A História

A História The Zondervan Corporation

Resenhas - A História - A Bíblia Contada Como uma Só História do Começo ao Fim

Daiane Menezes 26/06/2013

Indico para quem deseja conhecer mais da Bíblia Sagrada
Resenha do livro A História - a bíblia contada como uma só história do começo ao fim.

A Sextante tendo consciência de que a bíblia é o livro mais vendido de todos os tempos (em torno de 5 bilhões de exemplares comercializados), mas com um grande número de pessoas que a possuem e ainda não leram por completo, lançou em 2009 este livro que conta de forma concisa os relatos bíblicos como uma historia de inicio, meio e fim. Como consta no seu prefácio: é uma oportunidade de conhecer o que é de essencial na Bíblia.

O que mais me chamou a atenção ao examina-lo foram as geniais contribuições para maximizar a absorção das lendárias historias bíblicas, pois este vem repleto de mapas, referências para consulta na Bíblia Sagrada, lista de personagens com suas resumidas apresentações e o mais incrível, cada capitulo vem acompanhado de um breve questionário sobre as histórias relatadas.

Se trata de uma verdadeira viagem desde a criação do mundo ao apocalipse, com uma leitura dinâmica e contando ainda com textos explicativos numa linguagem moderna e de fácil entendimento. Confesso que por diversas vezes tentei ler a Bíblia inteira, porém sem sucesso. Com a leitura deste livro tive a oportunidade de aprofundar meus conhecimentos, não deixando de observar que este se trata de uma copia fiel dos textos bíblicos, contudo nos apresenta cada historia de forma objetiva e simplificada. Não o vejo como defensor de bandeira religiosa e creio que independente da sua religião vale a pena investir neste trabalho para conhecer um pouco mais das histórias mais disseminadas existentes no mundo.

Temos muito que aprender com cada personagem, seus erros e desacertos, arrependimentos, fé e sobre tudo como Jesus encarou as dificuldades vividas aqui na terra.

Esta bela História de fato prendeu minha atenção do princípio ao fim, trazendo conhecimento deste eterno conflito entre o bem e mal de forma fluente e agradável.

Daniel-Ef2:8 20/11/2021

Bom livro
Se trata de um resumo da bíblia com uma escrita sem capítulos ou versículos bíblicos, o que por sinal é bom para se ler de maneira corrente a bíblia, porém trata-se de um resumo, o que faz com que a leitura seja corrida e rápida.

Ao final contém uma pequena biografia dos principais personagens bíblicos e perguntas para estudo de cada capítulo. Durante o texto contém alguns comentários explicativos e conectando as histórias.

Um ponto positivo é que se você quer entender de maneira resumida toda a história da bíblia, esse livro vai te ajudar muito, pois a tradução da bíblia usada é a NVI que na minha opinião, é uma das melhores versões para "novos convertidos ou iniciantes na fé cristã".

Porém como ponto negativo eu vejo que são os comentários que visam conectar os textos pois muitos deles fogem um pouco do contexto do texto e para alguém que vive estudando a bíblia vai perceber logo algumas incoerências, já uma pessoa inexperiente vai acabar concordando ou sendo induzidos por esses comentários. Vejo esse livro como uma forma de ter um panorama geral da história bíblica, porém ele pula muitos relatos e fatos que tem a sua importância para a compreensão geral das escrituras.

Fernando Marques 04/04/2023

A maior História de todos os tempos
Um livro muito bom para aqueles que desejam aprender, de forma cronológica e de fácil compreensão, a história da Bíblia Sagrada.

Déborah 11/08/2023

Finalmente concluído!
Comecei a ler esse livro junto com o devocional desse ano, estou feliz por ter concluído, pois era uma leitura que há tempos eu queria!

Valeu a pena. ?

