A História

A História The Zondervan Corporation

Resenhas - A História - A Bíblia Contada Como uma Só História do Começo ao Fim

Raphael 06/02/2016

Quando comecei a me interessar pelo estudo de religiões e da bíblia em especial, deparei-me com algumas palestras e entrevistas de pessoas especialistas no assunto (Pondé, Karnal, etc.), professores com os mais altos títulos acadêmicos em seus currículos e muita autoridade sobre esse assunto. No entanto, quando questionados sobre suas convicções pessoais, revelavam-se ateus. Eu ficava impressionado. Pensava: "como alguém pode se interessar e se dedicar tanto a um assunto desse sendo ateu?"

Hoje, após refletir melhor e estudar mais um pouco, mudei a perspectiva da indignação. A pergunta hoje é "como qualquer pessoa pode não se interessar pelo estudo da bíblia? Ou ao menos se sentir um pouco curiosa pelo seu conteúdo?". Ora, os relatos ali registrados (os últimos) datam de mais de dois mil anos e o assunto, bem como sua figura central (Jesus), ainda não saíram de moda. A considerar que o cristianismo é a religião com mais adeptos no planeta terra, não vai sair de moda tão cedo (apesar de que, os cristãos de hoje, salvo raríssimas exceções, são todos desvirtuados - assunto para outra ocasião). Enfim, por que a mensagem ainda continua tão viva e tocando o coração de tantas pessoas? Depois de todos esse anos, em que constitui sua força persuasiva?

Neste contexto surge a importância deste livro. "A história". Considerando-se que a bíblia é um livro bastante inacessível (por diversos fatores que não convém aqui mencionar), esse livro se revela muito útil na sua proposta de "enxugar" o texto original e adicionar algumas notas explicativas, mostrando para o leitor os principais acontecimentos do antigo e do novo testamento de uma forma linear e condensada com aquilo que, segundo seus autores, tem de mais relevante. Não sou um especialista na bíblia (pra ser sincero, não a li inteira) mas acredito que o resultado final desse livro tenha sido realmente satisfatório. Os principais acontecimentos estão todos ali. Quando me deparei com esse livro em uma loja, por acaso, não tive dúvidas. Tendo em vista a minha curiosidade em conhecer a palavra, logo pensei: "Este livro é perfeito para meus propósitos".

No mais, sobre o conteúdo propriamente dito, como já mencionado, o livro dá uma pincelada boa nos principais personagens do antigo testamento, bem como nos fornece um retrato bem satisfatório sobre a figura do grande messias, "filho de Davi", segundo Mateus. Os principais personagens, tanto do velho quanto do novo testamento, estão todos ali. Não vou entrar em pormenores, obviamente, a maioria das pessoas conhece os acontecimentos ali narrados. Não posso deixar de mencionar, no entanto, algumas passagens que me tocaram profundamente: a beleza da narrativa de Jó, o ponderado julgamento do rei Salomão, a coragem e a fé de Daniel, perante a cova dos leões, a misteriosa conversão de Paulo. Devo, porém, ressaltar que o objeto de meu maior interesse, o que tem de mais fascinante, fica mesmo nos evangelhos: a vida e o ministério de Jesus.

Este livro, apesar de condensado, nos proporciona um panorama satisfatório para conhecer a mensagem de Cristo. Os ensinamentos estão ali de forma literal, apesar de alguns mistérios que sempre permeiam o discurso, acredito que seja totalmente válido para um primeiro contato e algumas considerações superficiais da importância e beleza da mensagem do Messias, "filho de Davi" (gosto de chamá-lo assim). E para não me estender muito, devo apenas registrar o seguinte: Jesus tem muito a ensinar para nós todos. Seja você religioso ou avesso às religiões, assim como eu (sou agnóstico). Sua mensagem é maravilhosa, universal e atemporal. Escapa dos estreitos limites da religião. Jesus foi, sobretudo, um filósofo moralista e, nessa perspectiva, ele funciona, inclusive, para agnósticos e ateus. Conheça a palavra. Não estou aqui falando de fé ou religião. A mensagem é muito mais profunda (e útil) do que isso.
Beto.Biolchini 18/06/2017minha estante
Olá, Raphael! Sou cristão com um bom conhecimento da Bíblia. No entanto, eu estou à procura de um livro para presentear uma pessoa agnóstica, porém interessada em conhecer a Bíblia, ao menos por "questões culturais". Parece que o mau testemunho da cristandade de hoje faz com que ela duvide de que a Bíblia contenha algum conteúdo relevante. Sua resenha parece que se encaixou perfeitamente, pois vc descreveu o mesmo perfil da pessoa que eu quero presentear! Gostei muito do seu comentário e de saber quais foram as suas impressões sobre o livro! Obrigado!

