Sul da fronteira, oeste do sol

Sul da fronteira, oeste do sol Haruki Murakami

Resenhas -

makenfy 12/06/2024

O que eu senti enquanto lia esse livro eh inexplicável, fiquei uns 5 minutos parada tentando processar aquele final

júlia 12/06/2024

Que estresse
Queria que eles todos se enfiassem no proprio c
o final foi melhor do que eu esperava ? talvez
ele eh um chato misericórdia
gostosinho de ler ??
júlia 12/06/2024minha estante
me obrigaram a usar letra maiúscula pq

Lizia.Yohanna 05/06/2024

Torna o ordinário interessante
O livro é narrado por Hajime que está na casa dos 30 e era filho único, o que foi uma característica bastante marcante em sua formação, o medo de ser conhecido como egoísta o preocupava desde criança, mas achou na amizade com Shimamoto conforto e acolhimento. Eles são separados ainda na infância, o que pareceu deixar o protagonista meio obcecado por Shimamoto e vemos que apesar dele seguir a vida, ter novos relacionamentos sempre acabava voltando o pensamento só que poderia ter sido da sua vida se não tivesse se afastado de Shimamoto. A história em si não tem nada de particularmente fantástico, mas o texto é fluido e o jeito como as memórias do protagonista são tão claras deixa a história palpável e vemos também que o protagonista não é o nosso mocinho padrão ele comete inúmeros erros principalmente nos seus relacionamentos e tudo só piora com a volta de Shimamoto a sua vida.
Entendi que a Shimamoto foi meio que criada pra ser a mulher inalcançável da vida de Hajime mais o fato de chegar no fim e ainda assim não sabermos nada da vida dela me deixou irritada. o livro é cheio de "e se?" O que até faz a leitura ficar mais fácil.
O autor é bom em conduzir reflexões existenciais e nos fazer questionar cada pequena escolha da nossa vida, o que tornou o protagonista cheio de falhas e muito real, ainda assim não foi uma leitura que funcionou muito pra mim, mas se você é daqueles leitores que gostam de ir desnudando as questões dos protagonistas recomendo essa leitura.
Tabitha.Luizi 06/06/2024minha estante
tô com ele aqui, mas ainda não li.

Lizia.Yohanna 07/06/2024minha estante
Pra mim não funcionou tanto, mas ainda assim é boa leitura. Ler talvez pra você seja melhor.

Jamile 30/05/2024

A mente humana é uma zona
Adoro esse tipo de livro: em primeira pessoa, com a demonstração clara de todos os pensamentos e sentimentos, por mais sombrios e escritos que sejam. Nos somos isso, esse turbilhão de emoções que hora faz bem à alguém e hora faz muito mal.
A forma q Murakami traduz os sentimentos, o vazio, o amor, o tempo passado, o tempo presente... enfim, foi meu primeiro Murakami mas não será o último. ?

Filipepqw 30/05/2024

Ressaca literária não existe com Murakami
Sempre recorro a Haruki Murakami quando quero sair de uma ressaca literária.

O livro é ótimo. Curto, íntimo e bem detalhado. Claro, como qualquer outro livro do Murakami, têm referências a músicas, bares, chuva e traição kkkkk.

Livro pra ler em um dia, talvez dois. Bem gostosinho de ler mesmo.

queenie 29/05/2024

Mais um livro sobre uma mulher misteriosa
O homem é viciado em misturar o cotidiano com elementos mais fantasios/misteriosos possíveis de uma forma que poucos conseguem e é isso que me encanta na escrita do Murakami, são os detalhes que me prendem... é incrível!

Talis.Melo 26/05/2024

Numa obra substancialmente realista, Murakami conta uma história onde os personagens são levados por caminhos paralelos e eventualmente conflitantes. Esses conflitos não planejados levam o protagonista a retomar reflexões acerca dos rumos que a sua vida levou, então ele percebe que o sucesso empresarial e pessoal não são absolutos.

Por mais que estabelecimentos prósperos e uma família saudável sejam o sonho de muita gente, Hajime se questiona se ele queria a sua vida daquele jeito. E quando o caminho outrora paralelo de Shimamoto chega ao seu encontro, ele tem a personificação de todos os seus pensamentos na sua frente. A personagem representa a sua juventude quando o seu futuro era incerto e que agora está mais que claro e estabelecido, além de desejos que ele não deveria possuir pois tem uma família à sua espera em casa. Dessa forma, vemos esse conflito interno do protagonista, acarretado por esse choque de caminhos.