Luci Eclipsada 29/06/2013

Alternativa para quem sempre quis ler ou entender melhor a Bíblia
A Bíblia, como muitos sabem, é a reunião de vários livros escritos ao longo de séculos e séculos da existência humana. Sabe-se, ainda, que este livro,_ tido como sagrado e fruto de inspiração divina, muito embora tenha sido escrito por seres humanos_ é o mais disseminado de todos os tempos, assim é muito comum as pessoas terem uma Bíblia em seus lares, mas também é muito comum que muitas pessoas sequer tenham lido todo o livro ou tenham tentado ler em algum dado momento, mas tenham desistido da leitura por acharem sua linguagem arcaica e, em certos momentos, difícil de se entender, ainda mais quando o uso de metáforas é muito comum no decorrer de muitas passagens bíblicas.
Pensando nisso, na necessidade que muitos têm em conhecer um pouco mais os textos bíblicos tanto do antigo como do novo testamento, uma vez que a bíblia está dividida em dois grandes períodos, um antes e outro depois de Cristo_ ícone central do Cristianismo, religião que tem em Jesus de Nazaré a personificação do Messias, conceito judaico em que se prega a vinda de um humano descendente do Rei Davi destinado a reconstruir a nação de Israel e trazer paz ao mundo_ está presente nas livrarias faz algum tempo A História (Tradução de Fabiano Moraes, Sextante, 384 páginas), livro que traz as histórias da Bíblia contada como uma só história do começo ao fim e em ordem cronológica.
Assim, o leitor, em especial aquele que sempre teve vontade de conhecer os textos bíblicos, encontrará um prato cheio a ser degustado e poderá perceber o quanto na Bíblia pode ser encontrado histórias repletas de amor, ódio, disputas e, claro, muitos milagres. Deve se levar em consideração também a importância histórica que os textos bíblicos têm já que é nítido o registro de eventos que coincidem com acontecimentos históricos importantes para a humanidade, como o domínio babilônico, persa, grego, romano, entre outros acontecimentos que servem de referência até os dias de hoje quando se trata do estudo do homem.
Desse modo, a Bíblia em si, conforme muitos consideram, em especial os céticos, não se trata de simples histórias, mas de todo o registro das andanças humanas em sua infinita busca por glória, poder e espiritualidade. Em A História, a fim de se facilitar a compreensão dos trechos extraídos da Nova Versão Internacional da Bíblia, o texto que se apresenta é fluente e de fácil compreensão, trazendo informações adicionais para que o leitor possa compreender melhor algumas passagens além, isso ao término do livro, uma série de questões que servem como estudo bíblico para os que têm vontade de se aprofundar mais nas questões que envolvam o ser humano e o divino. Leitura mas que recomendada.

site: Quer mais conteúdo? Então acesse: http://conformealetra.blogspot.com

Ana Justen 28/02/2023

Sempre tive curiosidade em ler a Bíblia e para mim esse livro foi incrível. Super recomendo! É um resumo bem resumido (haha), mas muito bom.

Inlectus 03/02/2014

Muito bom mesmo!
Belíssimo, todos deveriam ler esse livros, ele faria diferença na vida de qualquer pessoa.

Blenda Costa 03/02/2022

Ele é um livro de 438 páginas, porém é um livro maravilhoso, para quem quer saber mais da bíblia.???

saralupion 17/09/2020

Não substitui a leitura da Bíblia, mas é incrível!
Obviamente é muito importante que a Palavra de Deus seja lida na íntegra, diretamente da Bíblia, mas nós sabemos também que é complicado. Eu mesma, nunca li a Bíblia inteira, embora seja um desejo do meu coração. A questão é que o livro ?A História? não é satisfatório apenas aos novos convertidos ou curiosos, mas à todos!! A maior parte das histórias da Bíblia são narradas (como um romance!) e acompanham textos de reflexão. Incrível!

Nina Magrin 13/02/2023

É a Bíblia narrada em ordem cronológica e de forma resumida, para quem nunca leu a Bíblia inteira é uma boa forma de saber tudo o que ela relata.

Erivaldo21 24/01/2023

Um resumo da História
A princípio esperava que fosse uma literatura ou estudo sobre a bíblia, entretanto é a própria, não em seu texto integral, mas, foram tiradas partes dela e postas em ordem para contar toda a história de forma linear, como um resumo, com parágrafos ligando os acontecimentos e expondo breves explicações. Todavia, muitas partes são perdidas, serve bem para catequeses, onde é essencial estudar as partes mais importantes da bíblia ao invés de lê-la toda, em que desanima a quem estuda. Enfim, o velho testamento é a história de um povo que guarda suas raízes e sua religião, escrevendo-as. O novo testamento é o testemunho dos apóstolos sobre Jesus Cristo.

Felipi Fraga 17/06/2023

Mesmo eu sendo um Ateu-Agnóstico gosto de ler e estudar religiões sempre que posso, principalmente sua história. Entre os melhores livros que li recomendo O LIVRO DAS RELIGIÕES que tem entre seus autores #JosteinGaarder (autor de O MUNDO DE SOFIA) livro responsável pela escolha do nome da minha filha. Por eu viver em uma sociedade majoritariamente cristã, seria inevitável ler uma boa parte da bíblia aos pedaços da adolescência para o início da vida adulta. Mas, para quem quiser fazer uma leitura bíblica por interesse narrativo-literário recomendo "A HISTÓRIA: A Bíblia contada como uma só história do começo ao fim" da organização #TheZondervanCorporation, que faz um tempo que tenho vontade de reler. Gostaria de ter tido acesso ao livro A Bíblia: UMA BIOGRAFIA, de Karen Armstrong, antes mesmo de ter lido as primeiras páginas de uma Bíblia convencional, pois teria guiado meu senso crítico, não só para entender historicamente o que estava lendo, mas também para respeitar o fator humano, que fez a Bíblia ser o livro mais publicado no mundo.