Raphael 13/06/2018minha estante
Eu que agradeço, Beto. Compre o livro sim. Tenho certeza que essa pessoa vai gostar. Um abraço.

Volnei 24/11/2015

A história
O livro narra as história da bíblia de uma forma mais clara e compreensiva. A narração se dá de forma clara e precisa como qualquer outro texto.

site: http://toninhofotografopedagogo.blogspot.com.br/

Jota 10/07/2015

Conhecendo a palavra de Deus
Como os colegas que escreveram as outras resenhas disseram, a Bíblia tem uma história maravilhosa (elogiada por pessoas das mais diversas religiões), mas sua leitura é muito complicada. Ler a Bíblia requer mais do que uma "simples" interpretação de texto.

Esse livro, claro, na minha opinião, consegue "traduzir" e resumir a Bíblia para que muitos tenham a oportunidade de conhecer toda a sua história, os principais personagens que Deus nos apresenta, a vida e os ensinamentos de Jesus, etc.

Mas, sempre é importante ressaltar: ler este livro nunca substituirá a leitura da Bíblia, e fica muito fácil ler um capítulo do livro e logo em seguida os textos retratados na Bíblia.

Andrea 11/01/2015

Essencial
eu nunca li a Bíblia, somente trechos mas esse livro consegue trazer de uma forma simples a historia resumida. acho q para quem nunca leu a Bíblia eh essencial um livro como esse!

Pedro 24/08/2014

O princípio da sabedoria...
A premissa desse livro é interessante, juntar todas as histórias bíblicas e coloca-lá como sendo uma única com começo meio e fim. Ás vezes se consegue fazer essa ligação de uma história a outra, mas confesso que algumas vezes parece meio forçado, não por culpa do autor que não soube fazer direito, mas porque a bíblia é muito ampla e há histórias lá que não necessariamente estão ligadas a todas as outras. Outro fator do livro é que ele ás vezes resume muito uma história, como a de Davi por exemplo, mas isso de novo se dá pela grandeza que é a bíblia. Por isso esse livro serve mais mais para quem nunca leu a bíblia ou tem preguiça, para quem já leu serve como para se lembrar,contudo não deixa de ser um bom livro!

Eduardo 11/07/2014

História massante
O livro começa bem, narrando de forma simples as histórias de guerra e romance da Bíblia. É uma leitura interessante, pois, ler a Bíblia não é nada fácil, e com este livro a compreensão dos fatos narrados ocorre de forma mais natural.
De modo geral, a forma como o autor (ou os autores) narram o Velho Testamento, são uma forma simples de contar as histórias da Bíblia, ou seja, para quem está interessado em conhecer a Bíblia, mas não tem tanto tempo livre assim para ler os textos originais e compreendê-los, este livro é bem interessante.

site: http://eduardofernandes.blogspot.com.br/2013/06/a-historia-biblia-contada-como-uma-so.html

Tiago 27/06/2014

Muito bom!
Um resumo e romantização da Bíblia Sagrada. Ainda continua um pouco cansativa, mas realmente, é a melhor história da humanidade. Tem alguns erros e deixa algumas dúvidas por ser muito resumida, mas recomendo muito pra quem tem vontade ler a Bíblia Sagrada, mas não lê porque a acha cansativa.

Inlectus 03/02/2014

Muito bom mesmo!
Belíssimo, todos deveriam ler esse livros, ele faria diferença na vida de qualquer pessoa.

Wilton 30/08/2013

A bíblia é de difícil leitura para os não iniciados. Ela não tem um núcleo comum porque foi escrita por vários profetas. Não há uma linha do tempo bem delimitada. No livro não ocorre isso. O livro sagrado foi contado "em miúdos", ou seja, de forma simplificada. A linguagem clara,
os períodos expressados em ordem direta e a boa definição das personagens, do tempo e da ação, tornaram a leitura agradável. Recomendo o livro, não só como leitura religiosa, mas também como relato histórico e literário. Confesso que aprendi com o livro e essa afirmação é um grande elogio.

