Cidadã de segunda classe

Cidadã de segunda classe Buchi Emecheta

Resenhas -

Barbara 03/12/2023

"Ao crescer seria uma mulher comum, não um ser humano completo, como os homens."

Esse tipo de leitura é extremamente difícil pra mim, por vezes pensei em abandonar esse livro.
É tão triste, tão dilacerante ler algo em que é possível sentir a vida de alguém sumindo, a pobreza extrema, as dificuldades, as crenças e a violência é tudo muito perturbador.

Apesar de tudo, é um livro necessário para nós mulheres, pois a resiliência de Adah é inspiradora.

Quando iniciei a leitura não sabia que havia um segundo livro, eu quero muito saber como será a jornada da Adah, mas não nego que vou demorar para retornar a essa história.

annapaulavaz 26/05/2023

Definitivamente Buchi Emecheta é uma das melhores escritoras que já li! Mais um livro maravilhoso dela!

Fabi 17/02/2023

Quando o machismo faz parte da cultura, quando uma menina se vê no desejo de estudar, quando você entende o que é o estupro marital e quando a xenofobia impera, você se coloca um pouquinho no lugar do outro e exercita a empatia e a revolta num mesmo grau.
Cidadã de segunda classe é um pouco de tudo isso. Ficção (um tico) e autobiografia que mexe com a gente e garante consciência e muito entendimento sobre imigração, misoginia, humilhação, racismo. Leiam!

Audry Santos 20/11/2022

Uma leitura tocante
Como outros livros de escritoras africanas, esse livro tem uma história tocante, mas difícil de ler. A jovem Adah casada com Francis passa por situações absurdas, mas comuns para muitas mulheres, baseadas no machismo e numa personalidade narcisista do marido.
Senti raiva (muita) e angustia com o relato.

Priscila 15/02/2022

Resistência
Livro que te deixa aflita por tantas opressões que Adah vive ao longo da história, mas a resistência da protagonista nos faz lembrar que é necessário muita força e luta para demonstrar que ser mulher é muito mais que uma cidadã de segunda classe. Já quero ler o livro que vem em seguida ?No fundo do poço?

Aline 14/12/2021

Ótimo livro
Adorei. Bem realista a história. A personagem principal muito batalhadora e inteligente, importante para a reflexão.

Adrieli Volpato 06/09/2021

Livro sensacional!!!
Que livro é esse? Super potente e que nos leva a reflexão do ser mulher na sociedade machista!!!! Ameiiiiiiii.

Tah_baddauy 10/07/2021

O patriarcado realmente adoece, terminar esse livro foi um soco no estômago, por conta de tanto machismo, racismo e crueldade respaldado por uma cultura que tem prazer em asfixiar mulheres.

Gabi 30/01/2021

A história de Adah vai te dar esperança, mas na mesma proporção vai te dar um nó no estômago. São tantas violências que essa mulher sofre...acabei o livro querendo dar uma abraço nela e acolhe-la em minha casa.

Priscilla.Mamus 21/10/2020

História incrível de uma mulher nigeriana exemplo de resiliência, determinação, força e persistência. Daquelas histórias que enchem o coração de angústia mas, ao mesmo tempo, de esperança e amor. Além de conhecer um pouco da cultura da Nigéria.

Shimata 09/09/2020

Cidadã de Segunda Classe
Nessa obra de Buchi, Adah tem mais ambições do que apenas se casar e servir ao marido, como era o costume naquela época.
Queria ser livre como os homens, estudar e se tornar independente. Sua infância difícil não foi obstáculo suficiente para segura- la na Nigeria. A mudança de país expõe a personagem a vários preconceitos, racismo, xenofobia, nem em seus compatriotas encontrou conforto.
Uma história forte, o leitor com certeza vai se emocionar. Baseado na vida da autora + ficção. É um romance que vale muito a pena ser lido.

Kauana.Palma 06/09/2020

Comecei o livro despretensiosamente e fui surpreendida por uma história muito forte de resistência, luta e garra.

Meu primeiro livro de uma autora africana, adorei a perspectiva apresentada, retratando o papel da mulher na sociedade nigeriana e, depois, em Londres.

O livro possui grandes aspectos autobiográficos. Chocante perceber quantos aspectos do machismo e racismo retratados ainda estão presentes na sociedade. Uma leitura necessária.

Lu 27/08/2020

História de força e resistência. Comecei sem muita pretensão e acabei presa até acabar. Cada capítulo termina com um gostinho de quero mais, deixando a curiosidade aguçada para o próximo. Só não recomendo ler a aba da capa, pois é cheia de spoilers. Li só depois e acho que me ajudou a aceitar o final do livro.