Meu Pé de Laranja Lima

Meu Pé de Laranja Lima José Mauro de Vasconcelos

Resenhas - O meu pé de laranja lima

arthuroeafins 23/04/2024

Meu pé de laranja lima
Esse livro é daqueles que você ou lê aos poucos para apreciar aos pouquinhos ou sai "correndo" com os olhos pelas páginas, devorando rapidamente cada parágrafo para saber mais da história.
A escrita é extremamente simples, de uma fluidez incrível e uma história muito cativante.

Você vai rir e chorar com Zezé (o protagonista). A história, que é considerada uma autobiografia (o que torna a história mais triste ainda), vai sendo construída sutilmente. Acontece diversos acontecimentos que vão revelando pedaços de Zezé e das pessoas ao seu redor. Você vai tendo casa vez mais compaixão por Zezé, pela sua grande criatividade, determinação e grande coração de ouro.

Eu nunca tinha chorado antes com uma leitura. Até ler este livro. Me encontrei derramando muitas lágrimas pela triste vida de Zezé, oh como esse menininho sofre (só tinha 5 anos e ja passou por tanto). Deu vontade de sacudir o livro ate ele aparecer em meu quarto para eu poder dar-lhe um abraço de urso e dar-lhe todo o amor que ele merece. O final é de partir o coração?

Confesso que não estava esperando muito, mas José de Vasconcelos conseguiu superar (bastante) minhas expectativas. Definitivamente a melhor leitura desse ano. Super recomendo a leitura (sugiro deixar lenços umedecidos por perto, pois você vai precisarKKKKKKKKK).

Priscila 23/04/2024

Lido mais uma vez, e a cada uma delas, novas emoções são descobertas. Como a infância e a inocência precisa ser preservada, cuidada. E como todas as vezes, terminamos em lágrimas.
Marcia 23/04/2024minha estante
Esse livro é marcante mesmo.

eliza.strege 23/04/2024

Incrivel, lindo e emocionante, chegou numa parte do livro que eu nao conseguia parar de chorar de tantas emocoes, mto bom!

Yasmim698 22/04/2024

O Mangaratiba passou por cima do meu coração?
Não tenho oq falar desse livro... só sei q doeu dms pensar q isso é uma autobiografia, nossa mds, o quanto Zezé sofreu, de todas as formas possível, tendo só 5 anos :(
O jeito q tratavam essa criança era mto cruel, até nas boas intenções do garoto todos viam maldade, chorei horrores, doeu de vdd, chegou até a pesar o peito... (acho q sou mto sensível kkkk), mas enfim, uma história incrível por me prender tanto e fazer eu amar tanto o Zezé, mais terrível pelo oq ele viveu...
Só sei q queria o Zezé pra mim e q esse livro apesar de ser triste, virou um dos meus favoritos!!

Josana.Baltazar 22/04/2024

Lindo de viver, uma história encantadora, muito bem escrita, triste e linda so mesmo tempo, o personagem principal de uma força que dói. Amei. Indico com certeza.
Graziela Delazir 22/04/2024minha estante
Eu amei ele

Khaaw_ 22/04/2024

Esse livro me lembrou sobre todas as crianças que ainda sofrem violência doméstica. Me fez chorar em casa surra que o Zezé levava e me fez rir com as travessuras, me levou a infância vivida na casa da minha vó.
Leitura que eu recomendaria para todos!

Katariny.Alves 22/04/2024

"matar não quer dizer a gente pegar o revólver "
Simplesmente maravilhoso
Consegui ler ele na biblioteca da escola e é maravilhoso
No começo da uma preguicinha mas depois vc se apega a obra e termina sem ver, o filme tanto o livro são incríveis
Um dos meus favoritos também

Ketlyn_ 22/04/2024

Chorei muito (nota 5/5)
-não faz mal,eu vou matar ele.

-que é isso menino,matares teu pai?

-vou sim.Eu já até que comecei. Matar não quer dizer gente pegar o revólver de Buck Jones e fazer bum! Não é isso. A gente mata no coração. Vai deixando de querer bem. E um dia a pessoa morreu.

h4gatha 21/04/2024

A pureza dessa narrativa é o grande trunfo dela. Simplesmente dói ver tamanha pobreza e crueldade pelos olhos de Zezé, e dá esperança notar o quanto a ternura pode fazer a diferença na vida de todos

julinha 21/04/2024

Muito bom, muito triste, muito tocante. as vezes eu lia e pensava "nossa, esse menino é muito atentado", mas aí eu me lembrava que ele apenas tinha 5 anos e sofria como um adulto, achavam que ele pensava como um adulto, e que todas as coisas "ruins" que ele fazia era realmente na maldade...

a parte do Portuga me deixou pensativa, não conheço a história do José Mauro de Vasconcellos, mas passei algo similar ao perder um cara que não era meu pai biológico, mas mesmo assim eu o considerava

Emilly.Thayna 21/04/2024

Xururuca,minha nova palavra favorita.
O livro mais lindo,triste e bem construído que ja li. Recomendo para todos que leiam essa obra prima da literatura brasileira,eu sinceramente não tenho palavras para descrever meus sentimentos lendo mas meus surtos e choros são o suficiente para me expressar, entretando se prefere uma palavra, com certeza seria perfeição.

Deixo aqui registado meu amor por glória,Luís,portuga e Ariovaldo(principalmente para o portuga).
Aos personagens marcantes dessa história,além é claro do nosso protagonista Zezé que tem todo meu coração junto com seu pé de laranja lima.

TauannyGomes 21/04/2024

História linda, pura e emocionante
Leitura que fica marcada no coração, nos mostrando como é especial o olhar da vida sob a perspectiva de uma criança, como é importante a tratarmos com ternura!!

nalia7 21/04/2024

Meu pé de laranja lima ?
Se eu pudesse eu apagaria da memória a leitura desse livro de tão doloroso que foi.
O livro conta a história de Zezé, um menino de 5 anos que vive em uma situação de pobreza com seus pais e seus 4 irmãos. Zezé é conhecido pela vizinhança como o diabo em pessoa, por ser um garoto muito arteiro e criativo. Apesar de arteiro Zezé é um garoto inteligente e terno que acaba descobrindo a dor cedo de mais.
O ponto que mais me pegou no livro foi a forma como o Zezé,apesar de ter os pais os irmãos e tudo mais, foi abandonado. O livro nos mostra direitinho como é vida de uma criança que só precisava de amor. Amor e carinho. Precisava de alguém que amasse e cuidasse dele sem ser de fato uma obrigação. E quando ele conseguiu isso a vida foi lá e tirou dele. E apesar da dor que ele sentia, ele ainda conseguiu se levantar e viver a vida.
Eu achei uma história muito forte pelo fato de estar acontecendo com uma criança de 5 anos. Foi um tapa na minha cara esse livro. Acho que nunca chorei tanto lendo um livro na minha vida toda.
Mah 25/04/2024minha estante
Quero ler

Soraya.Nicodemos 20/04/2024

O melhor livro triste que já li em minha vida
Este livro tem uma narrativa incrível em primeira pessoa, a personagens principal é muito bem desenvolvida no texto. E caso você leitor não queira sofrer, não leia esta obra, mas, caso queira, saiba que aborda assunto que para mim são pesados, como maus-tratos infantis, então para mim foi triste ler isso.