Raphael 06/02/2016

Quando comecei a me interessar pelo estudo de religiões e da bíblia em especial, deparei-me com algumas palestras e entrevistas de pessoas especialistas no assunto (Pondé, Karnal, etc.), professores com os mais altos títulos acadêmicos em seus currículos e muita autoridade sobre esse assunto. No entanto, quando questionados sobre suas convicções pessoais, revelavam-se ateus. Eu ficava impressionado. Pensava: "como alguém pode se interessar e se dedicar tanto a um assunto desse sendo ateu?"

Hoje, após refletir melhor e estudar mais um pouco, mudei a perspectiva da indignação. A pergunta hoje é "como qualquer pessoa pode não se interessar pelo estudo da bíblia? Ou ao menos se sentir um pouco curiosa pelo seu conteúdo?". Ora, os relatos ali registrados (os últimos) datam de mais de dois mil anos e o assunto, bem como sua figura central (Jesus), ainda não saíram de moda. A considerar que o cristianismo é a religião com mais adeptos no planeta terra, não vai sair de moda tão cedo (apesar de que, os cristãos de hoje, salvo raríssimas exceções, são todos desvirtuados - assunto para outra ocasião). Enfim, por que a mensagem ainda continua tão viva e tocando o coração de tantas pessoas? Depois de todos esse anos, em que constitui sua força persuasiva?

Neste contexto surge a importância deste livro. "A história". Considerando-se que a bíblia é um livro bastante inacessível (por diversos fatores que não convém aqui mencionar), esse livro se revela muito útil na sua proposta de "enxugar" o texto original e adicionar algumas notas explicativas, mostrando para o leitor os principais acontecimentos do antigo e do novo testamento de uma forma linear e condensada com aquilo que, segundo seus autores, tem de mais relevante. Não sou um especialista na bíblia (pra ser sincero, não a li inteira) mas acredito que o resultado final desse livro tenha sido realmente satisfatório. Os principais acontecimentos estão todos ali. Quando me deparei com esse livro em uma loja, por acaso, não tive dúvidas. Tendo em vista a minha curiosidade em conhecer a palavra, logo pensei: "Este livro é perfeito para meus propósitos".

No mais, sobre o conteúdo propriamente dito, como já mencionado, o livro dá uma pincelada boa nos principais personagens do antigo testamento, bem como nos fornece um retrato bem satisfatório sobre a figura do grande messias, "filho de Davi", segundo Mateus. Os principais personagens, tanto do velho quanto do novo testamento, estão todos ali. Não vou entrar em pormenores, obviamente, a maioria das pessoas conhece os acontecimentos ali narrados. Não posso deixar de mencionar, no entanto, algumas passagens que me tocaram profundamente: a beleza da narrativa de Jó, o ponderado julgamento do rei Salomão, a coragem e a fé de Daniel, perante a cova dos leões, a misteriosa conversão de Paulo. Devo, porém, ressaltar que o objeto de meu maior interesse, o que tem de mais fascinante, fica mesmo nos evangelhos: a vida e o ministério de Jesus.

Este livro, apesar de condensado, nos proporciona um panorama satisfatório para conhecer a mensagem de Cristo. Os ensinamentos estão ali de forma literal, apesar de alguns mistérios que sempre permeiam o discurso, acredito que seja totalmente válido para um primeiro contato e algumas considerações superficiais da importância e beleza da mensagem do Messias, "filho de Davi" (gosto de chamá-lo assim). E para não me estender muito, devo apenas registrar o seguinte: Jesus tem muito a ensinar para nós todos. Seja você religioso ou avesso às religiões, assim como eu (sou agnóstico). Sua mensagem é maravilhosa, universal e atemporal. Escapa dos estreitos limites da religião. Jesus foi, sobretudo, um filósofo moralista e, nessa perspectiva, ele funciona, inclusive, para agnósticos e ateus. Conheça a palavra. Não estou aqui falando de fé ou religião. A mensagem é muito mais profunda (e útil) do que isso.
Beto.Biolchini 18/06/2017minha estante
Olá, Raphael! Sou cristão com um bom conhecimento da Bíblia. No entanto, eu estou à procura de um livro para presentear uma pessoa agnóstica, porém interessada em conhecer a Bíblia, ao menos por "questões culturais". Parece que o mau testemunho da cristandade de hoje faz com que ela duvide de que a Bíblia contenha algum conteúdo relevante. Sua resenha parece que se encaixou perfeitamente, pois vc descreveu o mesmo perfil da pessoa que eu quero presentear! Gostei muito do seu comentário e de saber quais foram as suas impressões sobre o livro! Obrigado!

Raphael 13/06/2018minha estante
Eu que agradeço, Beto. Compre o livro sim. Tenho certeza que essa pessoa vai gostar. Um abraço.

Marche 19/06/2016

Facil de Ler
É a biblia contada de forma facil. Não substitui os detalhes da Biblia, mas é um bom livro.