Ainda que a terra se abra

Ainda que a terra se abra R. Tavares

Resenhas -

Gabi Otavio 13/04/2021

Bom livro nacional
A história é contada na terceira pessoa e é tudo bem detalhado, então conseguimos visualizar os locais e sentir cheiros e sensações.

O livro mostra descobertas, aprendizados, retorno ao passado e um pouco de história.

Tive um pouco de dificuldade na leitura mas depois você pega o ritmo do autor e tem uma leitura leve apesar de muitos acontecimentos e percepções que o personagem tem no percorrer da história

Beth 20/01/2021

Um livro sobre reencontro consigo.
Martín um professor universitário, após a morte de seu pai, se vê obrigado a retonar para sua terra natal, e com esse retorno virão muitas lembranças.
O livro fala sobre família, dilemas morais, mágoas, perdões, aflições, culpas, mas também da importância de nossas raízes.
A escrita é bem fluida e envolvente, recomendo a leitura.

Dani 16/01/2021

Fez com que eu me sentisse de volta no Sul. Traz muitas memórias, inclusive coisas que eu nem lembrava mais, expressões, cultura... adorei.

Juliana 31/10/2020

Chorei...
Esse livro é incrível. Rodrigo Tavares é um excelente escritor!! Ele descreveu exatamente a sensação que é sair de um lugar que você se sente incompreendido e o retorno, anos mais tarde, com mais maturidade e clareza para entender tudo o que aconteceu. Ao final, lágrimas escorreram por aqui!!

Manu 07/10/2020

? o tempo é uma flecha lançada, mas o importante é o percurso, e não o alvo...?

cco.isabella 16/09/2020

Abram alas para o melhor autor nacional contemporâneo que esse Brasilzão já viu!!
Sabe aquela sensação de retorno às origens? Quando você reencontra família, amores passados, pessoas que foram muito presentes mas hoje já não são tanto?
É exatamente por isso que Martín está passando ao retornar ao Rio Grande do Sul após o falecimento do pai!

Martín está tentando se encontrar naquele ambiente, mas também, consigo mesmo, o que traz uma leitura repleta de descobertas, REdescobertas e reflexões que podemos facilmente retirar da ficção.

A peça chave de todo o livro é a escrita do Tavares. Durante a leitura, nos sentimos parte daquela realidade!
Conseguimos sentir todos os cheiros e sabores descritos e confesso que trazer essa sensibilidade ao leitor é um dom para poucos!

Sem dúvida é um livro que carregarei pela vida por ter me apresentado sentimentos únicos e quase ter me feito chorar em vários momentos - o que não é comum, pasme!

Literatura brasileira contemporânea DIGNA de um mérito crescente! Precisamos apoiar autores nacionais nesse país não-leitor, ainda mais quando o valor é inquestionável!!

site: www.instagram.com/amorliterato

juliette 18/08/2020

Li com o coração
Consegui me identificar, refletir, me corrigir e me consolar com ele.