Animais impuros

Animais impuros Jean-Marc Berthoud

Resenhas - Animais impuros

Wesley David 03/01/2023

Curto, objetivo e bíblico.
O livro trata da explicação da lei de levítico sobre as questões que tornavam os animais puro, ou impuros, e quanto a validade, hoje.

É Incrível como em todas as obras do autor, ele consegue demonstrar uma capacidade intelectual enorme, e muita responsabilidade em sua palavras e posicionamentos.

Recomendo com entusiasmo esse livreto.

LetiLu 08/09/2020

Boa e/porém breve introdução ao estudos dos animais impuros
Creio que a intenção deste artigo não é de forma alguma ser exaustivo (seria praticamente impossível em tão poucas páginas), mas sim despertar um interesse pelo assunto, de forma que não só busquemos aprofundamento nele, mas que também reflitamos ao ler estas passagens na Palavra, afinal de contas o conhecimento sem a transformação de vida é inútil.

No entanto, penso que mais algumas páginas seriam necessárias para fechar melhor o raciocínio do autor, pois em alguns momentos ele me pareceu um tanto superficial, fechando a discussão abruptamente, e como ele mesmo argumentou, este é um tema de real gravidade, pois embora nos pareça obscuro ao entendimento, certamente esconde verdades profundas - que talvez só descobriremos na morada celestial.

Foi um bom "start" para me estimular a curiosidade pelo tema.

Wallace Vieira 30/07/2020

Objetivo e direto
Texto claro e simples, sem muito "teologuês", livro curto - está mais para um artigo - que você pode ler em uma hora ou no máximo duas.

O autor trabalha textos do Antigo Testamento na maior parte do livro para estabelecer o motivo dos animais serem considerados impuros. E ao trabalhar com textos do Novo Testamento trata, não com a mesma dedicação que trabalhou os textos do Antigo Testamento, os textos onde aparecem questões relacionadas com comida e alimentação.

Enfim, para não dar spoliers termino aqui a resenha dizendo que o livro serve de uma introdução sobre o assunto, mas já será bem melhor do que vemos em discussões pela igreja brasileira que foca muito em um aspecto moralista.