O Retrato de Dorian Gray

O Retrato de Dorian Gray Oscar Wilde

Resenhas - O Retrato de Dorian Gray

Polly 26/02/2023

O Retrato de Dorian Gray: sou a Suíça (#185)
[Tem leves spoilers]

Já faz alguns dias que terminei O Retrato de Dorian Gray, mas ele ainda está acontecendo em mim. Se você me perguntar se gostei, eu posso te responder “depende”. Adoro a escrita, adoro o tom gótico. Mas os personagens, as passagens de misoginia inúteis dentro do enredo, a problemática mesquinha de problemas elitistas, fazem o livro perder todos os pontos que ganha com as características boas. Acho que sou a Suíça em relação a O Retrato de Dorian Gray.

Entendo os motivos dele ter virado um clássico. Com certeza, deve ter sido um livro revolucionário para época, e olhe que li a versão censurada [inclusive preciso ver qual editora publica a original, a que tem menos capítulos, se é que existe]. Embora fale de angústias universais, Dorian e seu mundinho as aprisionam em uma realidade fútil demais, tão longe do meu próprio mundo, que por boa parte do livro, eu cheguei a conclusões obtusas e simplistas do tipo: o cara virou um psicopata só por que era bonito demais. O que não é uma mentira, mas quase não existem camadas do Dorian em minha mente, não as consegui construir. Ele é só isso: no início, é uma tábula rasa muito bonita e inocente; então, depois, ele é corrompido e levado a acreditar que o que de mais precioso ele tinha era a beleza e juventude, e valeria qualquer coisa para mantê-las.

Dorian faz coisas atrozes, que só vão piorando aos poucos. Não sente nenhum arrependimento, em nenhum momento. Remorso é uma palavra que não existe em seu dicionário. O curso do enredo nos faz crer que Dorian é um rapaz ingênuo, que é levado ao submundo dos valores morais pelo crápula Lorde Henry Wotton [ô, carinha detestável, viu?]. Mas, no futuro, ao refletir sobre sua vida, ao invés de se responsabilizar sobre suas escolhas e desejos que guiaram todos os seus terríveis atos, ele prefere culpar e punir Basil Hallward, que cometeu o único erro ter o amado [de forma idealizada, mas o amou]. Enfim, Dorian é hipócrita, fútil, influenciável e vazio. Impossível de ser amado.

Entretanto, o mais peculiar da narrativa não é a personalidade do Dorian, afinal ele tem todo o direito do mundo de ser um completo babaca. Na verdade, o interessante é ver as pessoas ao seu redor ficarem hipnotizadas, apaixonadas por ele sem que ele dê um único motivo plausível, a não ser a sua beleza e juventude. E quanto mais o tempo passa, o não envelhecimento da personagem e aprimoramento de sua podridão moral, em vez de causar medo, causa ainda mais fascínio nas pessoas que o circundam. O homem que é imune às intempéries do tempo não causa espanto, mas inveja e desejo. O lugar em que vive Dorian é tão hipócrita, fútil e vazio quanto ele.

Como todo clássico, acredito que O Retrato de Dorian Gray vale a pena ser lido. A escrita do Wilde é maravilhosa, vale só por isso. Mas, digo que, pelo menos para mim, o livro, por boas partes, me fez passar raiva, sobretudo quando Lorde Henry começa a desferir suas opiniões imundas, que quase sempre envolvem uma misoginia gratuita. O elemento fantástico da história também dá um diferencial importante, inclusive a narrativa melhora muito quando ele é introduzido. No mais, me conta o que você achou. Se quiser, é claro.
Polly 30/04/2023minha estante
Claramente, eu estava meio pistola quando eu escrevi isso. Relevem (risos de nervoso)

helena 02/09/2022

li esse livro aqui quando era criança porque eu achei aleatoriamente aqui em casa, então por te lido muito nova e ser uma leitura um pouco complexa eu não entendi muita coisa mas mesmo assim gostei muito livro, esse ano eu achei na biblioteca da escola e resolvi reler.

não tem muito o que falar, além de que, não teria livro se o lorde henry guardasse a língua dele dentro da boca por cinco minutos, odeio esse homem com todas as minhas forças.

bjs eh isso

Igor.Porfirio 15/02/2022

O primeiro terço do livro é muito lento, sem muitos detalhes. Há capítulos totalmente desnecessários.

No que diz respeito à obra como um todo, achei interessante o viés atual em relação a priorizar a beleza acima de tudo.

Acho que só vou reler numa versão melhor e sem censura, pois fiquei sabendo que foi cortado partes da edição que li.

Sem muito mais o que comentar. É um bom livro mas esperava mais.
LA DO LITERATICO 15/02/2022minha estante
O curioso da versão sem censura é que é menor do que essa. Ele adicionou alguns capítulos ao editar o livro, o que veio para aprofundar assuntos e também causar algum enfado, às vezes.
Mais engraçado é que hoje temos esse viés da supervalorização da beleza, o que naquela época era uma verdadeira provocação aos bons costumes. Como a cultura muda, né...
Abraço. :)

Bianca.Cardoso. 19/12/2021

resenha genérica so pra marcar no desafio do skoob.
acho que li o livro da forma errada, só vi elogios em relação a esse clássico e sendo bem sincera ele nao é nem 1% do que dizem ser.

