O Meu Pé de Laranja Lima

O Meu Pé de Laranja Lima José Mauro de Vasconcelos

Resenhas - O meu pé de laranja lima

Kath.Lyandra 11/04/2024

Indizível.
Muitas pessoas haviam me alertado sobre essa obra, vi muitos comentários de pessoas que diziam ser um livro que dilacera a alma e sinceramente eu não posso discordar. Nos apegamos tanto ao Zezé, ao Portuga, Minguinho e a praticamente todos os personagens que vemos, existem livros muito maiores (digo em quantidade de páginas) que não conseguem criar tamanha empatia. O plot é simplesmente onde você senta e chora pois não consegue assimilar o que acontece e quase fica no mesmo estado em que o Zezé. Esse livro é doloroso, mas extremamente lindo.

Izabella 11/04/2024

Uma tristeza profunda
Só gostaria de dizer que estou completamente arrasada, quando falavam que esse era um dos livros mais tristes e emocionantes eu não botava fé, mas chorei praticamente o livro inteiro, é um clássico que te faz refletir sobre tantas coisas na vida e te toca profundamente principalmente sendo pelo olhar de uma criança. Recomendo profundamente para todos.

laliita0 10/04/2024

Socorro que livro chatinho! se vc é adolescente e quer comprar esse livro por vontade própria não compre ?? além de triste é entediante

nita.kkjk 10/04/2024

...
Eu real chorei de soluçar nesse livro, tá! Eu não tenho palavras pra descrever. Amei o livro narrado pelo zezé, é tudo tão bonitinho, mesmo ele dizendo as coisas tristes e sofridas... VOLTA PORTUGA!!

Isabela354 10/04/2024

Lindo, mas triste
Esse livro é muito legal ganhei da minha vó era de quando ela era criança ! O livro é muito legal só que nunca chorei tanto no final de um livro !
Super indico

leticiarochas 09/04/2024

Ok
Novamente um livro que foge do meu conforto literário mas que tem uma mensagem incrível, difícil de compreender os capítulos ou de assimilar, mas passa a mais pura inocência infantil... o fato de alguns adultos pensarem que crianças tem a sagacidade de pensar como um adulto enquanto ainda se é criança mostra que a maldade mora na cabeça de um adulto e a criança por sua vez... faz tudo por imitação, ou por ver, ou por simplesmente não botar maldade nenhuma

Ortega:) 08/04/2024

Formidável?
Um livro que ja queria ler faz um tempo, mas agora fui obrigado pela escola ler KKKKKK. Li, achei uma leitura suave e gostosa
A história é muito boa, dava 10 fácil para esse livro mas n dou pq tive pouco tempo para ler então n consegui captar todos os sentimentos do livro

Magin0 07/04/2024

Emocionante
O livro é bem curtinho e confesso que durante o começo achei um pouco chatinho, mas o desenrolar da história prende.

Me emocionei em alguns momentos e fiquei bastante pensativo ao final dele. É um livro que retrata a realidade de milhares de brasileiros e como a vida pode ser dura.

O livro foi escrito há mais de 50 anos e os problemas econômicos e sociais do Brasil o tornam ainda uma leitura atual.

Elanyy 07/04/2024

Meu pé de laranja lima
Mais um clássico da literatura brasileira que não decepciona!! Me emocionei diversas vezes na leitura, a história é muito sensível. Tenho um fraco por livros que são narrados por crianças, e esse me deixou ainda mais tocada pela vida que ele levava. Você consegue sentir compaixão e docura pelo Zezé durante toda a leitura, apesar de tudo. Livro lindo, atemporal.

Lika Moreira 07/04/2024

"Meu Pé de Laranja Lima" é uma emocionante jornada pela vida do pequeno Zezé, um garoto sensível e cheio de imaginação. A história, narrada com uma delicadeza ímpar por José Mauro de Vasconcelos, nos transporta para a simplicidade e complexidade da infância, trazendo à tona temas como solidão, amizade, amor e perda.
Através das travessuras e descobertas de Zezé, somos levados a refletir sobre a natureza humana, a inocência perdida e a beleza que pode ser encontrada nas coisas simples da vida. O livro é um verdadeiro clássico da literatura brasileira, capaz de emocionar leitores de todas as idades e nos lembrar da importância de mantermos viva a criança que habita em nós.

Maria12811 06/04/2024

Meu Pé de Laranja Lima
Li esse livro para fazer um trabalho na escola e adorei. Fiquei bem triste lendo esse livro, pensando que, para algumas pessoas, as coisas que esse menino passou são coisas do cotidiano. Esse é um livro que faz chorar, recomendo

Maria.Eduarda 06/04/2024

Esse livro ganhou todo meu coração.
Nunca faço resenha de livro, mas esse me deu vontade.
É incrível como a gente vai vendo o amor mudando uma criança, a forma como o ambiente em volta influência completamente. Ao longo da história a gente vai vendo personagens totalmente frustrados por conta da situação da pobreza, a gente vai vendo a cabeça da criança mudando conforme as situações. A raiva que ele sentia ao apanhar, a forma como ele castigava a si mesmo acreditando no que as pessoas falavam dele e "aceitando" que era um menino horrivel e diabólico, sendo que era só uma criança, a felicidade que ele sentia quando tava com o Portuga e se sentia amado e protegido.
E essa é a realidade de muitas crianças no Brasil e no mundo todo, esse cenário da pobreza e a falta de carinho da família é algo comum. Só desejo que todas essas crianças tenham um Portuga alguma hora em suas vidas, e que saibam que não são crianças horríveis e merecem sim o maior dos afetos.
Te levo comigo no coração, Zezé.