A Construção do Livro

A Construção do Livro Emanuel Araújo

Resenhas - A Construção do Livro

ChrisGally 05/09/2018

Para compreender a produção do livro
O objetivo da obra é apresentar e descrever o processo de construção de um livro desde a entrega dos originais ao produto final. A primeira parte é dedicada à editoração, seção bastante elucidativa no tocante aos critérios de normalização do texto na fase de preparação de originais. A segunda parte diz respeito ao processo industrial que engloba o projeto gráfico, o projeto visual, a iconografia e os mecanismos de impressão. O papel do editor se difere do do revisor: enquanto o editor organiza, seleciona, normaliza, revisa e supervisiona para a publicação os originais de uma obra, o revisor "corrige" o texto, sem a preocupação, a priori, com o conteúdo do texto, atentando apenas para o erro - aqui constituído pela repetição, salto, substituição, inversão, transposição, omissão etc.

Simone 09/08/2017

Histórico
Embora esteja datado em algumas coisas, a paixão pelo livro está explícita.
História do livro no Brasil: inicialmente uma existência marginal, com 98% da população analfabeta no século XVIII. Em 1808 é criada a Impressão Régia; segue a Companhia Editora Nacional (Monteiro Lobato, 1921), Editora José Olímpio e Livraria Martins Editora. A partir da década de 1960, profissionalização do mercado de editoração.
Segue a história da produção do livro no mundo.
Normalização geral do texto: criar edições fidedignas, apesar de que "não existe, na verdade, qualquer padrão normativo absoluto para nada" (p. 56). Estilo: coerência, coesão, clareza, pontuação, gramática, vocabulário, ortografia.
Projeto gráfico:
A leitura do livro traz histórias diversas, ricas para entender a cultura brasileira, o que torna a leitura muito prazerosa.

Simone 27/05/2016

Um passeio pela história do livro. Recomendo para quem gosta do livro enquanto objeto histórico - suas técnicas não são mais utilizadas, mas a construção do livro está aí.
Bruno.Moema 23/12/2017minha estante
Ola Somine, você recomendaria algum livro mais atualizado sobre as técnicas da produção editorial?