Faca

Faca Jo Nesbo

Resenhas - Faca

1 | 2 | 3 | 4

Fabio Shiva 04/02/2023

Ao desprezar a sincronicidade, troquei a mensagem por uma leitura inacabada
Há muito tempo sou fascinado pelas sincronicidades. Acredito firmemente (crença que vem sendo corroborada pela experiência) que toda vez que estamos diante de uma sincronicidade (ou seja, de uma coincidência significativa), isso significa que estamos no lugar certo e na hora certa. A sincronicidade é como uma confirmação do universo de que está tudo bem, mesmo que estejam ocorrendo circunstâncias perturbadoras. Além disso, via de regra onde há sincronicidade há também alguma mensagem esperando por nós.

Pois bem, alguns meses atrás vivenciei uma sincronicidade envolvendo baratas. Infelizmente, por algum mecanismo de defesa não me recordo mais que sincronicidade foi essa. Mas me lembro claramente de que a sincronicidade foi reforçada pela descoberta de um livro de Jo Nesbø chamado “Baratas”. Eu já queria mesmo ler algo desse autor, e essa sincronicidade a mais foi o empurrão que faltava. Contudo confesso que fiquei receoso de encarar esse livro. Meus encontros literários anteriores envolvendo baratas deixaram cicatrizes profundas, tanto na assustadora “Metamorfose” do Kafka (que já li três vezes) quanto, principalmente, no visceral mergulho de “A Paixão Segundo G.H.”, de Clarice Lispector.

Decidi fugir da mensagem prometida pela sincronicidade, ou pelo menos adiá-la. E a partir daí nada mais deu certo. Ao descobrir que “Baratas” era o segundo volume na série do detetive Harry Hole, usei isso como desculpa para pegar outro livro. E acabei caindo na “Faca”, que era um dos mais comentados de Jo Nesbø. E só agora, ao escrever essa resenha, descubro que esse é nada menos que o décimo segundo livro da série!

Definitivamente, essa leitura não engrenou para mim. Fiquei meses me arrastando pelas páginas, tentando entender porque esse autor vem sendo aclamado por uma legião entusiasmada de fãs. Ao pensar na trama dessa história, uma expressão em inglês saltou na tela de minha mente: “far-fetched”, algo forçado, implausível, improvável, difícil de acreditar. Tal como um estuprador serial de 78 anos ou alguém que é filmado enfiando a mão no ventre aberto de uma mulher com o mostrador do relógio à vista para gerar confusão no estabelecimento de um álibi...

Por essas e outras, cheguei até a página 273 das 521 páginas de “Faca” sem que por um momento sequer me abandonasse a persistente consciência de estar lendo uma história de ficção. Isso é exatamente o contrário da experiência que almejamos ter ao ler ficção. Uma boa história nos faz esquecer que estamos lendo e nos captura para dentro da trama.

Pois bem, ao chegar à página 273 de “Faca” me convenci de que melhor que aquilo não iria ficar. Abandonei o livro e dali mesmo comecei a (re)ler um de Agatha Christie, para me curar da ressaca literária. E na sequência engatei num ótimo do Dennis Lehane.

Ainda pretendo ler o “Baratas” do Jo Nesbø.

site: https://www.facebook.com/sincronicidio

Álefe 26/06/2021

Destruído
É a sensação que senti ao ler esse livro, do começo ao fim. Sou um grande, grande fã de Jó Nesbø, e continuo desacreditado como, após 12 livros de uma mesma série, sua escrita continua deleitosa e sua criatividade e construção do suspense se mantém impecável. E Faca em particular, mexeu com sentimentos diferentes dos seus antecessores.

Harry Hole mais uma vez precisa lidar com questões pessoais enquanto tenta fazer de tudo para solucionar um assassinato.

Só que tem um problema: ele não se lembra do que fez na noite do crime, mas acordou no dia seguinte com sangue de outra pessoa em suas mãos!

Jo Nesbø te leva numa corrida junto ao personagem para encaixar todas as peças do quebra-cabeça, e a cada momento uma reviravolta trás novas peças.

É praticamente impossível descobrir os assassinos de Nesbø, mas essa insistente tentativa de desvendar tudo é o que torna a leitura de seus livros cada vez mais saborosa!

Faca entrou para meus favoritos da série Harry Hole!
oLola 26/06/2021minha estante
nunca ouvi falar desse autor, e agr estou curiosíssima

Álefe 27/06/2021minha estante
Leia um dele e não se arrependerá, vai ama!

daniel.vasco.716 18/04/2021

Bom, em "A Faca" um assassinato é cometido de forma um tanto quanto misteriosa, uma mulher é encontrada morta na sua casa após levar uma série de facadas. O que mais intriga a polícia é o fato de todas as portas e janelas estarem fechadas e sem sinal de arrombamento; a vítima conhecia seu assassino? O que teria acontecido?O detetive parece lutar contra seus próprios demônios, isso porque sua dependência alcóolica parece retornar para afundá-lo de vez na bebida, entre flashes de consciência, Harry acorda um dia após o assassinato da mulher com as mãos ensanguentadas.Isso com certeza torna a situação ainda pior.

Camila Vieira 14/09/2020

Resenha publicada no Leitor Cabuloso:

site: http://leitorcabuloso.com.br/2020/08/resenha-faca-jo-nesbo/

Patricia677 06/08/2022

Sofrimento!
Faca, Jo Nesbø

Então cheguei ao último, que eu torço venha continuação, livro da saga Harry Hole!

É um misto de alegria, por ter lido todos, e tristeza, pois me apeguei ao personagem principal e a tantos outros que percorrem esse caminho com ele até aqui!
Foram doze livros. Doze histórias em que acompanhamos Hole em suas caçadas, suas recaídas com a bebida, seus raros momentos de alegria entre amigos e principalmente, sua dedicação total, ou quase, à aqueles que ele amava.

Esse livro foi uma sucessão de ?ai meu Deus? e ?eu não acredito?. Suspeitas adquiridas e perdidas. E no final a espantosa revelação me deixando sem acreditar ser possível.

E comentando sobre Nesbø, tenho que ressaltar sua escrita e principalmente sua evolução que se percebe a partir do segundo livro. Sua forma de escrever nos envolve, ludibria, e emociona em vários momentos, até por sua comicidade. Fazendo a leitura ser fluída e prazerosa.

Vou deixar aqui a lista em ordem cronológica da saga para quem quiser se aventurar pela Noruega!
1- O Morcego
2- Baratas
3- Garganta Vermelha
4- A Casa da Dor
5- Estrela do Diabo
6- O Redentor
7- Boneco de Neve (tem filme)
8- O Leopardo
9- O Fantasma
10- Polícia
11- A Sede
12- Faca

Aí tu me pergunta: ? posso começar por qualquer um, sem seguir a ordem??
Claro que pode, MAS deixará de seguir o fio condutor que vem desde o início. Sendo mais clara, vários casos e pessoas são interligadas entre livros. Tu pode ler, mas vai perder muitas referências.

Enfim, minha história com Hole pode ter acabado (hahaha), mas com Nesbø não! Tenho mais seis livros dele para leitura e quantos mais ele vier a escrever.

Então, recomendo esse autor, essa saga. Se gostou curti aí!

?11/2022

The guy on the train 15/10/2020

A gente que tem protise sente, num é Nicóly?!
Finalizei a leitura de "Faca", do Jo Nesbo, depois de uns quase dois meses enrolando pra comprar, como se previsse que a leitura não seria nada leve. Realmente não foi.

Uma mulher é encontrada morta em curcunstancias que deixam a policia de Oslo de maos atadas. Harry Hole, que além de estar afastado do trabalho tambem esta devastado desde que Rakel o abandonou, tem certeza de que foi Svein Finne quem cometeu o crime. Mas como provar?

Aqui temos o declinio de Harry Hole após o milagroso e incomum periodo de bonança pelo qual ele passava desde "Polícia". O inspetor é mergulhado em uma aspiral tão densa de tristeza que o vemos em um de seus momentos mais serios do vicio alcoolico. Ao mesmo tempo em que é otimo retomar o tom pesado e realista que a narrativa sempre carregou, é péssimo ver o Harry tão mal e chega a dar saudade da felicidade artificial que tanto tinha me incomodado.

