Vida a crédito

Vida a crédito Zygmunt Bauman

Resenhas - Vida a crédito

Lucy 10/08/2021

Completo
O livro é uma emtrevista da autora com o Bauman, então aborda diversos assuntos, não só a questão do crédito.
Bastante completo neste sentido, de abordar temáticas da filosofia líquida, acredito que é bem emblemático e ajudou a amarrar muitas ideias dos livros que já li.
Nunca havia lido livros de autores que falassem abertamente sobre o projeto de extermínio e criminalização dos pobres, e aí está. Vale a pena. Não há recorte de raça, visto que mesmo que haja questoes deste tipo, ele aborda o projeto do jardineiro e uma sociedade de consumidores na modernidade que não aceita imigrantes.
Pois bem, foi elucidador, achei que preciso ler outros autores pra entender a contemporaneidade e que ja estou preparada pra tanto.
Sem dx de ler o que tenho de material de bauman e faço ressalvas ao que é a visao da mulher e da familia/amor para ele. Acredito que para mim não fez muito sentido bo geral da obra.
Gostei muito da leitura.
Recomendo.

Roberto 24/06/2020

Necessário.
O mundo tornou-se pauco de uma mercantilização crescente não apenas dos produtos manufaturados; mas a percepção e sentimento mercadista espalhou-se por todo o tecido social nas últimas décadas.

A obra explicita como fomos transformados de cidadãos em meros consumidores; cujos fetiches consumistas ultrapassaram a orbita das mercadorias e contaminou as nossas relações humanas, sejam elas sociais ou íntimas.

Não compramos e vendemos apenas produtos, mas "adquirimos" pessoas -- ou as decartamos de nossas vidas -- ou com elas nos relacionamos como se produtos fossem; e do mesmo modo nos vemos e nos "vendemos" ao MERCADO não mais como pessoas, mas nos "coisificamos" para atender -- como uma boa mercadoria -- as demandas mercadológicas.

Não mais cidadãos, com todas as implicações políticas e expectativa de direitos sociais universais (saúde, educação, segurança e seguridade social); mas cada vez mais estamos entregues a sorte do mercado e vistos como consumidores e mercadorias.

Atrolhado 29/06/2017

Vida a crédito
Os assuntos abordados são extremamente interessantes, só algumas partes no meio do livro que tem uma linguagem muito acadêmica, diminuindo o interesse na leitura.
Codinome 29/06/2017minha estante
Parabéns pela resenha!