Monarca

Monarca Giovanna Pellissari
Giovanna Pellissari

Resenhas - Monarca

Maduf 26/06/2021

? Esse livro possui gatilhos ?
O livro traz uma história que de clichê tem apenas as primeiras páginas de um romance. Samanta estava prestes a se casar com o amor de sua vida, e ninguém melhor do que Manuela, sua melhor amiga e irmã, para deixar tudo exatamente como Sam gostaria, tornando aquele dia ainda mais inesquecível. Porém, no dia do casamento, algo inusitado acontece. Samanta desapareceu, sem mais, nem menos. Sem deixar uma pista sequer.

A polícia é acionada. Onde Samanta foi parar? O que aconteceu? Será que ela desistiu do casamento pouco tempo antes da cerimônia? Essas são perguntas que rondam toda a história.

Quatro anos se passam e não houve uma pista sequer do paradeiro da irmã. A polícia desistiu, o noivo desistiu. Todos abandonaram a busca pela mulher que desapareceu misteriosamente. Menos Manuela. Ela acredita que a irmã não iria desistir do casamento e fugir. Essa não é a Samanta que ela conhece. Manu procura pela irmã incansavelmente. Ela nunca desiste. Há quem ache Manuela obcecada pela irmã. Será? Ou elas possuem uma ligação tão forte que ninguém consegue abalar isso?

Até onde você iria por amor?

???

A escrita da Giovana é extremamente envolvente. A forma com que você fica preso, descobrindo sobre passado e presente de cada um, sobre os suspeitos. Tudo! O suspense do livro é incrível. O leitor sabe o que aconteceu com Samanta, sabe o lugar que ela está, e acompanhar a irmã dela desesperada durante a procura é algo de arrasar os corações fracos.

Van Siqueira 17/08/2020

Resenha | Monarca da Giovanna Vidoto
Um livro que retrata um amor incondicional, profundo e forte entre duas irmãs. Um amor que a distância não apagou, pelo contrário, só estreitou ainda mais os laços.

Manuela e Samanta são irmãs e melhores amigas. Uma não se vê longe da outra. Samanta está prestes a se casar, noiva de Luciano, homem que escolheu para dividir a vida e se tornar esposa. Uma mulher preocupada com o próximo, sempre disposta a ajudar, inclusive contribui com uma ONG para animais abandonados. No dia de seu casamento, resolve sair para espairecer sozinha, uma corridinha de leve para tirar toda a ansiedade e nervosismo pré-casamento. Assim ela achava que seria. Avisou a irmã que sairia, e partiu.

Manuela, por sua vez, estava super atarefada com os últimos preparativos para o casamento da irmã, queria que tudo saísse perfeito do jeito que a irmã merecia que fosse. Então, ao escutar da irmã que sairia para espairecer, ela somente disse para a mesma ter cuidado e continuou com seus afazeres. Mal sabia ela que aquela seria a última vez que veria sua irmã e 4 anos depois ela seria a única pessoa ainda buscando encontrar sua irmã desaparecida.

Samanta sumiu no dia do seu casamento, simplesmente sumiu. E Manuela foi a única a continuar procurando a irmã, pois não acreditava no desfecho da investigação policial. No fundo de seu coração ela sabia que encontraria a irmã, viva ou morta, ela encontraria.

Em paralelo, temos a Samanta que está encarcerada, presa num quarto com mais 3 mulheres sendo utilizada como escrava sexual. Ela através de um diário, conta como está sendo sua vida naquele lugar horrível. Conta suas angústias, tristeza, raiva, mas também conta suas lembranças mais felizes, seus planos para o futuro. Incrível como ela conseguiu se manter sã em meio ao caos que sua vida tinha se tornado.

Manuela largou tudo, deixou sua vida de lado, seus planos, seus sonhos, e focou somente em encontrar sua irmã. Ela corria contra o tempo, pois cada dia que passava era um a menos para Samanta. Mas uma coisa era certa, apesar de escutar de todos a sua volta que deveria desistir, ela seguiu firme na procura. Fez disso sua meta de vida.

O livro mescla momentos felizes e momentos tristes, momentos de alegria com momentos de dor, passado e presente. E por se tratar de um tema tão pesado como a exploração sexual, esse estilo de escrita deixou a história mais leve e mais fluida.

