O Clube P.S. Eu Te amo

Melhor que o Original!!
O clube PS: eu te amo
Autora: Cecelia Ahern
Classificação: ??????????

?Odiar dar adeus não justifica a permanência. E temer dar adeus também não justifica ir embora primeiro.?

Ah, Holly, passaram-se 07 anos e você não me desapontou. Como eu tinha resenhado em PS: eu te amo, você se tornou um ser humano melhor após a morte de Gerry e o clube PS: Eu Te Amo é a prova disso. Holly deixou suas angústias e medos de lado e sete anos depois ela realmente seguiu os conselhos deixados nas cartas de Gerry e tomou as rédeas da sua vida. Sua jornada com os participantes do clube PS: Eu Te Amo fará Holly perceber que pode fazer por outras pessoas aquilo que Gerry fez por ela: criar raízes e dar asas. Um livro engraçado, triste, bem humorado e com uma mensagem muito interessante que nos faz ver essa passagem de mundos com um outro olhar. Enfim, Holly renascida das cinzas como uma fênix, melhor do que nunca!

Sinopse: sequência de P.S: eu te amo. Aqui encontramos novamente Holly sete anos após a morte de Gerry e seis anos após a leitura da última carta deixada por ele. Holly trabalha com sua irmã Ciara e tem um namorado, Gabriel, com quem está indo morar. Após gravar um podcast contando a história das cartas deixadas por Gerry, Holly é procurada por um grupo de pessoas, todas doentes terminais que fundaram o Clube PS: eu te amo, que pede ajuda de Holly para deixar mensagens póstumas para seus familiares e amigos. Mas será que Holly estará disposta reviver toda a dor, incertezas, e saudade que retornarão com esta experiência?

Leticia 16/10/2023

Lágrimas rolaram
Que história emocionante! Chorei muito com esse livro. Ginika era tão nova, mas sofreu tanto. Achei a história dela linda, e o quanto ela foi forte em confiar sua filha a desconhecidos. Que história inspiradora! Amei demais

