O meu pé de laranja lima

O meu pé de laranja lima José Mauro de Vasconcelos




Resenhas - O meu pé de laranja lima


4230 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


mathxus 19/06/2024

De pedaço em pedaço é que se faz ternura.
Sempre tentamos esquecer as coisas ruins que acontecem em nossas vidas, mas e quando algo ruim vem acompanhado da única coisa que faz seu coração bater mais forte?

"Dor não é apanhar de desmaiar... Dor era aquilo, que doía o coração todinho, que a gente tinha que morrer com ela, sem poder contar para ninguém o segredo"

Sou admirador da simplicidade, para mim quanto mais reparamos nos detalhes, mais um quadro é bem pintado e mais história ele tem.

Aqui, em "O meu pé de laranja lima" vemos uma árvore que nunca dá laranjas, mas semeia coisas doces em uma vida difícil de uma criança de 5 anos (quase 6) e em qual momento a doçura é realidade ou ilusão? Acredito que isso seja apenas a raiz dos problemas, esse livro é nostálgico, sentimental, triste e feliz ao mesmo tempo, onde uma flor não precisa ser levada todos os dias para a mesma pessoa, mas um simples eu te amo, já é capaz de preencher todos os dias um copo, que, aos olhos de quem não entende, está vazio.

Me marcou, e me fez repensar vários momentos da minha vida (e relembrar também) recomendo para quem também acredita que um quadro só é bem desenhado aos olhos de quem sente e entende a sensação.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Aria 19/06/2024

Sem condições para esse livro...
Esse livro me fez chorar a madrugada inteira, não tem como não se apegar ao Zezé. Uma criança que apesar de aprontar muito, é doce e muito inteligente, do tipo que faz as pessoas que estão lendo se apegarem às suas traquinagens e jeitinho curioso. Eu nem tenho palavras para descrever os muitos sentimentos conflitantes que essa leitura me causou, apenas consigo dizer que se tornou um dos meus livros favoritos da vida. O primeiro que me fez chorar como se não houvesse amanhã e me causou uma sensação indescritível. Talvez eu nem consiga ler mais alguma coisa depois de uma obra prima dessas.
comentários(0)comente



Kalina7 18/06/2024

Vou precisar de terapia
O livro é muito bem escrito mas infelizmente terei que dar nota baixa pois essa merda desgraçou completamente meu psicológico.
comentários(0)comente



LyneJustino 18/06/2024

APENAS LEIAM
Você vai se sensibilizar, se encantar e se revoltar com as aventuras e vivências do menino Zezé, um personagem com várias nuances e dualidades...que com apenas 5/6 anos viveu coisas que causam ardor no coração de qualquer pessoa.

A leitura é bem leve, você se desbruça facilmente por horas e horas nas páginas desse livro. Ótima opção de leitura!
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Giovana.Bueno 18/06/2024

?Por que contam coisas às criancinhas??
Um livro narrado por uma criança que aprendeu as coisas muito cedo. Um livro curto, mas cheio de sofrimento. A cada página lida, a inocência de Zezé, sua inteligência e também seus temores e desejos, me deixaram em dúvida se a história realmente era contada por uma criança. Além disso, em todos os momentos queria apenas abraçá-lo, acolhê-lo e dizer que tudo passaria e ele iria ficar bem. Sem palavras para dizer o quanto amei esse livro, mesmo tendo me emocionado tanto.
comentários(0)comente



EV1NH0 17/06/2024

Tava com medo de ler até porque muita gente tinha falado bem dele e fiquei com receio de não gostar, odiei o primeira capítulo e achei que ia ser ruim, mas cara, quando eu cheguei no meio eu não parava de chorar, você ver uma criança achando que nao passa de nada que é a reencarnação do diabo mas no final não passa de uma criança inocente que perdeu a esperança com tudo e todos. O livro é muito bom.
comentários(0)comente



Isabelli200 17/06/2024

Pai
Meu pai me deu esse livro após eu perguntar para ele qual era o livro favorito dele quando ele era criança. Enquanto eu lia, fui entendendo o porquê esse livro foi tão especial na vida dele.
Meu Pé de Laranja Lima retrata a história de Zézé, uma criança que testemunha e vive diariamente a realidade de muitas famílias brasileiras. Chorei MUITAS vezes lendo esse livro. Uma leitura que nos permite refletir sobre a vida e a desigualdade econômica presente na sociedade.
comentários(0)comente



bunnyinfurs 17/06/2024

"Matar não quer dizer a gente pegar o revólver de buck jones e fazer bum! não é isso. a gente mata no coração. vai deixando de querer bem. e um dia a pessoa morreu."

estou muito decepcionada porque queria fazer parte do mundinho meu pé de laranja lima? mas, além de algumas passagens lindas e de como zezé é um querido, não me afeiçoei ao livro como gostaria

os momentos de violência são insuportáveis pense numa família fud*da ?
comentários(0)comente



____marsea____ 17/06/2024

Quase morri
Meu pé de laranja lima é um livro desses que destroem a gente.

Só que, diferente das leituras intensas que a gente recomenda com um ar de urgência apesar da dor, ele eu queria só guardar no meu bolso.

Me doeu uma dor que eu já senti com escritas da Carla Madeira. Mas, diferente dos espinhos dela que quem lê recomenda aos quatro ventos, com esse eu só queria ficar quietinha.

Em certo ponto do livro o transbordar incessante dos olhos é inevitável. E não cessa até o fim.

Em muitos momentos meu cérebro tinha que me lembrar que o Zezé era um menino de cinco, seis, cinco anos.

Que dolorido é a realidade do amor sem amar dessa família, que dolorido é ver o impedimento do sentimento pela pobreza que de tão grande no bolso, se torna da alma.

Começo a acreditar que uma imagem do cinema brasileiro muito bem retrata o terreno dessas escritas tão elaboradas, reais e espinhosas dos nossos escritores: se for, vá na paz.
comentários(0)comente



covattimarquesyasmin 15/06/2024

Meu pé de laranja lima
Meu Deus!
Esse livro é simplesmente demais. As críticas que ele traz e a realidade a qual ele nos apresenta não deveria existir para ninguém, nunca.
Emocionante!
comentários(0)comente



spoiler visualizar
elalemos 15/06/2024minha estante
te entendo


Dantas 18/06/2024minha estante
scrr, esse livro é autobiográfico ??




Dbordini 15/06/2024

Zezé, o melhor personagem literário.
Como mãe não foi um livro fácil de ler, mas que narrativa perfeita; que delicadeza é clareza na escrita. Eu me matei chorar nos últimos capítulo. Simplesmente lindo.
comentários(0)comente



Cristiane190 14/06/2024

Quero reler
Esse livro li a muitos anos,quando era mais nova,só sei que é um livro emocionante,e que vale a pena ler!
comentários(0)comente



4230 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR