Cicatrizes

Cicatrizes David Small

Resenhas - Cicatrizes

eusil 30/10/2023

Uma história densa, com uma sensibilidade ímpar e que faz a gente olhar mesmo para as nossas cicatrizes e tentar não esperar tanto assim do outro. lindo!

Jéssica 16/07/2023

Maravilhoso como artistas usam quadrinhos para contar sua vida
Nesse livro o autor fala do relacionamento difícil com sua mae e familia e o câncer que teve na infância

Bel Bravini 02/06/2023

Leitura da psicóloga
HQ sobre o desenvolvimento infantil em um lar disfuncional. Simples, direto e profundo.
Aborda temas difíceis pra quem tenha passado por situação semelhante, então esteja preparado.

Angela.Dutra 22/01/2023

Cicatrizes além da pele
Uma leitura forte que mostra a vida de uma criança criada por uma mãe infeliz na vida que tem e um pai que usa a criança para testes de raio x. Apesar da infância cheia de brigas, sua imaginação, vontade de brincar e descobrir coisas não cessam. As dores se transformam em imagens na mente e no papel. Um câncer que surge após tantos raios x testados nele o leva a uma vida cheia de superação e realizações. Uma leitura de poucas horas que nos leva a reflexões, talvez, para o resto de nossas vidas.

Tania_Lamara 20/07/2022

História verídica
Um relato triste de um garoto que vive sobre a opressora educação da mãe. Tem dificuldade de se encontrar pois está sempre com a saúde comprometida.

Katty 13/09/2020

O título mais representativo que já vi
A história que é uma auto-briografia extremamente sensível, consegui sentir a trajetoria junto ao autor. As ilustrações me ganharam uma das HQs com traços mais lindos que já vi com um toque obscuro.

marcooscaioo 06/03/2019

Uma amarga história
Uma amarga história materializada em arte através do quadrinho, o autor nos revela sua deprimente infância, fruto da criação desestruturada por parte de seus pais.

Small revela um cotidiano disfarce famíliar sustentado pelo prestígio de uma "família feliz". Na HQ, ele capta na figura materna, o desprezo e a apátia da mãe pelos filhos. E no pai, o desamoroso e neutralidade de sentimentos.

O jovem Small teve de aprender sozinho a superar a indiferença, a aceitar a ajuda do outro e refletir a história familiar de seus próprios familiares para entender, ou tentar entender o que ele passou.

Gustavo 10/02/2019

Sublime!
O título é perfeito. Existem feridas que você precisa lidar com elas em todas as suas etapas. No corte, na dor, na inflamação, na recuperação e na cicatriz. Memórias impressas na pele que jamais serão esquecidas mas que já não doem tanto.

Cilmara Lopes 14/05/2017

Que surpresa boa!
Uma das melhores surpresas pra um leitor é se interessar muito por uma sinopse e quando chega ao caixa:
"R$ 19,90"
"Nossa, não acredito"
Tudo é meio suspeito, mas ok, você começa a ler e se prende, e entra nos traços e no enredo, e tudo chega a ser poético.
Quando finaliza: "Não acredito que paguei só vinte reais por essa maravilha!"
David Small conta sua história, quando acorda sussurrando e descobre que numa cirurgia retiraram uma corda vocal.
Um pai radiologista que costumava tratar tudo com boas doses de raio x, e tratou a sinusite do filho assim.
Uma mãe sisuda, austera e muito problemática, não conversa, não sorri, não chora, simplesmente existe ali com aquele olhar incriminatório para todos e tudo.
David se vê perdido, sozinho e triste.
Me identifiquei muito com sua forma de encarar as coisas, se refugiando nos livros, mas quando retorna a realidade sente revolta.
Uma obra poderosa, apesar da arte simples, não deixa nada a desejar, neste aspecto me lembrou "Lucille" do francês Ludovic Debeurne, que pagamos míseros 5 reais.
Simplesmente leiam, se presenteiem com um enredo consistente, perspicaz e verdadeiro.

Gláucia 23/02/2017

Cicatrizes - David Small
Graphic novel de cunho autobiográfico, onde o autor e ilustrador de livros infantis traz um pouco de sua história, desde seus 6 anos até o início da vida adulta. As cicatrizes aqui são literais e metafóricas, físicas e morais e frutos da falta de amor e da negligência de uma mãe frustrada.
Mesmo com tudo isso é possível seguir em frente... apesar das cicatrizes.

Bia 26/12/2016

É engraçado
Já parou pra pensar em como o óbvio é engraçado? Como uma coisa está estampada nas nossas caras mas é necessário alguém dizê-las pra notarmos o quão óbvias elas são/eram? E é engraçado pensar que realmente não somos os únicos pseudo-especiais com os nossos problemas e nos sentindo incompreendidos por eles. Que assim como nós nos sentimos de 500 formas diferentes por 500 coisas diferentes, os outros também as sentem e que devemos ter consciência disso pra não descontar nossas dores nos outros. Essa é a mensagem que Cicatrizes me deixou.

Yuri Hollanda 08/10/2015

Cicatrizes, por David Small
Cicatrizes é uma das obras mais corajosas que já tive o prazer de ler. Não adepto a Histórias em Quadrinhos, eu, na minha ingenuidade, não esperava que um livro tivesse um poder tão alto de me tocar sendo uma HQ. Como eu estava enganado...

A autobiografia de David Small não poderia ter tido um título mais sugestivo. A bravura de Small em cutucar suas cicatrizes, reabrir essas feridas e estampá-las em suas trágicas, dramáticas mas belíssimas ilustrações, é admirável. Small teve experiências de vida delicadíssimas, e o livro é tão sincero, tão imersivo, que chegamos ao ponto de nos sentirmos desconfortáveis lendo sobre a vida de um garoto tão oprimido. Parece uma coisa que não deveríamos estar vendo.

A razão disso é por ser um livro visceralmente pessoal. Small domina tudo: as palavras usadas em seus balões, o roteiro, as maravilhosas ilustrações e os diálogos realistas de uma vida cruel. As ilustrações são um dos pontos mais altos (se não o mais alto) nos motivos com que fazem "Cicatrizes" ser uma graphic novel tão boa.

Os traços de Small trazem a melancolia intrínseca em sua vida, as cores e a iluminação dos ambientes retratados trazem implicitamente a tona todas as tragédias vividas por um menino que enfrenta muitos traumas, duelando com monstros que vivem dentro de casa quando sua arma é apenas sua inocência, sua infância, que pouco a pouco vai sendo destruída.

David foi um garoto oprimido pela sociedade, oprimido dentro de casa, oprimido pelo sexismo imposto em crianças que teoricamente não tem sexualidade/sexo/libido. Oprimido por ser criança, por ter uma visão genuinamente infantil e inocente em um meio social tão perverso e vulgar. Quando lemos sobre David, e sabemos que aquele menino tão injustiçado é o mesmo ilustrador e escritor bem sucedido de hoje, vemos que a esperança humana é uma das coisas que nos fazem ser um dos seres mais complexos que existem. E David Small é com certeza um dos seres mais fortes que existem. Ao término, me perguntei como ele conseguiu afastar os demônios de sua infância com o passar do tempo. Me pergunto se ele sequer conseguiu isso.

No fim, eu só espero de coração que sim, que ele tenha conseguido. Cicatrizes é com certeza um dos livros mais melancolicamente bonitos que existem. Ele marcará todos os seus leitores. Ele formará uma cicatriz na mente de cada um que o ler, que não vai se esvair tão cedo.

Para mais resenhas, visite:

site: www.estantenerd.com
Lola444 09/10/2015minha estante
Linda tua resenha, fiquei até curiosa! Lembro quando li "Blue is The Warmest Color" por causa de ti e adorei, mesmo tendo preconceito com HQ :P

Yuri Hollanda 10/10/2015minha estante
Lara, por favor, leia assim que puder. Eu acho até melhor que Blue, é tão LINDO. É muito tocante, me deixou chocado com tanta beleza.

21/09/2015

Nesta HQ autobiográfica, David Small nos levará a alguns momentos chaves de sua vida. Momentos de autodescoberta, revelações – um tanto quanto impactantes – o relacionamento dele com a família e de suas impressões a respeito de tudo que o cerca.

A família é totalmente desestruturada. Cada um fechado hermeticamente em seu mundinho e lidando com as suas frustrações de uma forma particular, externalizando esses problemas cada um à sua maneira: a mãe – extremamente infeliz no casamento – vive batendo as portas dos armários da casa; o irmão mais velho está sempre fazendo barulho em seu tambor e David, perdido no meio disso tudo, está sempre doente.

Por esse motivo, seu pai, um radiologista, resolve fazer alguns experimentos no filho para investigar o problema. Só que tudo isso da maneira mais fria possível, sem nunca explicar nada ao garoto. O silêncio predomina na família.

Quando adolescente, uma amiga dos pais descobre um caroço em seu pescoço na qual é feita uma cirurgia para removê-la – que ele acredita ser simples – mas que acaba afetando a sua voz.

As revelações que mencionei no início começam a aparecer aqui, e você se vê chocado junto com o David ao descobrir cada uma delas.

Os traços são simples mas há uma sensibilidade impressionante. Ele consegue transmitir toda a sua agonia e tristeza muitas vezes sem o uso de palavras. Uma verdadeira proeza.

Olivia 19/09/2015

O melhor HQ
Cada vez que leio uma história em quadrinho fico mais fascinada !
Os desenhos são de uma força ! Consigo sentir toda a DOR do personagem ! E q belo paralelo com Alice. Leiam ! Esse livro tem q ser lido!

Claudio 06/06/2015

Silêncio e angústia
O silêncio como personagem central, passagens desenhadas de maneira a transbordar toda a angústia de uma família desajustada. Toda a raiva concentrada na face da mãe. Um título que representa perfeitamente toda a história do livro!

Foi uma ótima forma de entrar no mundo das HQs!