Temos o retorno de Kaja Solness (uma das minhas personagens favoritas) e também alguns outros personagens recorrentes como Bjorn, Aune e Katrine. Nesse livro todos parecem partilhar de certa forma dessa aura de tristeza e declinio, confrontando seus proprios demonios e em varios momentos o livro assume um tom de conclusão. Eu não lia nada tão denso e pesado da serie desde "Fantasma".

O antagonista, Svein Finne, é de longe um dos mais repulsivos ja criados por Nesbø. Ao contrario de personagens como o Boneco de neve ou o assassino de policiais, eu não consegui estabelecer o minimo de vinculo com o personagem de modo a me interessar por ele com a admiração morbida que me acomete frequentemente ao se tratar de viloes. Aqui eu só queria saborear a caça e captura do pers por conta de seus atos repulsivos.

Assim como os outros livros da saga, "Faca" é uma leitura muito agil e instigante, quase impossivel de largar. A cada peça do quebra cabeças as coisas vão ficando mais e mais interessantes e o final é muito bom.

Eu classifico "Faca" como o livro mais triste, bonito e tocante da serie. Torço para que ainda tenham mais livros com os personagens de Nesbø (eu não aceito não ver a queda do Belman) e aguardo ansioso por novidades.

Livro maravilhoso!!

Cley 27/11/2020

Quem me conhece sabe que opto por ler uma série na sequência, mesmo que não seja necessário, me sinto mais confortável lendo e observando o amadurecimento do autor e seus personagens, porém, abri uma exceção e li o 12º volume (até então último) de uma série de um dos autores que mais vende livros no mundo, o Jo Nesbø, escritor norueguês, responsável por escrever a série do inspetor Harry Hole. O motivo por trás de começar pelo 12º volume, até eu mesmo desconheço, talvez seja por ter ficado curioso para conhecer a escrita de um autor renomado.

"Faca" nos traz uma premissa de uma mulher morta, e numa manhã posterior ao assassinato, Harry acorda com as mãos cheias de sangue, mas sem lembrar de nada do que aconteceu. Harry está se entregando cada vez mais à bebida depois que sua esposa Rakel o deixara. Agora, o inspetor só trabalha com “burocracia”, mas quando outra mulher presta queixa por ser estuprada por Svein Finne, criminoso que Harry prendera há algum tempo; Harry não descansará até pôr Svein de volta na cadeia e descobrir se ele também teve participação no assassinato da mulher que citei no início.

Confesso que tive um pouco de dificuldade em me acostumar com a escrita do Nesbø, mas logo me adentrei à trama e vi o quanto inteligente e sagaz o autor é, isso em relação a enredo, personagens, reflexões, diálogos etc. Tudo bem que o autor se apropria de prolixidade, mas até essas prolixidades têm certa relevância para aquilo que quer mostrar. E claro que eu sabia onde estava me metendo, afinal, houve referências a alguns livros anteriores e por eu não ter lido, não as compreendi bem.
Não tenho autonomia para falar sobre o Harry, pois é a primeira vez que tenho contato com o personagem, mas o que pude perceber é que ele é um anti-herói, às vezes, a lei não o limita e se ele acredita que deve fazer algo por um bem maior, e esse bem seja para si próprio, ele o faz.

Há diálogos interessantíssimos em toda a narrativa, alguns me trouxeram reflexões sobre o comportamento humano, traumas, traições, vícios etc.
Nesbø não alivia em cenas brutais e sua objetividade faz com que a história se torne bastante crível.
Não tinha pretensão de querer ler os onze volumes anteriores, mas após ler "Faca", senti a necessidade de conhecer mais o Harry e os casos em que trabalhou e que os tornaram um dos melhores agentes da lei de Oslo.

O thriller é mais indicado para quem busca uma história sólida, sem incongruências que encontramos em alguns thrillers mais pop, por assim dizer.

Elizabeth 14/01/2021

Gostei do livro. Pra mim não é o melhor livro da série Harry Hole, tem momentos onde a narrativa é lenta, e apesar de isso ser uma característica do autor, algumas vezes me incomodou.
Mas o personagem Harry Hole, por si só, já vale a leitura.
Quem não leu nenhum livro da série desse detetive, talvez se sinta meio confuso em alguns momentos, mas nada que atrapalhe, e ao longo da narrativa as peças vão se encaixando.
Depois da metade do livro, prestando atenção as entrelinhas, dá pra descobrir quem é o assassino, eu consegui.