As passagens da Samanta são de deixar a gente angustiado. Eu senti diversas vezes um aperto no coração por imaginar todo o sofrimento que estava sendo imposto a ela. Um desespero por querer que ela saísse daquela situação viva e voltasse para a família. Pude sentir em suas palavras naquele diário toda a dor que ela sentia. E mesmo em meio a tanto sofrimento ela se mostrou muito forte, determinada a sair daquele lugar fétido, aquela casa de horrores.

Saber que na vida real isso acontece, que muitas mulheres passam por essa situação, é revoltante e triste.

Por fim, foi uma leitura hipnotizante, eu queria ler e ler e ler para saber qual seria o desfecho. E o final foi perfeito. Nenhuma ponta ficou solta. Recomendo muito a leitura.

Um livro nacional, uma autora nacional, vamos valorizar!

site: https://leituraseriada.wordpress.com/2020/08/17/resenha-monarca-da-giovanna-vidoto/

@escritadecabeceira_ 13/08/2020

A indicação de hoje é a nossa segunda parceria com uma autora nacional, Giovanna Vidoto! Monarca, conta a história de Samanta, que desaparece no dia de seu casamento, e mesmo quatro anos depois desse ocorrido, sua irmã Manuela, ainda não desistiu de encontrá-la, mesmo que a encontre morta, Manu quer dar um fim digno para aquela que sempre foi sua melhor amiga. O nome inspirado nas borboletas monarcas, e com grande significado para essa dupla de irmãs até então inseparáveis, se torna o símbolo que as conecta, e representa poder e grandiosidade para essas mulheres! O livro é narrado pelas duas irmãs em tempos diferentes, Samanta escreve toda a sua situação em um diário, que conseguiu com muito custo, desde 2016, e sua única forma de fuga da realidade, acompanhamos a piora de sua situação em cativeiro. Uma mulher, que antes, levava uma vida bem sucedida, em São Paulo, prestes a se casar, formada e com uma carreira de sucesso, não entende como conseguiu ser enganada e estar nesta situação. Mas, Samanta, não está sozinha, outras mulheres se encontram na mesma situação, que encontram força umas nas outras para aguentar mais um dia de horror, e também na esperança de um futuro longe dali. E em contra partida temos as passgens de Manuela, em 2020, sem desistir de encontrar pistas que as leve até sua irmã, e aparentemente, cada vez mais perto de conseguir esse reencontro. Uma irmã determinada, que não perde a esperança de encontrar sua melhor amiga. Como Samanta mesmo diz em um trecho “Se a esperança é a última que morre, então significa que eu morri?” ! Todos a volta de Manuela já desistiram, e deram por encerrado essa obsessão, como chamam a persistência desta irmã mais nova, acreditando que Samanta já se encontra morta. E até mesmo a polícia já encerrou a procura, acreditando ser um caso de uma noiva fugitiva que desistiu de casar. Manu, tem apenas a ajuda de Orlando, um detetive, que acredita que ninguém desaparece sem deixar rastros. E também o apoio de Ester, uma vizinha de apartamento, que a ajuda em suas buscas, mesmo que repetitivas. E será uma pista que foi deixada de lado a 4 anos atrás pelos responsáveis do caso, que pode gerar toda uma reviravolta nesta história tão angustiante. Mas, também será necessário confiar novamente em pessoas que anteriormente não fizeram nada por Samanta. Os eventos finais se desenrolam de uma maneira que é impossível não ler a próxima página, e descobrir o que os eventos futuros guardam para estas irmãs, te arrepiam, te emocionam e principalmente, te surpreende. Você pensa imaginar o desfecho, mas nada é tão simples, quando possa chegar a parecer. Uma história, que a própria autora, conseguiu descrever em suas palavras finais, “Uma irmandade e amizade tão forte e viva como a de Manuela e Samanta são raras de se ver como um eclipse solar. E encontrar é ainda mais difícil”. Não percam tempo e corram para conferir e sentir os mistos de emoções que esta história nos proporciona! E para finalizar, o lema dessas irmãs não poderia faltar, Por essa e outras vidas!

site: www.instagram.com/escritadecabeceira_