E. O atirador de ideias

E. O atirador de ideias Adilson Xavier

Resenhas - O Atirador de Ideias

matheus.nienow. 14/02/2015

O livro mais surpreendente que já li
Sem dúvida, quando escolhemos um livro para ler um dos nossos primeiros critérios de escolha referem-se ao histórico do livro, a sua fama, ao seu reconhecimento. O atirador de ideias, infelizmente - muito infelizmente - ainda não é conhecido, mas já o considero uma pequena e uma das poucas novas obras primas deste país.

O autor retrata a história de um baiano que viaja ao Rio de Janeiro para 'ganhar a vida', incentivado por seu pai. O garoto - José? - abre caminhos para novas descobertas em novas terras e cresce espantosamente durante a trama, passando pelas fases da vida, desde àquela do reconhecimento da sociedade ao seu redor até àquela em que é fortemente questionado pelo mundo. Outro fator abordado é a relação entre a sociedade e os seres humanos. Quem é fruto de quem? José - também (pouco) conhecido por Espínola - aos poucos descobre-se na capital do Rio de Janeiro e transforma-se.

A história é envolvente e incrivelmente fácil de ser lida, apesar de haver um grande conhecimento de mundo inserido-na. Além disso, me lembrou muito a história do livro "O lado bom da vida" e da mesma maneira que este se torna atrativa e até mesmo bem-humorada, apesar de um cenário muito mais catastrófico que o semelhante. Ambos livros possuem o protagonista em busca de um objetivo central e a luta de ambos passa por diversas aprovações e questionamentos éticos.

Alguns dos questionamentos que o livro propõe são: a crítica à xenofobia, a idealização e a desilusão do status das pessoas, o questionamento às falácias, a ilusão sexual, a relação de prazer e sucesso no trabalho, o estresse associado a loucura, a ganância exacerbada e afins.

Deixo aqui meus sinceros conselhos, leiam essa história o quanto antes, não haverá arrependimentos! Atualmente considero o melhor livro da literatura brasileira que já li.

Aryane 18/06/2014

E. O atirador de ideias
No início, eu achei que seria mais uma dessas historias clichês de nordestinos que saem de sua terra para buscar melhores condições nas grandes metrópoles. Mas vi que estava errada. E, ao passar as páginas, fui sentindo uma simpatia absurda pelo personagem principal, me vi nele diversas vezes, embora eu seja carioca. O livro é de uma profundidade linda, com um final surpreendente e emocionante.

site: http://amoremletras.wordpress.com
Daiane 08/08/2014minha estante
Eu acabei de ler o livro, e fiz isso em poucos dias de tão apaixonada que fiquei pelo José....ainda estou aqui chorosa porque cada página era uma emoção diferente, também me identifiquei com ele, achoq ue todo mundo se identifica de alguma forma. O mais agrádavel é o final, maravilhoso.. Dr. José Espínola dos Santos. Custei a acreditar, achei que tivesse feito uma interpretação errada mas é isso mesmo né.. o Zezinho venceu na vida.

sullyvann 11/06/2014

interessante narrativa
Uma boa narrativa sobre as conquistas d um imigrante...
09/04/2019minha estante
Oi Marocs!
Vi que deseja o título "Um modo de entender..." e tenho para troca.
Já realizei várias trocas aqui pelo Skoob.
Caso se interesse e tenha algum título para trocar, me mande msg e combinamos.