Fernanda631 05/07/2023

O Clube P.S. Eu Te amo (P.S. Te Amo #2)
O Clube P.S. Eu Te amo (P.S. Te Amo #2) foi escrito por Cecelia Ahern e foi publicado em 10 de outubro de 2019.
Antes de morrer, Gerry deixou para a esposa uma série de cartas que deveriam ser abertas mensalmente, de forma a ajudá-la a encarar o primeiro ano após sua partida. Agora, seis anos depois de Holly ter lido a última carta, ela é obrigada a reviver seu passado doloroso: ao participar de um podcast contando sua experiência com o luto, ela inspira um grupo de pacientes terminais a fundarem o Clube P.S. Eu Te Amo, a fim de prepararem mensagens para seus entes receberem-nas depois que eles morrerem. Eles pedem a ajuda de Holly, mas ela sente que, se aceitar, estará se arriscando a voltar para um lugar ao qual ela não mais pertence.
Diferentemente do primeiro livro, O Clube P.S. Eu Te Amo é narrado em primeira pessoa, fazendo com que eu me sentisse ainda mais próxima de Holly. Algo que me agrada nessa história é o fato da protagonista não ser idealizada, o que significa que ela nem sempre faz as melhores escolhas ou age da forma mais simpática. Ela sofre, erra, aprende e busca seguir em frente de acordo com o que é capaz de lidar em cada momento — e isso nos dá uma sensação de conforto enorme, já que é sempre positivo encontrar uma representação tão humana de alguém.
Claro que a vida não é a mesma após perder o marido, mas Holly de algum jeito conseguiu seguir com a sua e se estruturar. Agora ela trabalha com a irmã em um antiquário, pedala pela cidade de Dublin (exercício físico foi uma das “tarefas” deixadas por Gerry) e está quase se mudando para a casa de Gabriel, seu namorado há dois anos. Até que aparece o projeto do Podcast sobre luto e Holly descobre que as feridas não estavam tão curadas quanto ela pensava.
O mais legal é que Holly não é apresentada como uma super mulher que venceu o luto e está disposta a compartilhar sua experiência, tipo “olha pra mim, perdi o marido e tô de boa”. Ela é apresentada em toda sua humanidade, cheia de medos, dúvidas, conflitos, egoísmo x altruísmo, sua segurança em xeque para ajudar pessoas que ela nem conhece.
Ao receber um cartão intitulado Clube P.S. Eu te amo, Holly sente que até essa frase pertencia a ela e ninguém poderia usá-la. O conflito entre um marido morto e um namorado vivo demonstram bem o que se passa em sua mente: afinal, ela deve embarcar em um novo futuro ou se apegar a um passado imutável?
A morte e o luto ganham uma nova abordagem na escrita da Cecelia, tão simbólica e verdadeira quanto no primeiro livro. A morte não é um assunto novo na literatura (nem na vida, diga-se de passagem), no entanto, é algo pelo qual muitas pessoas não querem passar, mesmo sendo a certeza de que todos, independente de idade, classe social, país de origem ou o que quer que seja, um dia irá enfrentá-la.
Ao conhecer a experiência das cartas pós-morte do outro lado, Holly pode mergulhar no universo de Gerry e entender melhor o que estava na cabeça dele. E ao conhecer Gerry, ela se autoconhece e se abre para um mundo de possibilidades tão inimagináveis quanto surpreendentes. A narrativa em primeira pessoa torna tudo ainda mais emocionante.
Além disso, descobrimos mais fatos sobre o relacionamento de Holly e Gerry, o que é bem legal. Por exemplo, como eles se conheceram e quando a morte passou a “fazer parte” da história deles enquanto casal. E de um modo muito sutil e delicado, seguimos amando Holly e Gerry enquanto também seguimos amando Holly e Gabriel.
A autora mescla diversão e emoção na escrita com habilidade, trazendo passagens ora mais sensíveis, ora mais divertidas. O humor suaviza o tema do luto e torna a leitura mais leve, sem deixar de ser comovente e inspiradora.
A morte é tratada em O Clube P.S. Eu Te Amo sob um olhar cuidadoso. Cecelia Ahern aborda, sim, as dificuldades e dores, mas, para além disso, faz da morte um estágio da vida a que todos nós estamos sujeitos.
Eu adorei ver personagens diferentes lidando com o enfrentamento da morte a seu próprio modo. Dessa maneira, a autora conseguiu justificar a existência da continuação: a atitude de Gerry e, em consequência, a compreensão de sua morte, é ressignificada aos olhos de Holly.
Com isso, temos também o outro tema do livro, ligado às constantes mudanças da vida. Estamos nos transformando e sujeitos às transformações o tempo todo e, para cada final de ciclo, há um novo começo.
E é claro que, como toda boa continuação, O Clube P.S. Eu Te Amo também proporciona reencontros. Além de matar as saudades de um dos casais que mais gosto, pude também me encantar ainda mais por ele, já que Cecelia Ahern nos presenteia com mais memórias da vida conjugal de Holly e Gerry, inclusive de momentos da adolescência de ambos. Foram passagens que me fizeram sorrir, chorar e me sentir ainda mais apaixonada pela história dos dois.
Também, adorei reencontrar os demais personagens, especialmente pela passagem de seis anos em relação ao fim do primeiro livro. Dessa forma, o núcleo principal é mais velho do que o comumente encontrado em livros de romance, o que possibilita que sejam demonstrados temas e problemáticas mais típicos de uma fase da vida mais amadurecida.
Por fim, vale dizer que O Clube P.S. Eu Te Amo tem, sim, sua dose de um novo romance, uma vez que Holly está em um relacionamento — e que é afetado por tudo aquilo que ela vive ao longo do enredo. Porém, o foco da história está na protagonista, em seu amadurecimento e constante processo de superação. Assim, virei a última página completamente emocionada.
Além do livro ser delicioso de se ler, traz os ingredientes na medida certa para divertir e tocar, o que fez dessa uma das minhas leituras mais inspiradoras do ano.