Murakami constrói personagens reais e imperfeitos pessoalmente, mas não narrativamente. O protagonista não apresenta muita dificuldade em lutar contra os seus anseios para com Shimamoto, ainda que perceba a falta de lealdade e moral neles. Shimamoto cresceu com Hajime mas provavelmente teve escolhas ruins (não sabemos ao certo, né) e nem consegue contar a ele o que resultou delas, mas também não possui dificuldades em embarcar nessa conturbada relação com um pai de família até então sossegado. Contudo, apesar de não ter certeza se Shimamoto desistiu de acabar com os dois figurativamente ou literalmente, o fato é que ela desistiu. Ele estava pronto pra abandonar até suas filhas, mas ela não foi capaz de levá-lo com ela.

Assim, Hajime precisa se contentar com a vida que não reflete o que ele planejava pra si e que chega a abalar seus ideais. Ele volta, então, à quem esperava o seu regresso. Essa aventura com a sua amiga de infância foi intensa, porém mais cruel que a vida sem graça sem ela. O que antes não era tão bom quanto ele imaginava, agora é uma realidade onde ele sabe o que poderia estar vivendo, experienciando e sentindo, mas não pode.

delirionocaixao 31/05/2024minha estante
Gostei muito do seu texto, concordo em certos pontos. ;)

daniel25tomaz 19/06/2024minha estante
Que resenha massa! Eu favoritei esse livro, me tocou de tal modo que nem consigo ainda por em palavras, mas as chegam próximo do que penso.

Maridumendessc 22/05/2024

Não há nada de incrível em mim. Izumi.
Personagem principal intragável e história envolvente.
Não entendo por que mas sinto que a forma que o Murakami escreve me envolve de uma maneira totalmente diferente de qualquer outro autor. Estou em dúvida se vou continuar buscando livros dele por que realmente me causam sentimentos estranhos por que apesar de eu me interessar pela história, a forma como ele descreve mulheres me incomoda bastante. Recomendo o livro pra quem já leu algo do autor.

davidionisio 22/05/2024

O livro não me surpreendeu tanto quanto eu imaginava, e entendo que isso é uma frustração da expectativa. A leitura achei bem devagar e a história demora a interessar.
Apesar disso, reconheço a beleza que o Murakami consegue criar com as descrições das paisagens e dos personagens que, diga-se de passagem, são fascinantes do início ao fim. Toda a questão psicológica que ultrapassa cada um deles e acaba se entrelaçando com a história principal é o que moveu meu desejo de terminar o livro, somado ao mistério que envolve a amante de Hahime, a Shimamoto.
Dito isso, outro ponto que para mim deixou a desejar foi o desfecho. Compreendo a vontade do autor de deixar em aberto, mas não sinto que surtiu o efeito desejado de gerar curiosidade e hipóteses por parte do leitor, mas me pareceu como um buraco na história.

Beatriz 22/05/2024

Um homem egoísta e só
Dos livros que li esse ano esse foi de longe o que menos gostei. Fiquei com raiva da TAG por ter colocado tanta gente pra me indicar ele. Já sabia que não tinha nada de extraordinário na história, mas não esperava um vazio tão grande de significado. Basicamente é a história de um homem egocêntrico, que não liga pra nada nem pra ninguém, só pra ele mesmo. Só faz merda, e ainda por cima se acha a vítima. Esse protagonista TÃO insuportável fez a leitura ser sofrível. E como se não bastasse, a única coisa interessante que era o mistério da história da mulher, simplesmente não foi desenvolvido. A gente que lute pra pensar o que quiser. Triste!
É meu primeiro contato com o autor, então talvez eu tente ler outras coisas dele, mas esse aí não rolou pra mim.

dullahan 22/05/2024

Oeste do que?
Nem sei o que dizer sobre esse livro. parece que não li nada. a trama é tão sem... nada. os personagens nem são tão ruins, é só a história deles que me pareceu qualquer coisa. não foi pra mim.

oiinatalia 20/05/2024

Eu quis ler esse livro quando falaram que ele lembra past lives (2024) e realmente lembra bastante algumas questões abordadas no filme, ou pelo menos a mais óbvia, contudo, não tem muito a ver uma obra com a outra, ao meu ver. eu não tava curtindo no começo e sempre tive problema com os livros do murakami, mas nesse aqui ele acertou, pra mim.

Mello 17/05/2024

Escrita oriental, muito envolvente. Fala sobre as relações do personagem principal da infância até sua fase adulta. Relações de amizade, familiares, fraternas. A escrita é calma, mas tem uma profundidade nas emoções, embora não haja drama.

lela 15/05/2024

Uma tremenda decepção.
eu imaginei que a história quando comecei a ler seria algo sobre o cotidiano, sem muitos acontecimentos e estava satisfeita com isso, mas a escrita do autor, o fato de que não suportava o protagonista e que a história não me encantou ou me prendeu de forma alguma me fez detestar a leitura, pretendo dar chance pra outro livro mais famoso dele, mas fiquei bastante decepcionada com este.