O que Alice Esqueceu

O que Alice Esqueceu Liane Moriarty




Resenhas -


17 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Paulinha 15/11/2023

Bonzinho
O livro não é excepcional, mas é bom.
Indico a leitura.
Eu faria um final diferente, mas ainda assim gostei de como ficou.
Acho qie discute um tema importante e faz a gente refletir: o que eu, de 10 anos atrás pensaria de mim agora? Deixei coisas importantes para trás ?
Acho que é bom parar e reavaliar nossas vidas
Também mostra o quanto nossas vivências nos moldam e fazem a gente evoluir
comentários(0)comente



Diane 25/07/2023

Sobre uma chance de recomeçar
Alice tinha uma vida feliz, e aos 29 anos já estava formando sua família com Nick, um marido lindo e amoroso. Além disso, era rodeada por sua irmã, mãe e avó, recebendo todas as atenções por estar aguardando o nascimento do primeiro filho. Tudo ia bem até que ela sofre um acidente na academia e acorda dez anos depois! A partir daí, ela entra em uma saga para tentar descobrir o que aconteceu nesse período esquecido e durante suas tentativas de relembrar o que aconteceu, Alice percebe que se tornou uma mulher muito diferente do que era na juventude.

"Ela não se lembrava de nada daquilo. Por outro lado, tudo parecia curiosamente familiar."

Que narrativa inteligente e bem construída. Gosto muito disso que a leitura de um livro da Liane Moriarty me provoca: me colocar na pele de seus protagonistas e viver a trama intensamente. E junto com Alice embarquei em uma história bem doida sobre sua perca de memória, sobre 10 anos de uma vida que ela não se lembrava de ter construído. Com Alice aprendi sobre ter a chance de recomeçar, de rever os erros do passado para poder tentar acertar no futuro. Os personagens são muito humanos, muito verdadeiros e a narrativa tem momentos cômicos até para dar uma suavizada na história, o que torna a leitura ainda mais prazerosa.
comentários(0)comente



Bia 14/06/2023

Chato
O livro gira em tordo de uma coisa só. O casamento perfeito dela! Cheguei em 50% do livro e era o mesmo lengalenga. O final ainda conseguiu salvar um pouco
comentários(0)comente



alicepessoa 28/05/2023

Esse livro me surpreendeu
Você acha que é uma história boba, até juntar todos os pontos e observar que uma simples história pode acontecer até mesmo com você! Me emocionei ao final, foi perfeito! Foi incrível! E agora vou passar dias fazendo reflexões.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Michele 30/04/2023

O que alice esqueceu?
O livro gira em torno da perda de dez anos da memória de Alice, e em quem ela se transformou nesse período... ela não lembra que tem 3 filhos ou que seu marido é na verdade ex e a detesta, ou por que sua irmã e ela que sempre haviam sido próximas agora mau se veem...
É um livro sobre recomeços, sobre luto amor perdas e ganhos, sobre carregar mais do que aguenta e procurar culpados e não solução... gostei mas achei bem enrolado.
comentários(0)comente



Nani 17/04/2023

Me senti verdadeiramente com perda de memória junto com Alice, a agonia me acompanhou em todo processo, querendo por ela lembrar de tudo de sua vida.
Entender os dramas, as tensões e a vivência dependendo unicamente de algo que está fora de controle parece traumático.
Gostei demais de acompanhar a descoberta da personalidade de cada filho, realmente essa relação sendo criada novamente foi o que mais me segurou.
Além claro de ver o drama secundária da sua irmã, que é algo que merecida um livro em particular.
O final me pegou desprevenida por era o que eu gostaria que acontecesse, porém foi inesperada a forma como aconteceu.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Gleiciane 12/07/2022

Gostei muito!
É incrível como esquecemos de algumas coisas que antes pareciam muito importantes, mas que com o tempo foram deixando de ser e sendo apagadas das nossas lembranças. Ler sobre a Alice me fez refletir em como as vezes esqueço de revisitar minhas lembranças e olhar com amor e carrinho cada etapa da vida. Somos feitos de lembranças boas e ruins e todas elas nos servem em algum momento.
comentários(0)comente



Dinha 26/06/2022

Perfeito!
História envolvente, personagens apaixonantes, reflexões profundas... receita ideal para o sucesso!

