Mindset da Disrupção

Mindset da Disrupção Charlene Li

Resenhas -

Carla.Zuqueti 22/09/2021

Mindset da Disrupcao
Já escutaram aquele ditado que diz que o que nos trouxe até aqui não vai nos levar até a próxima fase?

É sobre isso que fala Charlene Li no livro ?Mindset da Disrupção?.

A disrupção não cria crescimento. O crescimento exige a disrupção. O crescimento inovador surgiu da habilidade excepcional de vislumbrar o futuro e usar todos os recursos da empresa nesse sentido.

Não basta manter os clientes atuais, mas mirar nos futuros clientes: quais suas necessidades e como despertar-lhes o interesse no que temos a oferecer.

Mas para isso, a empresa precisa estar pronta para passar de fase: abandonar velhos hábitos, enxergar novas oportunidades, ter a mente aberta o suficiente para seguir um novo caminho.

A cultura da empresa precisa ser sólida ao ponto de contar com a força da equipe, e flexível para aceitar novos desafios e nova forma de pensar.

?A cultura determina a proporção da transformação.?

Para isso é preciso um ambiente seguro e inclusivo, com abertura, liberdade e agilidade. É isso inclui ser um ambiente tolerante aos erros. Só não erra quem não tenta.

Acredito que essa seja uma das maiores lacunas em nossa forma de trabalhar. Somos pouco tolerantes a erros de aprendizado. Mas sem eles, é impossível inovar.

?Invista em e desenvolva as habilidades extrassensoriais de seus funcionários. As pessoas não desenvolvem um ?sexto sentido? para detectar oportunidades sem prática e apoio.?

Por fim a autora conta com a ajuda de três elementos base das empresas para alavancar a mudança:

Estrutura: coluna vertebral Define as relações de poder no local de trabalho

Processos: sangue. Qualquer coisa que possa ser captada e anotada e reproduzida.

Tradição: alma. Conjunto de comportamentos e conhecimentos.

É um livro muito bom, acredito que todos já passamos por momentos onde nossas empresas mudaram o foco e nós, como líderes, precisamos conduzir a equipe por novos caminhos. Com exemplos de diversas empresas bem sucedidas nesse processo, Charlene Li nos mostra como é possível.