta de alguns detalhes na história que felizmente foram abordados no filme.
as últimas páginas causam muita emoção, e a sensação de frio na barriga e pena dos personagens são inevitáveis.

laura589 01/08/2023

Não tem como gente é o livro do meu filme favorito da vida nem é tão bom assim mas fiquei muito emocionada lendo de verdade amo mt essa historia

Carol Pontes 17/10/2023

Bem rapidinho
Me senti bem triste lendo esse conto, os " e se" são sempre os piores. Não dei tantas estrelas justamente pela quantidade de páginas, é tão pequeno que não me conectei tanto a ponto de se tornar inesquecível pra mim.

Kairo. 01/12/2023

Dois homens se amando.
Uma história bem bonita, e triste.
Levando em consideração a época em que ele foi lançado e os sentimentos que são postos dentro desse livro... Acho uma história muito bonita, crua, sem enfeites do que era ser gay e temer ser feliz.
No fim, realmente deveria ter sido um pé de cabra.

O livro falou comigo.

datrixxy 05/01/2024

Incrível
Meu erro foi ter assistido ao filme antes de ler o livro.
Mas ainda assim o livro não deixou de ser uma experiência devastadora, é realmente um soco no estômago!

nymersand 06/01/2024

"Ah é" disse Jack, "e só vou dizer uma vez. A gente podia ter tido uma vida boa juntos, um puta vida boa. Mas você não quis, Ennis, então tudo o que nos resta é a montanha Brokeback. Tudo ficou lá. É tudo o que temos, cara, tudo."