Regiane @agentejaleu 26/01/2022

Nesbo sendo Nesbo! Maravilhoso.
Mais uma vez não consegui descobrir p culpado, eu fiquei impactada . Harry Hole não tem um minuto de sossego, ganhou mais cicatrizes. Nesbo eu preciso de um próximo livro o sr não ouse a encerrar nesse viu!

Valerya insta @leslivres_ 30/12/2023

Iuhuuuu
Final do ano e consegui ler os 12 livros da série!!! Amei!!!! Super recomendo essa leitura!
E no final desse, os dados irão decidir entre 3 destinos para a próxima aventura de Harry Hole ??????
Gustavo Kamenach 31/12/2023minha estante
Até hoje li só O Morcego, dei 4 estrelas... compensa ir adiante na série?

Valerya insta @leslivres_ 02/01/2024minha estante
Compensa Gustavo!

Marcia 31/10/2020

Que facada!
Acho Jo Nesbo um dos melhores autores escandinavos.
Aqui temos Harry Hole em um dos melhores livros da série.
Dessa vez saí atirando para todos os lados e arrumando justificativas para quase todos os personagens ser o assassino.
Mesmo assim acabou sendo quem eu menos esperava!
Não me conformo com a morte de certo personagem.
Agora é esperar que Harry volte em um próximo livro!

mirna 29/11/2020

Faca
O que Jo Nesbø fez nessa história me deixou de queixo caído. Ele é bem fiel a vida real. Harry Hole não é um policial/detetive/ herói. É um alcoólatra com um QI elevado que soluciona crimes bem elaborados. Tem alguns momentos nesse livro que a gente fica com aquela sensação de enrolação com umas descrições não muito atrativas. Mas elas são necessárias para o desenrolar do enredo. Cheguei a pensar que esse seria o último livro da série por causo de alguns fatos que acontecem na história. Os encaixes feitos no final da história são incríveis. Muito bom mesmo!!

Angélica Patriano 06/09/2020

Sim! Claro! Hein? Será? Ufa! Não!!!!
Faca: sensacional!
Aqui temos muitos personagens, alguns conhecidos, outros não.
Rakel pediu ao Harry que saísse de casa e fosse embora. Então, ele se afoga novamente na bebedeira e tem relações com outras mulheres sempre pensando e buscando nelas a Rakel.
Oleg está morando em outra cidade, tem uma namorada e vai muito bem na escola de polícia.
Katrine, Björn e Gert. Há algo acontecendo nessa família, porém, as palavras não são ditas.
Alexandra, perita forense que se tornou amiga de Harry e com a qual ele mantém contato.
Kaja retorna e, em seu esteio de missões em países como Iraque e Afeganistão, está Bohr, apresentado como chefe de Rakel no departamento de direitos humanos.
A Kripos está presente e há um novo agente, ex aluno de Harry.
Svein está solto há alguns meses, já semeando por aí.
Estupros, assassinato, ausência de provas, obsessão por Svein, acordos que não o são, provas plantadas e a mente vazia de Harry na noite em que tudo aconteceu.
Após a hipnose, Harry acorda e as memórias vão retornando, o deixando em dúvidas, destroçado, apagado.
Temos visões de cada personagem, uma estadia na mente de cada um e vemos como os acontecimentos se refletem na vida de cada um.
É, há momentos em que pensamos ser um, ser outro, finalmente ser aquele e aí... só lendo para saber!
Excelente!

Anna Sallé 12/03/2023

Uísque nas feridas
Esse livro se chama ?Faca? porque é isso que o Jo Nesbo enfia na gente nesse último ato de Harry Hole.

A história é uma sequência do último caso misturado com o primeiro caso de Harry, o estuprador Svein Fine.

Quando Harry decide investigar um assassinato que transforma sua vida para sempre ele se da conta de que a verdade pode ser muito mais horrível do que parece.

Navegando por suspeitos e aliados improváveis, a investigação vai apontando a Harry muitos caminhos por onde ele se perde até finalmente entender o motivo e encaixar a peça que faltava.

Esse livro é uma desgraça mental, o desfecho que o Jo Nesbo deu pra história foi a cara dele mesmo, não dava pra esperar nada diferente.

Enfim, eu odiei tudo que aconteceu, cinco estrelas. ?

1 | 2 | 3 | 4