O Meu Pé de Laranja Lima

Resenhas - O meu pé de laranja lima

DannySousahh 02/04/2024

Meu Pé de Laranja Lima
Emocionante e Devastador????

A história de um menininho que perdeu o apreço pela vida e vontade de viver.
Há anos um livro não me tocava tão profundamente como esse livro foi capaz de me tocar. Não diria que essa leitura seja uma leitura para se lê para um criança, acredito que essa leitura seja mas voltada pra o público adulto. Uma história que te prende do começa ao fim e te fazer querer ser melhor, querer criar seus filhos com mais atenção, ensinado diferente, se tornado alguém melhor pra alguém que te verá como herói ao invés de vilão. Que contará para os filhos dele como foi crescer em um lar e se sentir Amado todos os dias. Que vez ou outra ficava de castigo mas que nunca imaginou não ser amado, que nunca pensou que talvez a vida seria melhor se vc fosse morar no céu igual seu balão pipa ?

? mamãe ensinou que a gente deve dividir a pobreza da gente com quem é ainda mais pobre?

CecAlia227 02/04/2024

Quase morri lendo esse livro.
Simplesmente uma obra de arte! Zezé é uma ferida que acho que nunca vai se fechar em mim, a história é linda e emocionante, chorei muito e nunca superei.

Lívia Maria 01/04/2024

Perfeito!!!!!
Eu amei o livro, super comovente e realista. Ele realmente mostra a realidade brasileira e o final e muito triste. Recomendo demaisss.

Hong Zhuang 01/04/2024

Com certeza não é um livro pra criança
Pensei que fosse um Livro infanto juvenil, mas o autor se mostrou a mais e trouxe várias questões e problemas que só os adultos deveriam se preocupar-se.

Confesso que não é das minhas leituras prediletas, visto que a história realmente demora pra fazer algum impacto, só comecei a me apegar mais depois de 60% do livro. Aliás acho que o livro deveria ter um nome diferente, devia incluir o Seu Português do que o pé de laranja lima, visto que o personagem do Seu Portuga causa muito mais impacto e é bem mais significante do que a laranjeira.

Clara 01/04/2024

Enredo forte
É um livro que, caso você nunca tenha ouvido falar ou levado algum spoiler, vai te surpreender a medida que você vai "decifrando" e digerindo ele. De primeira eu não estava compreendendo a que ponto o livro queria chegar, e no fim eu entendi.

Ludmyla.Lima 01/04/2024

Talvez não seja a melhor resenha, mais um breve sentimento sobre o livro; muita pobreza, tristeza e sonhos. A vida difícil de uma criança com muito potencial, pouco apoio e nenhuma oportunidade, uma realidade ainda existente em nosso país, chorei.

LimaOLimao 31/03/2024

Zezé, a melhor criança literária que temos
Nacional que eu deveria ter lido a anos, e só li agora. Tratou de assuntos extremamente sensíveis no ponto de vista de uma criança, que chega a partir do coração e ficar toda hora com vontade de abraçar o Zezé.

Mas foi um livro excepcional, de escrita maravilho, de ser tão convincente, que ao mesmo tempo que eu tinha vontade de chorar eu ria com as prezepadas do Zezé.

Cláudia 31/03/2024

A história gira em torno de Zezé, um garoto de cinco anos, inteligente e travesso, que vive em uma família pobre na periferia. Apesar das dificuldades econômicas e dos desafios familiares, Zezé encontra conforto e amizade em um pé de laranja lima, a quem ele nomeia Minguinho e com quem compartilha seus segredos mais íntimos e sua imaginação fértil.

"Meu Pé de Laranja Lima" é uma narrativa que explora temas como a pobreza e a violência familiar, mas também a amizade, o amor e a capacidade de sonhar e encontrar beleza nas situações mais adversas. A relação de Zezé com seu pé de laranja lima e com outros personagens do livro, como o Portuga, revela a sensibilidade, a ternura e a complexidade dos laços humanos.

Fiquei querendo abraçar e cuidar de Zezé, mesmo com todas as suas peraltices ?

Ana Beatriz 31/03/2024

Chorei rios.
Eu nunca havia sofrido tanto no final de um livro. Criei um apego tão grande com o pequenino Zezé, q ver a perspectiva dele dos acontecimentos deixava tudo mais sofrido e melancólico. Tive raiva da familia dele em mtos momentos, por trata-lo de forma tão dura, quando o menino tinha apenas 5 aninhos. E chorei imensamente com a morte de Portuga, o luto de Zezé foi uma das coisas mais dolorosas que já li! Vale mto a pena, a escrita do autor é mto cativante!!!

rebequinha arlequina do peeta 30/03/2024

Às vezes, se é obrigado a crescer antes da hora
Tratando a biografia do autor, o Meu pé de Laranja Lima é uma obra sensível e poética ao mesmo tempo.

Paulo 30/03/2024

De fazer as lágrimas caírem
Uma ótimo livro com uma boa escrita. Uma história de fazer o leitor chorar pensando nos acontecimentos da vida de Zezé. Isso sim é uma obra da literatura brasileira.

Karol com kah 29/03/2024

Não deveria ser enquadro como livro infantil
Quando peguei esta obra para ler achei que justamente por ser classificado em literatura infanto-juvenil, seria um livro simples, leve e bobinho. Ledo engano.

Mesmo que o livro tenha sido escrito em uma época em que era normatizado as crianças apanharem, foi muito difícil para mim encarar essas as narrações onde o pobre Zezé apanhava sem parar.

Apesar de o que livro queria passar a ideia de 2 grandes perdas significativas e irreversíveis na vida daquela criança, a coisa mais chocante do livro, para mim, é quando Zezé pensa em suicídio com apenas 5 anos.

Acredito que quando o livro foi escrito, o autor quis dar a entender que a carta final de Zezé "para" Manuel era uma carta de despedida/suicídio. Porém como tudo faz sucesso as pessoas querem espremer o suco da laranja, ele escreveu os outros dois livros sobre a vida de zezé pra desbaratinar a situação

rfalessandra 29/03/2024

A simplicidade do Zezé é encantadora, mas o contexto da realidade da pobreza e a forma escancarada de como a sociedade trata crianças com inferioridade, é de partir o coração. O livro é lindo e nos faz refletir sobre a educação que damos as crianças.
Livinha 03/04/2024minha estante
Gostei da resenha ??
Botei na minha lista?

Ell_Marcelle 04/04/2024minha estante
Estou querendo comprar. Ou pegar no Kindle

Camillo2 29/03/2024

COMO PODE UMA CRIANCA SOFRER TANTO
Esse livro é só tristeza, mostrando como um garotinha de 5 anos é destratado por sua família e todos a sua volta, mas na visão inocente que uma criança tem, você precisa ter estômago pra ler em certo momento, mas a leitura é muito boa e te prende do começo ao fim, recomendo super.

Lele 29/03/2024

Favorito da vida
Cada página uma lágrima diferente e uma lição de vida!! Está em dúvidas se você deve ler esse livro? A resposta será sempre sim!!
Prepare os lenços e venha conhecer essa história incrível