Elite da Tropa 2

Elite da Tropa 2 Luiz Eduardo Soares

Resenhas - Elite da Tropa 2

Christiane.Leite 02/05/2023

O livro apresenta um pouco a lógica miliciana na ocupação de territórios, a forma que se entranhou na cúpula do poder (das polícias e do legislativo), além de apontar a difícil tarefa de confrontar essa máfia que se instalou com rapidez e profundidade no cotidiano do Rio de Janeiro. Esse segundo volume apresenta a teia de aranha, o emaranhado de falcatrus, corrupções, o jogo psicológico, retira a máscara. Não é uma continuação do primeiro livro.

Micherle 02/04/2022

Elite da Tropa 2 é um livro bastante interessante pela proximidade da realidade em que vivemos diariamente. Leitura que nos faz refletir sobre questões cotidianas.

Fael 12/03/2022

O Rio e as milícias
Misturando ficção e realidade, o livro traz relatos sobre o dia-a-dia de investigações e incursões da realidade policial, tendo nesse livro, o foco das milícias como princípio norteador.
Hoje, falar sobre milícias não é um grande tabu, porém, em 2010, quando o livro foi escrito, pouco depois da CPI das milícias presidida por Marcelo Freixo, o tema ainda borbulhava como um tabú, ainda mais membros de algum corpo policial.
Assim, o livro apresenta um pouco a lógica miliciana na ocupação de territórios, a forma que se entranhou na cúpula do poder (das polícias e do legislativo), além de apontar a difícil tarefa de confrontar essa máfia que se instalou com rapidez e profundidade no cotidiano do Rio de Janeiro.

Denis.Barbosa 25/11/2021

Leve elo com o primeiro filme
O livro consiste em um conjunto de histórias que se ligam no final.

Assim como o primeiro livro, Elite da Tropa 2 é diferente dos filmes, porém aqui há um elo maior, contextualizando um pouco o antes, durante e depois do primeiro filme.

Um dos principais pontos do livro é demonstrar que o bom e o mal, a justiça e a verdade dependem muito do ponto de vista. Nem tudo é preto no branco.

Recomendação a leitura desse livro, independente de ter lido o primeiro ou não.

Raphael Milão 21/10/2021

Um ótimo livro para ter um pequeno entendimento de como funciona a violência no Rio de Janeiro, uma violência que começa nos bastidores da política, o que é visto é só reflexo de atitudes mal tomadas e corrupção do meio político.

Dani 31/08/2020

Te deixa de boca aberta...
Gente, que livro... infelizmente só conseguir ler ele em 2020 mas não mudou muita coisa, impactante! Recomendo, fala sobre política, máfia, tráfico e polícia. Uma bomba!!!

Paulo Nunes 26/07/2020

Complemento ao filme
Depois de ver os filmes, Tropa de Elite 1 e 2, ambos os livros Elite da Tropa servem como um complemento ao mundo que o autor aborda. Não espere ler sabendo mais dos personagens dos filmes e sim de tudo que foi apresentado como a corrupção e a dificuldade de combater os crimes.

Camila 26/06/2020

O livro mais injustiçado que já vi
Acabei de lê-lo com a certeza de que se trata de um livro injustiçado. Eu não sei o que se passa na cabeça de quem não gostou, só sei que, pra mim, esse deveria ser um livro famoso e aclamado. Considero-o uma leitura mais do que necessária, obrigatória. Sem dúvida entrou para a minha lista de favoritos. O único defeito que encontrei no livro foi a estética da capa, que deixa a desejar.