Gabriel.Ornelas 31/12/2022

Um verdadeiro clássico
Entre as muitas definições do que é um livro clássico, a minha favorita é a que diz que, um livro se torna um clássico, quando consegue ir além da mera história escrita; quando consegue transmitir valores com maestria, abordar temas dos mais diversos, e por fim, adentrar direta ou indiretamente, discussões filosóficas, que o leitor vai compreender não pela explicação em si, mas pela história ao qual ela está inserida.

Por esse motivo, esse livro se tornou pra mim um dos melhores clássicos que já li em toda minha vida.
A maneira como o autor aborda temas e discussões, como sobre a arte, o amor e a juventude, se refletem na história de maneira magnífica. Além dos debates entre os personagens que pra mim são sensacionais.

Recomendo extremamente!!!

Dani do @leiturasiconicas 28/02/2022

Meu Deus!?!?!?
Esse livro tem mais de cem anos e é tão atual! Fico chocada como ele toca em tantos assuntos em apenas 240 páginas. Os personagens são tão profundos e tão... humanos, ninguém é perfeito, ninguém está ali pra agradar o leitor. O autor queria mandar uma mensagem e levar os leitores a reflexão(pelo menos me levou né) As reações dos personagens aos plots eram tão chocantes quanto o acontecimento em si, eu tinha que razer uma pausa pra respirar porque esse livro é de tirar o fôlego, no bom sentido... Ver a alma do Dorian se deteriorando foi... desesperador, mas eu adorei acompanhar kk Fiquei muito feliz de já ter lido um livro tão bom assim logo no início do ano, tomara que minhas próximas leituras sejam boas assim também ?

Lize 06/09/2022

Clássico!
O livro é muito bom, não decepciona em momento algum. Foi o primeiro livro do autor que eu li. Não vou fazer uma resenha elaborada, pois aqui já tem várias maravilhosas. Leiam o livro!

@stoppajoao 20/01/2022

Muita expectativa gera frustração.
É um livro OK?

?tão ok que pra completar a resenha segue abaixo receita de suco detox.

Ingredientes:

1 folha de couve;??Suco de 1/2 limão;??1 pedaço pequeno de pepino japonês;??1 maçã vermelha picada;??3/4 de xícara (chá) de água de coco;

Bata com gelo.

Enjoy!!!
mpettrus 14/03/2022minha estante
Kakakakakkakakakakakakakakkakakakakakakakakakakakakakkakaka essa resenha foi épica ????

Lavinia166 10/05/2022minha estante
mano qq isso kkkkk

Carina 15/03/2023

Lento, mas mesmo assim bom
A narrativa é um tanto devagar...com certas partes que só servem pra encher linguiça....mas a trama é boa e intrigante e o final é bom.

Isabellecavalcanti 16/10/2022

O retrato de Dorian Gray é um clássico, por tudo que ele representou em uma sociedade muito conservadora, ele foi censurado, Oscar Wilde foi preso, julgado e até a prisão e até exilado.
O livro conta a história de um jovem bonito que é desejado por vários homens, ele serve de inspiração para um pintor fazer um quadro, mas devido a influência das palavras de um recém conhecido, ele deseja continuar sempre belo e jovem e que o quadro envelhecesse no lugar dele. E esse desejo é realizado, com isso Dorian fica cada vez mais superficial e preocupado com sua imagem, deixando de lado pessoas que para ele não vale mais a pena, porém a culpa por suas atitudes o consome.

Bia 23/10/2021

Um pouco arrastado, porém amei a experiência da leitura.
Até onde uma pessoa é capaz pra preservar a beleza? porque a gente da tanta importância pra beleza e a juventude ? A verdade e que isso é o que menos importar.

Ray 12/03/2021

Interessante
Li o livro achando que era parecido com o filme kkkkk, sei que foi um erro mas eu estava esperando algo parecido com o filme pq eu gosto muito do filme. O livro é bom, mas me decepcionei um pouco com o enredo e o rumo da história.

Caio 10/02/2022

Confesso que tem pouco tempo que me interesso por livros clássicos. Acredito que meu amadurecimento como leitor e como pessoa me deixa mais confortável diante de livros como Dorian Gray. A escrita, o drama exagerado, reflexões profundas. Descrições de cenários e objetos. Tudo isso faz você "degustar" o livro. Mas não é uma história fácil. Tenho certeza q se tivesse lido dez anos atrás teria detestado. Porém hoje posso indicar com a única ressalva: você tem que ter certa "bagagem" para livros como este.

Dai Solyom 13/05/2023

Príncipe Encantador
Inegavelmente um clássico.

Eu só consigo imaginar o escândalo que foi para a sociedade da época o lançamento de Dorian Gray.

Pena Oscar Wilde não ter se aprofundado mais nas atrocidades cometidas, o restante fica na imaginação e na representação cinematográfica de 2009, que aliás explorou muito esse leque.

Algo que me incomodou durante a leitura foram as divagações durante diálogos e narrações.

Dorian pode ser visto como um vilão, porém na minha concepção é apenas um coitado, mimado, deslumbrado e fraco que foi corrompido por ele próprio.