O Meu Pé de Laranja Lima

O Meu Pé de Laranja Lima José Mauro de Vasconcelos

Resenhas - O meu pé de laranja lima

Jeh 18/04/2020

Não tava esperando o rombo que esse livro ia deixar no meu coração! 💔
O que foi isso? Começei a ler como quem não quer nada e acabei com o coração estilhaçado com a historia de Zezé...

Muito me incomodou no incio esse historia dele ser afilhado do diabo e tal, mas com o decorrer da leitura q ele só tinha na cabeça aquilo que lhe engiavam nela... R quantas crianças não são chamadas asssim? Diabinhos, pestinhas, inuteis...
Eu como mãe de 2 meninas me orgulho de nunca ter permitido que nenhima dessas imprecações saissem de minha boca em direção a elas.

Zezé, o 4° de 5 filhos, sofre desde cedo com a pobreza e toda escassez que ela traz.
Apesar de ser um meninininho muito travesso, conquista o coração de todos com quem esbarra, com sua inocência e sinceridade. O cantor Ariovaldo, a prof. Cecília, o Portuga e EU nos rendemos as espevitagens desse menininho aloirado, pequeno pra idade e de vida tão sofrida.
Zezé nos ensina a dar valor as coisas!
Se você esta tentando ler e por algum motivo esta empacada, te aconselho: não desista desse livro!
Com certeza ele faz a dierença.

Daniel 26/08/2020

"E quando eu crescer quero ser sábio e poeta e usar gravata de laço."

Essa era vontade do menino Zezé, o mais levado da breca da sua vizinhança. Tem quem diga que era o tinhoso em pessoa e até apanhava - muito - por isso. Mas era só um menino criativo e esperto demais para sua época. Quem teria a sensibilidade de ter um pezinho de laranja lima como melhor amiga?

Seu amor por seu irmãozinho Luiz é admirável e sua amizade com o Portuga trás algumas reflexões. Sua admiração pela Professora trás algumas lições. Mas seu relacionamento familiar discussões profundas.

Meu pé de laranja lima nós ensina sobre amizade, o poder da imaginação e relacionamentos familiares.
Uma história triste mas que podemos encontrar ternura.

Thais645 27/10/2023

"Agora sabia mesmo o que era a dor. Dor não era apanhar de desmaiar. Não era cortar o pé com caco de vidro e levar pontos na farmácia. Dor era aquilo, que doía o coração todinho, que a gente tinha que morrer com ela, sem poder contar para ninguém o segredo".
Meuriii 27/10/2023minha estante
Doida pra ler esse livro

lendocomrol 12/08/2021

Meu minguinho? ops, xururuca ??
?[?]Dor era aquilo que doía o coração todinho, que a gente tinha que morrer com ela, sem poder contar para ninguém o segredo.?

? A história é narrada por uma criança, o Zezé.
Ele é um menino cheio de perguntas, sapeca e agitado;
Possui um coração enorme e tem uma grande empatia com as pessoas, além de uma tamanha imaginação e inteligência.

?O livro se passa em 1920 e retrata diversas dificuldades da época.

? Esse livro tem uma carga emocional muito forte. Apresenta muitas dificuldades e problemas ao decorrer do livro e tudo isso sendo narrado, pelo ponto de vista de uma criança, dói muito mais.

? Um ponto que me deixou muito feliz na história, foi como o ódio do Zezé pelo Portuga foi se dissolvendo, e transformando em uma amizade muito bonita e repleta de muito amor.

?? Meu pé de Laranja Lima, é uma história para rir e para chorar. É divertido o jeito de ser da criança, e a inocência do Zé. É muito triste vê
todos os acontecimentos sensíveis a que ele já passou.

? Uma história dura porém muito bonita, as criança sempre conseguem enxergar o lado bom das coisas. Zezé conseguiu, até nos momentos de maiores dificuldades.

? Esse livro é um romance juvenil, mas promove reflexões nas suas nuances de como é importante o comportamento dos pais em casa. Como o afeto, ou falta dele, influencia no bom desenvolvimento da criança.

Naty__ 04/06/2022

Impossível não se emocionar com essa história, gente!

A forma doce tratada pelo autor, o encanto do pé de Laranja Lima, a forma como o protagonista se envolve com a melhor amizade que ele poderia ter. E o desfecho... É de arrancar lágrimas.

LEIAM!
Thainá @thaii.limab 04/06/2022minha estante
Já li mas não em quadrinhos.. lembro de ter chorado bastante..

Naty__ 05/06/2022minha estante
Nossa! Fiquei tão triste ?

Vanessa.Vicent 31/05/2022

O tipo de livro que todo mundo deveria ler
Um clássico que emociona a todos, mostrando a ternura de um menino sofrido!
amanda_57 31/05/2022minha estante
O livro é maravilhoso, não consegui ler as últimas páginas direito, pois estava chorando muito, pedi para minha mãe ler para mim!

