Práticas de pesquisa em história

Práticas de pesquisa em história Tania Regina de Luca

Resenhas - Práticas de pesquisa em história

kathy86 21/03/2024

Excelente
Um livro sucinto com as bases para a construção de um projeto de pesquisa em História. A autora discorre sobre conceitos básicos/partes de um projeto e é indicado para aqueles que vão iniciar seu trabalho de TCC. É um ótimo começo pra ter uma ideia da estrutura da pesquisa.

Karen453 19/03/2024

Excelente! Livro essencial àqueles que pretendem percorrer a trajetória da pesquisa em História. De maneira didática e ilustrativa, são apresentados todos os processos que envolvem a metodologia do trabalho historiográfico e suas particularidades. Me ajudou muito a compreender como executar cada passo do projeto de pesquisa.

Thalezito 17/12/2023

A importância da pesquisa em História
Um excelente livro, leitura obrigatória para estudantes de graduação em História e que pretendem realizar pesquisas nessa área.

Diana 08/11/2023

Para novos pesquisadores
A autora realiza uma obra, sem a pretensão de ser um guia, para orientar os novos pesquisadores da História. Com maestria, clareza, didática e muita empatia, Tania Regina de Luca explica os passos da pesquisa historiografia e nos dá dicas preciosas para realizar um ótimo trabalho.

Tainateixeira92 18/01/2023

Necessário
A professora Tania é muito didática, ao descrever as etapas e o processos que precisam ser desenvolvidos na pesquisa. Se tornou meu guia. Me arrisco a dizer que esse livro não se limita apenas para quem tem interesse pela área da história. Riquíssimo. Recomendo a todos!!

Cyccz 03/09/2022

O livro é muito bom, principalmente para os estudantes de história que ainda estão na faculdade e ainda não possuem contato prático com os elementos metodológicos, pois retrata a forma do historiador sobre seu ofício, como ele seguirá a metodologia para realização de sua pesquisa, de uma forma geral e ampla. Além disso, textos de teoria costuma ser complexos e com linguagem rebuscada, porém esse é de fácil leitura e compreensão, não precisa de muito esforço e dias para concluir a leitura.

Karuê 06/04/2022

Essencial para pesquisa em História
Esse é um livro guia para estudantes de história que pretendem enveredar nas pesquisas historiográficas, esclarece muitas questões acerca do trabalho de pesquisa em história e suas peculiaridades a vista de outras áreas do conhecimento.

umtetoparaana 10/10/2021

Excelente livro pra quem quer revisar as aulas básicas de introdução aos estudos históricos (e a pesquisa) ou pra quem ainda está começando a faculdade e quer começar ler textos que tratam de assuntos acadêmicos numa linguagem mais acessível. Realmente gostei bastante :)

Mateus 01/09/2021

Uma nova perspectiva...
Talvez seja isso que ganho após ler o pequeno livro de Tânia De Luca, uma nova perspectiva sobre a Historiografia. Como futuro professor nunca me chamou a atenção o processo de pesquisa em História, porém já finalizando a graduação resolvi rever meus conceitos e buscar uma pesquisa para chamar de minha. O livro nos guía passo a passo sobre como uma pesquisa é feita, todos os processos científicos usados, os erros que o senso comum propaga sobre o que é a reconstrução histórica, enfim. Conclui que a história é feita em constante debate, crítica e readaptação em um espaço historiográfico contemporânea global, uma rede gigantesca de historiadores que coolaboram um com o outro e enriquecem cada vez mais o conhecimento humano.

Gustavo.Henrique 14/07/2021

Um livro que atende as expectativas, a autora não somente faz um manual sobre práticas de pesquisa, mas também suscita muitas questões sobre o papel do historiador e o compromisso que temos, se utiliza de boas referências e acredito ser um manual extremamente pertinente para acadêmicos

Priscila 06/05/2021

Eficiente e agradável.
Livro essencial para pesquisadores iniciantes em História. A autora e professora Tânia Regina de Luca escreve de maneira muito eficiente esta que se propõe a ser uma obra introdutória à metodologia da pesquisa em História. Com linguagem simples e direta, com exemplos muito elucidativos, a autora ainda consegue nos trazer uma leitura prazerosa e agradável e acender o interesse na pesquisa histórica.

Ingrid.Pardinho 30/04/2021

Perfeito para graduandos
É um livro extremamente didático, super tranquilo de ler. É voltado a alunos do curso de História, portanto é mais teórico. São dados vários exemplos, o que facilita muito a compreensão. É visível o quão rigoroso é o método de pesquisa e escrita da História e a autora deixa isso ainda mais claro no último capítulo.

Papareia dos Livros 21/02/2021

Adorei
Achei o livro muito bom pra conseguir adentrar melhor no assunto pesquisa em História, ele é muito claro nas suas interpretações, trazendo vários exemplos de froma que a leitura se torna super dinâmica e de fácil entendimento.

site: https://papareiadoslivros.blogspot.com