Seu Paciente Favorito

Seu Paciente Favorito Violaine de Montclos

Resenhas -

klara. 17/04/2024

Incrível como a psicanálise é maluca, tem tanta coisa pra entender e as vezes surge a dúvida se tudo aquilo realmente faz sentido

gevicente 17/04/2024

Esse livro foi uma maravilha, adorei conhecer as histórias. É uma leitura tranquila para vc conhecer um pouco da psicanálise com uma escrita de fácil compreensão. Algumas histórias te tocam mais do que outras, mas o conjunto da obra é maravilhoso.

Miih.Ramos 23/01/2024

Acredito que o nome sugerido no prefácio, algo como "seu paciente fundador", faça ainda mais sentido para a história.
É um livro curto e breve, mas cheio de conteúdo sobre pacientes que, em sua maioria, representaram uma espécie de espelho da história e questões dos próprios analistas. É rápido e muito gostoso de ler, traz alguns conceitos de psicanálise apenas de forma superficial, o que possibilita a leitura para aqueles que não a estudaram e sendo ainda mais proveitoso para aqueles que estudam psicanálise.

Bi Bueno 22/12/2023

Se paciente favorito
Apaixonada pela psicanálise, eu adora esses livros de relatos de tratamento de pacientes. A gente aprende tanto com eles no nosso próprio processo de análise.

Lara 03/12/2023

Pretendo estudar psicologia e obviamente não tenho como falar com propriedade de nada mas gostei muito desse livro. principalmente do relato da psicóloga que tratou do bebê(!)
sempre é bom ler sobre outros psicólogos e sobre esse espaço tão privado que é a terapia

Vitorin 26/11/2023

Gosteii mass
Gostei muito das histórias e me fizeram pensar bastante mas queria um pouco mais de profundidade num geral, poderia ter sido mais desenvolvido.

Michelle 13/11/2023

Um livro belíssimo e delicado, que conta histórias dos pacientes que mais marcaram cada analista. Nos fala sobre a dificuldade e a aposta desse caminho que é ser terapeuta, moldar e se deixar moldar pelos pacientes.

Carla 10/09/2023

Muito bom!
Muito bom! Histórias interessantíssimas é muito bem escritas! Recomendo esse livro para os colegas psicólogos e psicanalistas.

Mark 06/09/2023

Casos simples - Casos densos: uma variante de intecidades
Achei esta obra interessante, mas não impecável.

A autora nos apresenta uma coletânea de casos clínicos de 17 psicanalistas, nos quais eles relatam um caso que mais os tenha marcado durante a profissão. Esta é a premissa do livro.

No entanto, eu acreditei ser um detalhamento do quadro do paciente, suas relação com o psicanalista e como foi todo o processo de análise de modo detalhado. Porém, não é exatamente assim.
Embora a estrutura da ideia seja algo similar a isto, em alguns casos senti uma certa superficialidade nos casos e uma distância da história de fato.

Tirando este pondo - a falta (para mim) de mais detalhes que poderiam enriquecer o entendimento da real dimensão de alguns dos problemas dos pacientes e analistas - o livro é bom de se ler, apresenta interessantes casos que em alguns momentos me fizeram ficar encarando a janela do ônibus e pensando "meu irmão, a mente é uma parada doida, né?" hahaha

Se recomendo o livro? Para quem gosta do tema e já tem alguma base mínima sobre a área, sim. Aos não familiarizados, não sei se seria uma leitura cativante.

Baconzitas 24/07/2023

Capítulos curtos, bem escritos, curiosos e possíveis de compreender

Entretém e reaviva a potencialidade da clínica psicanalítica

Maria6245 20/07/2023

Bom livro
Neste livro a autora, que é uma jornalista francesa, traz em cada capítulo o resultado de uma pesquisa relatando a história de 17 analistas contando sobre o paciente que mais causou impacto em sua prática clínica.

A autora traz a dinâmica da clínica com seus processos de transferência, contra transferência, contradições e construções revelando as tramas individuais vivenciadas em uma análise.

O livro é bom, mas a leitura não foi muito fluida para mim. Pretendo futuramente voltar a ler para realmente compreender se li no momento mais oportuno de entendimento, compreensão ou se realmente não me atravessa.

Alisson.Santos 07/07/2023

Me fez lembrar sobre por que escolhi não só a psicologia, mas a psicanálise em si
Esse livro que comecei a ler de forma despretensiosa se tornou um dos melhores desse ano. Ele conta com 17 história de psicanalistas diferentes sobre pacientes que marcaram suas vidas. Todas as histórias brilhantemente narradas pela jornalista Violaine de Montclos são simplesmente tocantes, e identificáveis, mesmo se você nunca foi numa psicoterapia na vida. Mostra a humanidade da clinica, e também sua seriedade e incertezas. Mostra seu impacto e sua importância. Mesmo que a insegurança trazida na posição de psicoterapeuta/psicanalista seja eterna, esse livro conseguiu me fazer entender por que precisa ser assim, e como isso pode ser precioso. Me fez lembrar das minhas motivações na psicologia, e agora sinto que realmente estou onde eu deveria estar, pois como diria a pequena Élise, paciente de 7 anos de Bernard Golse: "É evidente, é sua profissão, só isso". E é isso, é "só isso", e isso é libertador.

Caroline.Michel 12/04/2023

Seu paciente favorito: A arte do encontro
Este livro traz em cada capítulo o relato de um psicanalista sobre o paciente que mais marcou a sua trajetória profissional.
Uma leitura leve que traz muitas reflexões acerca da Psicanálise, mas principalmente, sobre o poder do encontro.

Eu sou eu, tu és tu. Ao nós encontramos, continuarei sendo eu e tu continuaras sendo tu, mas já, não seremos os mesmos.
Relações transformam.

jade 13/03/2023

"às vezes, é ao não querer curar a qualquer preço...
... que se abre a via da cura."

gostei bastante. é curtinho, apenas cerca de 150 paginas. adoro ler sobre/fazer psicanálise, então indico muito pra quem tem afinidade com o assunto. são 17 histórias bem "superficiais", mas muito interessantes e singulares. muito massa ver a relação e o impacto dos pacientes nos psicanalistas e as transferências que ocorrem no divã.

Natalia 29/01/2023

Um descanso de teoria
Para quem busca uma leitura de descanso de livros mais técnicos mas ainda dentro do tema analítico, esse é um que cabe bem por trazer relatos de psicanalistas sobre os pacientes que mais o marcaram. A autora não é da área e deixa claro na introdução que sua escrita não tem a intenção de ser fluída (afinal, nem a análise de quem trabalha com isso é), como uma representação do que acontece na clínica real, ela relata seu entendimento sobre as histórias que escuta e tocam na alma.