The Lives of Saints

The Lives of Saints Leigh Bardugo

Resenhas - The Lives of Saints

Queria Estar Lendo 28/01/2021

Resenha: The Lives of Saints
The Lives of Saints foi uma das minhas escolhas de leitura para a #MLV2021. Esse é um dos muitos títulos da Leigh Bardugo expandindo seu universo Grisha e, como todos até agora, perfeito em toda a sua concepção.

The Lives of Saints segue a mesma fórmula de The Language of Thorns, dando espaço para as histórias de santos famosos da cultura Grisha. Figuras que passaram por grandes provações e, com a magia e a benção dela, realizaram grandes feitos.

Tais feitos renderam para cada uma das figuras suas respectivas lendas; algumas trouxeram glória e alegrias para seus realizadores. Mas a grande maioria rendeu sinas terríveis e, por isso, tais personagens se tornaram Santos.

Assim como a gente vê no fanatismo que a Alina enfrenta ao mostrar seus poderes Conjuradora do Sol, aqui temos relatos fantasiosos, mas macabros sobre os destinos de outras tantas figuras responsáveis por feitos chamados de "milagres" - e caçados como tais.

O livro em si é muito rápido, entregando uma leitura dinâmica com pequenos contos sobre cada Santo e Santa que passou por todas as terras. Dois em especial, que aparecem lá no fim do livro, são conhecidos e consequenciais ao final da Trilogia Grisha, o que tornou impossível não vibrar e surtar lendo suas histórias.

A edição é uma das mais bonitas que já tive a alegria de ter na estante, com um acabamento em couro sintético que faz parecer aqueles livros antigos de histórias fantásticas. Os entalhes dourados e a tipografia também contribuem para tornar essa obra uma que poderia facilmente ter saído do universo Grisha.

Cada relato sobre os Santos também vem acompanhado de ilustrações riquíssimas feitas por Daniel J. Zollinger. É uma pena a gente não ter esse livro aqui no Brasil ainda, mas quem sabe a Editora Planeta não traga pra cá - já que tem os direitos de publicação de tudo do universo Grisha.

No mais, The Lives of Saints foi um "oi, senti saudade" pras histórias da Leigh Bardugo, enquanto me preparo para a chegada de Rule of Wolves e o adeus temporário a toda história iniciada com a Alina e sua conjuração do sol.

site: http://www.queriaestarlendo.com.br/2021/01/resenha-lives-of-saints-leigh-bardugo.html

Lauraa Machado 29/12/2020

Maravilhoso
Este livro é perfeitamente o que ele precisa ser. Conta as histórias de santos diferentes da religião de Ravka, Kerch e outras pessoas pelo mundo Grisha, e elas são como eu esperava: inteligentes, mágicas e nem sempre com finais felizes! Como eu já conhecia a história da Alina e do Darkling, gostei de ver lendas sobre os dois que não faziam parte da trilogia Sombra e Osso.

A edição é simplesmente maravilhosa, as ilustrações são incríveis e este é de longe o livro mais bonito da minha estante! Definitivamente um volume para colecionadores e apaixonados pelo universo Grisha (como eu!).

Bia 06/10/2021

As crenças do grishaverso
"? Você sabe qual o problema com heróis e santos, Nikolai? ? perguntei, fechando o livro e andando em direção à porta. ? Eles sempre acabam mortos."
Esse trecho de Sol e Tormenta descreve bem o livro da vida dos santos. As histórias dos santos em que os habitantes de Rakva, Fierdja, Shu Han, Novy Zem e os arredores acreditam, para quem rezam, a quem chamam nos momentos de necessidade.

Nathalia184 23/04/2021

Um prato cheio para quem conhece bem o universo grisha.
Interessante ver um pouco mais de cada santo e vendo seus feitos serem contados com mais detalhes ?

Le Foltran 03/10/2022

o livro que Alina ganha para entender sobre os santos.. eu realmente não ia gostar da possibilidade de ser tratada como Santa também

julha 30/04/2021

São contos curtíssimos e até que fáceis de ler, mas confesso que não aguentaria ler todos de uma vez. Fui lendo aos poucos e assim se tornou mais fluído. Gostei muito da experiência de poder conhecer um pouco mais sobre os santos do grishaverse, e de como a histórias deles são contadas aos personagens.

Laura.Suzuki 18/01/2022

Como qualquer livro da Leigh Bardugo, esse não decepciona. É uma leitura bem rápida e fluida e nos permite entrar um pouco mais no universo grisha e conhecer os santos que lemos e ouvimos falar ao longo dos livros. Recomendo muito ler.

