Churchill, Hitler e a Guerra Desnecessária

Churchill, Hitler e a Guerra Desnecessária Pat Buchanan

Resenhas - Churchill, Hitler e a Guerra Desnecessária

Vinicius.Ferreira 01/07/2020

Indicaria este livro a todos, sem dúvida. À medida que as páginas são lidas, fatos desconcertantes são descobertos, além de diversas falácias desmontadas, como: Hitler não planejou a guerra no seu front ocidental, se adaptou a ela; a culpa da primeira guerra não foi exclusiva da Alemanha; não foi o antissemitismo nazista ou a moralidade dos aliados que causaram a segunda guerra, o processo começou no Tratado Versalhes e culminou na garantia de guerra de Chamberlain à Polônia, assim causando a invasão alemã, tal que a segunda guerra; dente outras.
A cronologia dos fatos e decisões políticas expostas no livro é sensacional, não resta espaço para dúvidas ou especulações, a construção da obra e a coesão da mesma é fenomenal. Saliento que há muita informação a ser absorvida, a leitura será lenta e pesada, contudo muito prazerosa.
Caso o leitor procure descrições de cenas épicas, com muita ação e suspense, não encontrará neste livro, ele se concentra nos acordos políticos e estratégicos costurados e nas ações dos grandes políticos e militares da época.
Uma grande obra, com certeza trará sabedoria ao seu leitor.

Don Giuliano 15/10/2015

Emblemático, instigante, provocador,...
... e com um pouco mais de imaginação, beirando ao revisionismo. Por detalhes não chama Hitler de "bom moço", ao passo em que credita a Churchill a responsabilidade pela derrocada da Inglaterra como império hegemônico europeu.
Quem sou eu para discordar do que Buchanan venha a dizer, mas devo dizer que, tudo o que ele afirmou nesta obra simplesmente deu um nó na minha cabeça com relação ao que até então havia lido sobre as Grandes Guerras, a quais foram, na verdade, apenas uma: a Grande Guerra Civil do Ocidente, como o próprio autor anuncia em seu prólogo.
Mesmo expressando claramente sua opinião pessoal sobre os fatos e personalidades, em especial Churchill (não muito carinhosa, ao meu ver), as análises históricas e factuais trazidas pelo autor através de um fio condutor cronológico fazem com que o leitor (iniciado no contexto histórico das grandes guerras, obviamente) imediatamente tenha um panorama da situação geopolítica mundial na primeira metade do sec. XX de forma clara, fácil e objetiva, mas não menos surpreendente na medida em que são desnudados aspectos quase que esquecidos pela mídia quando aborda a I e II Grande Guerra: o ressentimento dos alemães pelo Tratado de Versalhes, a afirmação de que o Kaiser fizera de tudo para não guerrear e o desmantelamento da imponente Royal Navy promovido por Churchill sem dúvida apresentam os dois maiores conflitos mundiais (tratados como um único) sob um outro prisma.
Enfim, o livro é uma aula de histórica e geopolítica que inequivocamente nos faz compreender a ordem mundial hoje existente.
Mas é necessário ter cuidado caso esta venha a ser a primeira leitura sobre o assunto pois a obra apresenta as impressões e opiniões do autor de modo muito forte.
Sem dúvidas, um dos melhores livros que já li, em especial por gostar do assunto.

Inlectus 16/07/2014

Bom.

Muitos ingleses não curtiriam esse livro.