@injoyce_ 02/06/2018

Tropa de Elite
Milícia, é como começa a história do livro que deu origem ao filme mais popular brasileiro. O narrador é um Policial Civil fora de combate.Ele posta tudo que pensa a respeito dos milicianos,política...etc. em seu twitter para seus poucos seguidores. Porque ele está fora de combate? A amigo,assistir apenas o filme não vai te dizer muita coisa não, vai ler...é a melhor coisa . Mesmo que você não curta o livro porque você queria um Capitão Nascimento e não um policial Civil qualquer eu recomendo que leia o livro se você quiser saber mais a respeito da milícia.A história é diferente,mas é tão boa quanto, você acaba virando um agente da “DRACO” (Delegacia De Repressão ao Crime Organizado) , as investigações são as melhores.
Relação ao BOPE só no final do livro que é as memórias do Capitão Lima Neto ( O famoso C.Nascimento)
Se você é daquelas pessoas que queriam o livro para ver tudo sobre a ação do BOPE,nem toque,nem compre e desista de ver a resenha,porque 90% da trama não envolve o BOPE (:
E outra,só as memórias dele já é boa o suficiente para você querer tanto ler o livro *-*.

Antonio Maluco 02/09/2017

Emocão a 1000
foi legal em ler as histórias da policia carioca

vortexcultural 06/08/2016

Por Flávio Vieira
A continuação da polêmica histórica contada por Luiz Eduardo Soares (Antropólogo e ex-secretário de segurança do RJ), Rodrigo Pimentel (ex-bope) e André Ramiro (ex-bope e atual major da PM) em 2007, com o livro Elite da Tropa, retorna com seu segundo volume, acrescentando entre o time de autores, Claúdio Ferraz, delegado chefe da DRACO (Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas e de Inquéritos) e peça chave no combate ao crime contra as mílicias. Para aqueles que não acreditavam ser possível descer mais fundo na questão da segurança pública do que o quê já havia sido feito em Elite da Tropa, aqui nos deparamos com uma realidade muito mais cruel.

Trazendo o dia-a-dia de uma unidade tática da polícia civil, onde ainda é possível vislumbrar profissionais honestos e que se dispõe a fazer a diferença em meio ao mar de corrupção que assola a sociedade e o governo. Sob o ponto-de-vista dessas pessoas, nos deparamos com um sistema penal e judicial desatualizado, que já escancara sinais de desgaste ao longo de todos esses anos.

[Resenha completa no Vortex Cultural - Link abaixo]

site: http://www.vortexcultural.com.br/literatura/elite-da-tropa-2/

Silas 21/06/2016

Choque de consciência
Mostra que o que acreditamos ser certo ou errado é bem mais complexo, que muitos que se dizem ser contra a bandidagem são piores do que aqueles que dizem combater, que é preciso agir certo e ter lealdade. E que apesar dos desafios não se deve desistir.

Aldimir.Santos 06/02/2016

Unica facção que treina táticas de guerrilha todos os dias
O titulo só foi pra enfatizar o outro lado da moeda, não podemos nos esquecer que o Comando Vermelho aprendeu com outros guerrilheiros.

Assim como no Elite da Tropa 1, que narrou o convívio entre bandido e policia no estado do Rio de Janeiro mas especificamente o Bope - Batalhão de Operações Policias Especiais - e depois no seu final deixou mais ou menos claro como os chefes dos morros se ligam a politica, esse livro Elite da Tropa 2 vem contar detalhes de como essas ligações acontecem. O livro registra também o fortalecimento das Milicias, Mafias de policiais que tomam morros e favelas cariocas mas ao contrario dos "Cria" - nome dado aos pivetes que se envolvem no trafico dos morros que eles nasceram e se criaram - que como registrado ajudam em alimentação e outros recursos básicos os moradores a milicia vem para explorar esses mesmos moradores exigindo que esses moradores comprem gás de cozinha na mão deles, a TV a cabo clandestina no morre tem que sair deles cobrando taxas dos moradores, até taxa de moradia das famílias que nasceram ali e até foram protagonista do surgimento daquele espaço a milicia cobra.

cesinha 27/01/2014

Muito bom!!
Excelente livro para quem quer entender um pouco a realidade da violência no Rio de Janeiro e o avanço da máfia na nossa política!!
Excelente livro, apesar de não ter terminado ainda. Já estou ni finalzinho e morrendo de pena que vai acabar...