Reflexos do passado

Reflexos do passado Paola Aleksandra

Resenhas - Reflexos do passado

Jé Barros 22/10/2020

Sensível
Meu primeiro contato como a Paola escritora e posso dizer que adorei.
A escrita dela é maravilhosa e bem fluida.
Sobre a história, é bem emocionante e vejo a cara da Paola como se ela colocasse as próprias incertezas e medos associado à outra personagem. O covid veio pra acabar com muita coisa, vidas, sonho, lazer, prazeres... não estou gestante mas meus medos e pesares são similares ao de Cecília, achei tudo muito emocionante da forma que Paola retratou este momento e por mais que seja curtinho deixou muitos de coração quentinho.

Jaqueline Lima 12/06/2021

2° novela que leio da autora.
Acompanho o trabalho da Paola no Youtube e gosto muito dela.
O que ela fala sobre lermos mais autores contemporâneos nacionais me toca muito, sabe?
Porque de fato, nós não consumimos muito esse tipo de literatura, temos certo "pré-conceito".
Eu já tinha lido O Roubo antes desse e gostei mais dele do que dessa novela.
Mas a gente também tem que ver o contexto em que ele foi escrito, né? Paola com uma bebê recém-nascida, logo no começo da pandemia...
Eu acho que vale a pena a leitura se você quer conhecer o trabalho da autora.
O livro deixa uma mensagem de esperança, mas para mim não foi nada demais.
Porém, é uma novela, você lê em um dia.

Gio 18/07/2020

Esperança de um futuro
Foi tão bom ler algo que acalmou meu coração... Esse livro trouxe a esperança de um futuro pós pandemia, além de trazer representatividade, assuntos complexos como maternidade e também explorar um pouco da ditadura no Brasil.
E claro, mostrando a força da mulher em todas as gerações!
Amei!

Patricia Milani 30/04/2022

A Paola escreve muito bem, apesar de ser uma narrativa curta os personagens são bem descritos e a história boa? Essa ideia de trazer as cartas da avó montando esse paralelo casou muito bem. Trás várias reflexões e no final nos aquece o coração.

Rafa 26/08/2020

Pandemia
Acomodamos Cecília, uma mulher que está grávida e isolada durante a pandemia. Agora ela se vê longe da família e dois amigos e completamente preocupada com a saúde de sua filha que está prestes a nascer.

O livro é bem curtinho e por isso foi bem rapidinho de ler. Em menos de uma hora eu já havia terminado.

Pelo livro seu curto eu não me apeguei emocionalmente aos personagens. Apesar de haver empatia com a Cecília eu não me envolvi em suas causas.

Letícia 14/02/2021

A Paola tem um jeito bem característico de escrever, ela Sempre busca firmar a história em aprendizados e esperança. Como noveleta, acho que ela contemplou bem a pandemia e a maternidade. Enxergo muito como ela usou a sua própria experiência para contar a história da Cecília

Jamily 08/08/2020

Esperança
Se eu tivesse que que definir essa novela com uma palavra, seria com certeza: ESPERANÇA.

Nessa novela vamos conhecer a Cecília, uma mulher que mora sozinha em São Paulo e que está prestes a dar a luz a uma linda menina... Mas existe algo que inquieta o coração dessa mãe... Ela vai passar pelo parto sozinha em meio ao covid-19 e, isso assusta MUITO nossa mãe de primeira viagem.

Porem, ela encontra em meio aos diários da avó e lembranças de um Brasil antigo forças e acima de tudo esperança pra viver seus dias e dar o melhor de si para essa nova vida sendo gerada em seu ventre.

É uma história incrível que deixa nosso coração super quentinho!! Amei amei amei. Simplesmente amo a Pah

Helo. 14/01/2021

Recomendo para quem está querendo ler dramas familiares, esse se passa em meio a pandemia

Daniela 15/02/2021

Singelo
Tocante e pra quem acompanha a autora nos faz lembrar dela e da pequena Júlia!!!

Tatiane206 17/07/2020

Incrível
Simplesmente maravilhoso sem palavras ??
Apaixonante do início ao fim

Juh 09/12/2020

Esse livro foi muito gostoso de ler, leve, fácil e rápido. Ótimo para passar o tempo e sair de ressaca literária, o enredo é muito legal e o livro tem várias citações para guardar na memória ?

Carla Andrade 01/10/2020

Trecho do Livro
💕 "Ao fundo, a voz do Chico Buarque ecoa em meus pensamentos:
Apesar de você
Amanhã há de ser
Outro dia."

Gabriel Dias - @Done.em 24/07/2020

Reflexos do Passado
Ser confrontado pelos seus maiores medos é a temática que reina no novo conto do projeto “Pela Janela de casa”. Cecília esta gravida em meio a pandemia, ela se afastou de sua família para trabalhar e estudar em São Paulo, e está sozinha na quarentena, apenas o barulho interno e o da televisão do vizinho.
⠀⠀⠀⠀
Desta forma todos os medos em relação a maternidade afrontam ela frente a frente, além de ser enfermeira e ter todo seu círculo social na linha de frente da situação, ela irá lidar com a ideia de gerar e ser responsável a uma nova vida, mas acima de tudo irá se redescobrir nas suas linhagens, no passado de sua avó que com um diário, relata sua história, até então desconhecida por ela, que mostra a força da sua ancestral, mas principalmente a resiliência em meio ao caos.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Eu poderia apontar muitas qualidades nesse conto, e apenas um defeito - o simples fato dele ser curto demais. Paola cria uma narrativa que nos abraça e nos faz ficar imerso a temática, com o desejo de ver mais desta família. Acredito que acima da maternidade o livro traz muitos questionamentos sobre ser mulher e enfrentar “as barras” da vida, neste caso a autora traz a relação da covid-19 e a ditatura militar, em meio de relatos que intercalam o passado e o presente, finalizando ainda em uma proposta de futuro.
⠀⠀⠀⠀
Um dos aspectos que sempre me fazem admirar uma obra é o desenvolvimento dos personagens, e é incrível como Cecília tem uma evolução imensa em tão poucas páginas, gosto das situações que são criadas, a sensação da busca pelo pertencimento que a protagonista tem, e como essa descoberta ira moldar e influenciar diretamente a sua gestação, a forma que personagem encontra força onde nem imaginaria ter, e a relação como sua família, mesmo distante fisicamente irá lhe ajudar.
⠀⠀⠀⠀
Um conto extremamente pessoal, que traz as relações afetivas de forma direta, nos conecta a aquilo que é importante e principalmente nos faz refletir sobre o que queremos para o futuro.
⠀⠀⠀⠀
“Enquanto eu nutro minha filha com tudo o que sou, ela também me alimenta com tudo o que poderá ser”.

site: https://www.instagram.com/p/CDASGxiDg4f/