Odisseia

Odisseia Homero
Frederico Lourenço

Resenhas - Odisseia

Luciano 06/05/2023

Estou surpreso com o tanto que eu curti essa leitura. principalmente dps da péssima experiência que eu tive tentando ler Os Lusíadas.

bardo 16/05/2021

Ainda que seja um texto menos prolixo do que a Ilíada, ainda assim a Odisseia não é um livro que exatamente agradará um leitor muito cru; salvo os incidentes mais conhecidos e que mesmo os que nunca leram o texto conhecem como por exemplo a mortalha de Penélope ou o caso do Cavalo, que é descrito aqui e não na Ilíada. A despeito desses episódios o texto se detém em diversos episódios desinteressantes, tediosos até antes de chegar ao clímax do retorno de Odisseu. Segue-se então o epílogo que a despeito de uma cena comovente termina de forma bastante abrupta.
Claro não se pode negar a importância do texto dada a sua influência gigantesca, mas está longe de ser uma leitura totalmente prazerosa e talvez parte do problema seja que com a tradução o texto perca sua musicalidade original, além de que me parece certos assuntos do poema remetam a valores que hoje não nos sejam tão caros. É gritante a preocupação com a hospitalidade, tema que no poema torna-se até mais relevante do que o tema da fidelidade. Fidelidade, que no entendimento do Poeta é um conceito bem elástico, afinal Penélope mantem-se casta a espera do esposo, enquanto este a despeito de seu inabalável amor não se furta aos prazeres da carne em seu longo exílio. Outro ponto que chama a atenção é que Odisseu não é exatamente bom, sua alcunha o "dos mil ardis e dolos" não deixam dúvidas de que sua moral é no mínimo flexível. Aliás um dos trechos mais interessantes do poema é quando ele e Atena dialogam e o elogio da deusa para ele é de que ele era o mais ardiloso dos mortais só sendo sobrepujado por ela a mais ardilosa das deusas.

laricanrs 20/08/2021

Comecei esse livro por causa de uma atividade da faculdade que era com ele (faço letras) e no começo foi um sacrifício. Eu nunca tinha lido nada do tipo e não conhecia essa história, então foi bem difícil, mas com o tempo a gente vai se acostumando com a narrativa e se apega a história. Acaba se tornando uma leitura incrível.

A narrativa desse livro é extremamente confusa pela questão da ordem cronológica, ela começa pelo presente e depois volta pro passado e fica nesse vai e vem, então é bom prestar atenção ao começar ou ler algo sobre esse livro antes para já estar preparado. Mas indo ao que interessa, esse livro trata inteiramente sobre a jornada do Odisseu/Ulisses depois da guerra de Tróia (Ilíada), todos voltaram para casa, mas ele ficou perdido nos mares por 20 anos. Então a história gira em torno de todas as coisas que aconteceram com ele durante esses anos, as coisas que aconteceram em Ítaca com a sua ausência e como sua mulher e seu filho estão.
É uma história bastante machista levando em conta a época de que veio, então em alguns pontos é bastante cansativo ver a forma que a mulher é tratada. Mas focando no personagem principal, o Odisseu é muito inteligente, mesmo não sendo o melhor dos homens em questão de caráter, é incrível ver como ele se safa de todas as coisas que aparecem pelo caminho e mais ainda como ele da o nome dele em todas as situações, a determinação que ele tem em voltar pra Ítaca mesmo depois de a imortalidade ter sido oferecida para ele.

Eu recomendaria essa história para todo mundo, acho que é uma experiência incrível pra quem já gosta e tem o costume de ler todo tipo de livro, principalmente quem gosta dos gregos. Para mim foi inovador e não me arrependo, acredito que não existe leitura no mundo que eu não leria depois de Odisseia.