Nati 02/09/2021

"Indelible is a word for stories."
Sem dúvida um dos livros mais lindos da minha estante, que edição primorosa! As ilustrações, assim como The Language of Thorns, são coloridas e belíssimas, a capa parece real aquelas edições antigas de couro, que você facilmente acharia em bibliotecas perdidas e igrejas misteriosas. Eu amo como ambos os livros 'companions' expandem cada vez mais esse universo e contextualizam acontecimentos e personagens dos livros principais.
Para quem leu a trilogia Grisha original (e até SoC) vai amar as referências a santos já conhecidos, e até a santos de outras nacionalidades que não Ravka, como Shu Hahn, Zemeni e até Fjerda! Além de duas surpresinhas lá para o final, que são spoilers pesados para o final da trilogia original e são importantes para a duologia de King of Scars (aliás, tive que parar esse último para ler The Lives of Saints, esse livro é IMPORTANTÍSSIMO para a duologia).
Novamente como em The Language of Thorns, a atmosfera sombria dá aquele toque de mito/contos-de-fadas que é característico do Grishaverso e que eu amo. Gostaria só que todas as histórias (ou quase todas) contasse a origem do Santo, por que algumas simplesmente assumem que você já sabe e contam na realidade pessoas que foram 'ajudadas' por eles. Mas ainda assim, são excelentes e é um livro que vale a pena ter na estante!

Am'oonchild 28/08/2021

Bless Leigh Bardugo, Sankta of the Book
Que livro incrível! Li ebook, acompanhando o áudio narrado pelo Ben Barnes (foi uma surpresa ótima reconhecer a voz dele nos primeiros 3 segundos kkk) e pela Lauren Fortgang, mas sem dúvidas vou dá um jeito de ter o livro físico, ele é impecável e as ilustrações são perfeitas!

Amei a experiência e olha que nem achei que daria conta de acompanhar por ser em inglês, mas as histórias são curtas e compreendi tudo perfeitamente bem.

Foi super legal reparar em elementos que tem conexão com enredos nos livros principais, como em Sankt Egmond, que fala do surgimento da Corte de Gelo, ou com relação a acontecimentos histórico reais, de exemplo, em Sankt Juris of the Sword que claramente foi inspirado na tentativa de invasão a Rússia pela Alemanha na 2° Guerra Mundial.

Os meus favoritos foram Sankta Maradi, Sankt Nikolai, Sankta Magda, Sankt Valentin e os dois últimos que tem ligação com a Alina e o Darkling. Esses foram belas surpresas, especialmente a história envolvendo o Darkling.

No geral, acho que cada conto teve seu brilho, sempre com um belo significado por mais que, as vezes, eu estivesse puta com as mortes injustas.

Concluir esse extra me fez ficar mais uma vez extremamente feliz por ter me rendido aos Grishas, estou impressionada com a qualidade de construção desse universo.

feh 24/03/2023

Lendo apenas pela season 2 de shadow and bone
Felizmente consegui ler a referência antes de shadow and bone sem ter lido o livro todo HAHAHAHA
kinda dissapointed com a história da Alina. queria ver como as pessoas inventaram a história dela mas vem me falar de uma menina qualquer?
mas anyways é bom mas nada de especial. leigh nunca desilude e é um bom livro para entrar mais no grishaverse, mas serve so para isso: conhecer mais esse universo

mbethanialrl 17/10/2021

Perfeito
Sim, o livro simplesmente não tem um defeito rs
Já tinha me encantado com a habilidade da Leigh Bardugo de contar histórias curtas em The Language of Thorns e The Demon in the Woods, mas em The Lives of Saints ela se superou! Todas as histórias são simplesmente fantásticas e, por serem bem curtinhas, deixam um gostinho de quero mais, fazendo você pular logo para a próxima. O livro também é belíssimo visualmente e as ilustrações são de outro mundo, uma obra de arte em todos os sentidos... me lembrou novamente porque sou tão apaixonada pelo Grishaverse!

beatriz3345 17/06/2021

O livro mais lindo da minha estante. Me sinto parte do universo por ter o mesmo livro que Alina Starkov leu, além dele te inserir ainda mais na história, trazendo as histórias dos santos.

bethmarch 23/06/2021

admito que me interessei pelo audiobook puramente porque era narrado pelo ben barnes, mas me surpreendi bastante com todas as histórias e o quanto gostei de cada uma. amei expandir meu conhecimento do grishaverse também. e as ilustrações, meu deus, impecáveis!!! preciso muito desse livro físico
yasminmoony 24/06/2021minha estante
Onde vc achou o áudio book, amiga??

giovanna.4 29/05/2021

Gostei muito
Um livro maravilhoso, eu amo o grishaverse e saber sobre os santos que sempre eram mencionados foi muito bom, inclusive me ajudou a compreender King of Scars então se alguém for ler e conseguir ler esse livro antes ajuda bastante!