Vanessa.Vicent 09/06/2022minha estante
É maravilhoso mesmo

deia 06/09/2022

"A vida não é nada sem ternura"
O que dizer desse livro a não ser quão tocante e significante ele é.
Toda a história consegue provocar discussões importantíssimas sobre como agressão nao é uma boa forma de se educar uma criança, como um lar familiar segregado prejudica o crescimento dessa criança e como um relacionamento bom e empático (como o de Portuga) faz diferença.
Espero que cada criança tenha um Portuga na vida que transmita a lição de que o mundo precisa de muita ternura e que isso é a melhor forma de se educar alguém, mesmo em situações extremamente dificultosas como na pobreza.

Natália 23/11/2021

Tocante
Esse livro nos faz rir e chorar na mesma proporção, é emocionante!
Zezé é uma criança levada e muito inteligente com uma sensibilidade incrível. Me fez lembrar bastante de algumas histórias que minha avó contava.
Sou apaixonada por livros narrados na perspectiva de crianças e com esse não foi diferente.

Danielle 04/02/2021

merece mais
Eu li esse livros anos atrás e nessa releitura usei audiobook. Foi meu primeiro audibook e que experiência incrível. As musicas citadas foram tocadas, tinha varias vozes, fiquei emocionada.

Eu amo esse livro, não consigo pensar em um ponto negativo. Me identifico muito com o zeze e sua infância. Tadinho, sofreu demais. Sou que nem a irma dele pedindo pro menino tao novinho parar de sofrer.

Hora gargalhadas, horas lagrimas. É um livro muito emotivo, ele mexe com você. Voce se conecta com o zeze de uma forma... você só quer ser amiga dele e falar com o pé de laranja lima kkkkk

Livro incrível e maravilhoso, um dos melhores da literatura brasileira SEM DUVIDAS por isso tão reconhecido mundialmente.

Carine 13/03/2022

Triste, emocional e perfeito
Esse livro é uma obra de arte trágica!
É angustiante ler essa narrativa de dor, abuso e sofrimento infantil (imaginar que essa é a realidade de muitas das nossas crianças dói demais).
Foi um livro pesado e poético ao mesmo tempo, não conhecia nada da história e foi uma surpresa incrível.
Esse livro merece toda a fama que tem, simplesmente perfeito, uma experiência literária que mexe com o leitor.

alinneasilva 08/02/2024

Esse livro me despedaçou. Ele é tão delicado mas ao mesmo tempo tão forte e doído, faz sentir tanto.
Zezé é o garotinho mais interessante que já li e acho que vai ficar no meu coração pra sempre. A jornada dele é triste e pesada demais pros ombros de uma criança, mas no fim é bom saber que apesar de tudo ele não perdeu de todo a ternura.
O final me fez chorar de verdade.
Vênus_Alice 09/02/2024minha estante
adorei a resenha

larissavitoriaos 09/02/2024minha estante
tão gostoso saber que você curtiu

Kah 18/06/2021

Minha nossa, que livro!
Eu tinha muita curiosidade para ler esse livro e foi uma experiência arrebatadora.
O meu pé de laranja lima tem uma história pesada, mas a narrativa, talvez por ter sido feita por uma criança é leve. Eu me emocionei e chorei algumas vezes. Com certeza um livro que merece ser lido.

Leila 09/02/2023

Meu pé de laranja lima
Depois de alguns anos "esquecido" na minha biblioteca, peguei "Meu pé de Laranja lima" para ler. Recordo-me vagamente de ter visto a novela quando era criança...
Como sofreu Zezé, uma criança de cinco anos que se achava "adulto" apanhando depois de suas artes... Chorei muito nos últimos capítulos...

Enfim, gostei da leitura...

dudaemg 24/08/2023

Dor
Esse livro dói, ele escancara a realidade da vida em um país pobre através da história de Zezé, um menino periférico que sente na pele logo cedo a força da pobreza.
Apanha da família, principalmente do pai, passa fome e é negligenciado mas faz amizade, através da imaginação, com um pé de laranja lima.
Em uma de suas travessuras se aproxima de um português que vive bem financeiramente porém longe da família e que começa a tratar Zezé como se fosse seu filho, dando amor, comida e afeto; os dois cultivam ao longo da história uma linda amizade.
Após uma tragédia, Zezé perde boa parte de sua inocente imaginação de criança e começa a ver a vida outra perspectiva ao conhecer outro tipo de dor além da física e a da fome. Ele, em meio uma crise de tristeza, diz: "Já faz uma semana que cortaram meu pé de laranja lima".
Um livro da nossa literatura que mudou minha visão sobre alguns assuntos, chorei tanto lendo que senti falta de ar.
Pêpe 24/08/2023minha estante
O livro da minha infância ?

Rafael1842 27/02/2024

Estava com uma ressaca literário, e esse livro me ajudou a sair.
Mas agora invés de ressaca estou com depressão.
Cilene 27/02/2024minha estante
Compreensível?