Camilla296 09/03/2022

A continuação que eu não sabia que precisava
Bem, confesso que só soube desse livro pela notificação da Amazon porque havia acabado de ler P.S. Eu te amo e ele avisou sobre esse livro. E eu agradeço demais por isso!

Foi lindo rever Holly depois de tanto tempo e como ela refez a vida dela, o Gabriel é um AMOR e o clube é SIMPLESMENTE PERFEITO.

Só leiam, vale muito a pena reencontrar esses personagens e eu estou muito feliz e de coração quentinho pós esse livro.

Isabelalalala 26/06/2022

Classifiquei como "bom" porque ele é. A história individual dos personagens são muito emotivas, o desenvolvimento do projeto do clube é gostosinho de acompanhar e o passado com o Gerry é incrível, choros e risos, minhas partes favoritas??
Esse livro tem falas marcantes e que quem já passou pelo luto, sente. Recomendo tanto por esse aspecto sobre a vida quanto pelo passado dela com o Gerry (não gosto do gabriel mesmo e dai), um romance trágico, mas lindo.
Não classifiquei como "muito bom" ou "perfeito" porque achei a narrativa meio corrida no final, poderia ter focado em outros aspectos, assim, não teria ficado "perdido" no fim. Teria sido até mesmo mais emotivo se não fosse tão direto e resumido.
Shaw 03/07/2022minha estante
Concordo completamente, e tbm tenho um pé atrás com Gabriel. Kskskskss

Isabelalalala 04/07/2022minha estante
ACHEI QUE EU ERA A ÚNICA QUE NÃO GOSTAVA DELE me senti acolhida

Livros da Julie 18/07/2022

Aprendendo e ensinando a lidar com a morte e com o luto
-----
"Mire na lua, porque, mesmo se errar, vai acertar as estrelas."
"Em um segundo, quase 2,5 milhões de e-mails são enviados, o universo se expande quinze quilômetros e trinta estrelas explodem, uma abelha pode bater as asas duzentas vezes, a lesma mais rápida do mundo viaja 1,3 centímetro, objetos caem quase cinco metros, e um “Quer casar comigo?” pode mudar uma vida. Quatro bebês nascem. Duas pessoas morrem. Um segundo pode ser a diferença entre vida e morte."
"Problemas são caçadores excelentes, com narinas atentas e dentes afiados; seus órgãos sensoriais especiais garantem que não exista lugar onde se esconder."
"Aleatoriedade e coincidência colidem e sincronizam dois indivíduos que até então se repeliam, e eles se percebem atraídos como por uma rede elétrica. Amor; tão natural quanto o movimento das placas tectônicas, com resultados sísmicos."
"Seres humanos têm um apetite insaciável por riqueza, status e poder, porém, mais do que tudo, somos famintos por amor."
"Em um mundo com infinitas possibilidades, (...) não há fim para as perdas que podemos enfrentar, mas também não há limite para o conhecimento e crescimento que vêm dessas perdas e apesar delas."
"Talvez não seja a morte que nos enfureça ou assuste, mas o fato de que não temos controle sobre ela."
"Palavras significam vida."
"Odeio despedidas, mas elas nunca são um motivo para ficar."
"Você só pode perder aquilo a que se apega."
"para cada adeus, houve um olá."
-----
O clube P.S. Eu te amo foi o segundo livro do Projeto Lendo Cecelia Ahern (#LendoCeceliaAhern), promovido pelas @batidasliterarias e @resenhasdealgodao, e é o uma continuação do primeiro livro da autora, adaptado para filme: P.S. Eu te amo.