Luci Eclipsada 29/06/2013

Alternativa para quem sempre quis ler ou entender melhor a Bíblia
A Bíblia, como muitos sabem, é a reunião de vários livros escritos ao longo de séculos e séculos da existência humana. Sabe-se, ainda, que este livro,_ tido como sagrado e fruto de inspiração divina, muito embora tenha sido escrito por seres humanos_ é o mais disseminado de todos os tempos, assim é muito comum as pessoas terem uma Bíblia em seus lares, mas também é muito comum que muitas pessoas sequer tenham lido todo o livro ou tenham tentado ler em algum dado momento, mas tenham desistido da leitura por acharem sua linguagem arcaica e, em certos momentos, difícil de se entender, ainda mais quando o uso de metáforas é muito comum no decorrer de muitas passagens bíblicas.
Pensando nisso, na necessidade que muitos têm em conhecer um pouco mais os textos bíblicos tanto do antigo como do novo testamento, uma vez que a bíblia está dividida em dois grandes períodos, um antes e outro depois de Cristo_ ícone central do Cristianismo, religião que tem em Jesus de Nazaré a personificação do Messias, conceito judaico em que se prega a vinda de um humano descendente do Rei Davi destinado a reconstruir a nação de Israel e trazer paz ao mundo_ está presente nas livrarias faz algum tempo A História (Tradução de Fabiano Moraes, Sextante, 384 páginas), livro que traz as histórias da Bíblia contada como uma só história do começo ao fim e em ordem cronológica.
Assim, o leitor, em especial aquele que sempre teve vontade de conhecer os textos bíblicos, encontrará um prato cheio a ser degustado e poderá perceber o quanto na Bíblia pode ser encontrado histórias repletas de amor, ódio, disputas e, claro, muitos milagres. Deve se levar em consideração também a importância histórica que os textos bíblicos têm já que é nítido o registro de eventos que coincidem com acontecimentos históricos importantes para a humanidade, como o domínio babilônico, persa, grego, romano, entre outros acontecimentos que servem de referência até os dias de hoje quando se trata do estudo do homem.
Desse modo, a Bíblia em si, conforme muitos consideram, em especial os céticos, não se trata de simples histórias, mas de todo o registro das andanças humanas em sua infinita busca por glória, poder e espiritualidade. Em A História, a fim de se facilitar a compreensão dos trechos extraídos da Nova Versão Internacional da Bíblia, o texto que se apresenta é fluente e de fácil compreensão, trazendo informações adicionais para que o leitor possa compreender melhor algumas passagens além, isso ao término do livro, uma série de questões que servem como estudo bíblico para os que têm vontade de se aprofundar mais nas questões que envolvam o ser humano e o divino. Leitura mas que recomendada.

site: Quer mais conteúdo? Então acesse: http://conformealetra.blogspot.com

Daiane Menezes 26/06/2013

Indico para quem deseja conhecer mais da Bíblia Sagrada
Resenha do livro A História - a bíblia contada como uma só história do começo ao fim.

A Sextante tendo consciência de que a bíblia é o livro mais vendido de todos os tempos (em torno de 5 bilhões de exemplares comercializados), mas com um grande número de pessoas que a possuem e ainda não leram por completo, lançou em 2009 este livro que conta de forma concisa os relatos bíblicos como uma historia de inicio, meio e fim. Como consta no seu prefácio: é uma oportunidade de conhecer o que é de essencial na Bíblia.

O que mais me chamou a atenção ao examina-lo foram as geniais contribuições para maximizar a absorção das lendárias historias bíblicas, pois este vem repleto de mapas, referências para consulta na Bíblia Sagrada, lista de personagens com suas resumidas apresentações e o mais incrível, cada capitulo vem acompanhado de um breve questionário sobre as histórias relatadas.

Se trata de uma verdadeira viagem desde a criação do mundo ao apocalipse, com uma leitura dinâmica e contando ainda com textos explicativos numa linguagem moderna e de fácil entendimento. Confesso que por diversas vezes tentei ler a Bíblia inteira, porém sem sucesso. Com a leitura deste livro tive a oportunidade de aprofundar meus conhecimentos, não deixando de observar que este se trata de uma copia fiel dos textos bíblicos, contudo nos apresenta cada historia de forma objetiva e simplificada. Não o vejo como defensor de bandeira religiosa e creio que independente da sua religião vale a pena investir neste trabalho para conhecer um pouco mais das histórias mais disseminadas existentes no mundo.

Temos muito que aprender com cada personagem, seus erros e desacertos, arrependimentos, fé e sobre tudo como Jesus encarou as dificuldades vividas aqui na terra.

Esta bela História de fato prendeu minha atenção do princípio ao fim, trazendo conhecimento deste eterno conflito entre o bem e mal de forma fluente e agradável.

Daniel Vieira 23/04/2011

A Maior de todas
Um livro para quem tenta ler a biblia e acha complicada, é bom pra ter uma boa base da historia de Deus, e depois é claro ler a verdadeira Biblia Sagrada

Vivi Koenig 22/04/2011

A Bíblia é a Palavra de Deus
O livro é bom mas nada se compara a ler a Bíblia na íntegra.
Obrigada Jesus pelas Tuas palavras abençoadas e de vida.