Sete anos depois da morte de Gerry, Holly acha que sua vida finalmente entrou nos trilhos. Ela começou a trabalhar na loja de sua irmã Ciara e está prestes a ir morar com seu namorado, Gabriel.

No entanto, uma inocente participação no podcast promovido pela irmã, contando sua experiência com o luto pelo falecido marido e com as cartas que ele enviava, desencadeia a criação de um "Clube P.S Eu te amo" por um grupo de pessoas que querem fazer algo semelhante por suas famílias. Ao ser procurada para auxiliar na execução dessa iniciativa, Holly se vê envolta em toda a sorte de confusões, rodeada por um turbilhão de indecisões e incertezas.

Este livro é praticamente um segundo volume do primeiro, pois estamos na mesma história. Vemos que Holly não conseguiu se desvencilhar totalmente de sua ligação com Gerry. Mesmo depois de sete anos, ele não representa apenas uma bela lembrança de dias felizes. Ela se permitiu parar de pensar o tempo todo sobre ele, porém ainda sente o peso de sua morte. Há dias bons e dias ruins, mas ela ainda não conseguiu seguir a vida de forma plena, sem estar atrelada à casa e a mil recordações. Ela ainda se sente presa, amargurada, enlutada. A dor ainda é forte.

O clube P.S eu te amo é um livro mais sério e introspectivo. Holly continua se atrapalhando em várias situações e também tem ótimos momentos com família e amigas, mas sua história pré e pós-Gerry é revivida em detalhes e usada como pano de fundo e exemplo para uma conscientização sobre doenças degenerativas e incuráveis e um debate mais profundo sobre vida e morte, negação e aceitação.

Mais uma vez Cecelia nos traz uma história bonita e emocionante. A autora nos guia pela jornada de autocompreensão e autodescoberta de Holly, com quem refletimos e aprendemos sobre o valor das relações e a importância de aproveitá-las ao máximo, enquanto é possível.

Lembro com carinho de um colega querido que faleceu e penso no quão difícil é lidarmos com a morte. Para aqueles que já acompanharam e vivenciaram o lento processo de uma doença terminal, a leitura de O Clube pode ser demasiadamente triste e dolorosa. Mas as belas lições de amor, empatia e compaixão deste livro fazem valer a pena cada palavra e as muitas lágrimas.

site: https://www.instagram.com/p/CgAk8yJrYYw/

Uraninho 03/09/2022

P.S Vejo você depois?
"... Porque não importa quão caótico o mundo seja, todos precisamos dos nossos esconderijos, ou é impossível ouvir os próprios pensamentos."

Que livro perfeito e reflexivo. Ele me fez ter uma visão diferente sobre a vida e sobre a morte, sobre quão importante é fazer algo bom para quem amamos.

A história de superação após a dor é muito boa, eu amei e leria de novo.

Anne483 04/07/2023

Eu assisti o filme primeiro, porque minha mãe ama. Chorei muito, um tempo depois peguei o livro emprestado da irmã de um amigo meu, li en cerca de três dias, eu amei, é incrível e perfeito, é diferente do filme, mas acredito que é melhor (mesmo assim, recomendo o filme também porque é muito bom).

Julia 12/10/2022

Enquanto vivemos, também morremos; cada segundo que se passa vivendo é um segundo mais próximo do fim.??????

Cris 21/10/2022

Uma sofrência sem fim mas ótimo.
Muita reflexão sobre a morte e sobre como lidar com ela e como cada um tem seu jeito.

Ana ju 09/11/2022

Promoção
Bom, confesso. Comprei porque tava 15 reais, não sabia que avisa um livro antes desse, então meio que fiquei perdida no começo da história.
Mas o livro é bom, gostei até.

Samilly.Silva 30/11/2022

Acredito que por ter começado a ler o livro com tanta expectativa eu esperava mais da história. Porém é uma jornada bacana.

P.S Vejo você depois ...