Prendi-me ao livro desde o primeiro parágrafo. As dores e dúvidas de Alice se tornaram as minhas. Diverti-me com as cenas das crianças, chorei com Elisabeth, tive raiva do Nick atual e me apaixonei pelo Nick do passado. Vibrei com as decisões dessa protagonista tão humana. Quis comentar no blog de Frannie. Desejei uma filha como Olívia (na versão criança, apenas rs). Tive medo que o final que eu tanto esperava não acontecesse, mas terminei o livro com o coração quentinho. A melhor leitura que fiz esse ano, até o momento.
comentários(0)comente



Osman.Siqueira 13/02/2022

Um assunto principal bem explorado
Na categoria de romance leve e bem escrito é um bom livro. Um acontecimento principal que a autora soube explorar muito bem. É o primeiro livro dela que leio e me agradou, pretendo ler outros. Relata sobre relacionamento familiar, erros que cometemos, problemas que enfrentamos, um pouco da vida corrida que temos, vida moderna etc... Também tem situações embaraçosas e ao mesmo tempo cômicas que deixa o livro divertido e mais gostoso de ler. Recomendo para quem gosta de uma leitura leve e gostosa de ler.
comentários(0)comente



Dani 06/01/2022

Alice
Tem um bom enredo, prende muito o leitor com o "mistério" do que aconteceu nos anos esquecidos, mostra uma evolução dos personagens.

Mas principalmente me fez refletir, a princípio sobre o que quero do futuro. Porém, ao final do livro, principalmente sobre o que eu de 10 anos atrás acharia da minha vida atual.

Excelente leitura!
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



mariaeugeniaantello 28/08/2021

A história prende muito, tentando nos fazer entender como era vida da Alice antes da perda da memória, e porque as coisas mudaram tanto em 10 anos? gostei!
comentários(0)comente



Thaianne 26/04/2021

O que seu eu do passado pensaria da pessoa que você é hoje?
"O que Alice esqueceu" é o segundo livro que leio da autora australiana Liane Moriarty. Na obra, temos uma premissa que julguei bem interessante: Alice Love é uma mulher de 39 anos que sofre um acidente em uma aula de step, e, ao acordar, perde a memória dos últimos 10 anos de sua vida. O quanto uma vida pode mudar nesse período? No caso de Alice, aparentemente, muito. Aos 29 anos, ela era uma mulher recém-casada, muito apaixonada pelo marido, e esperava o primeiro filho. Era muito próxima da irmã, era uma pessoa relativamente relaxada e que não ligava muito para exercícios físicos ou alimentação saudável. Aos 39, é uma mãe de 3 filhos (dos quais inclusive não se lembra) super organizada e eficiente, que vive a base de cafeína, é "rata de academia" e que percebe existir uma distância entre si mesma e sua outrora tão próxima irmã. Alice também descobre que está prestes a se divorciar, e que ela e o (ex-)marido Nick mal conseguem manter uma conversa civilizada e livre de ressentimentos.

O livro se estrutura em cima do conflito que existe entre o "eu" de 29 anos de Alice - o "eu" do passado, um pouco confuso e até talvez ingênuo - e o "eu" de 39 anos - o "eu" do presente, que Alice ainda está tentando entender o que de fato é, e porque se tornou assim. A obra é envolvente, e estruturada em três perspectivas: a de Alice, a de sua irmã Elisabeth (na forma de um diário escrito a pedido de seu psiquiatra) e a da avó de ambas, Frannie (na forma de um blog, que é muito divertido kk).

Percebi que Liane segue um padrão de história: três narradoras, que incluem perfis como uma super mãe, uma pessoa bastante tímida (e ambas podem ou não ser a mesma personagem) e uma idosa. De forma semelhante, há um mistério (embora nesse livro, diferentemente de outras obras da australiana, não seja um grande mistério, nem nada criminal) que a autora explora até o limite da paciência do leitor. E esta é minha principal crítica, não só em relação a este livro como em relação a "O segredo do meu marido". Por mais que O "mistério" (as lembranças de Alice podem ser consideradas também pequenos mistérios, já que vamos descobrindo tudo aos poucos junto com ela ao longo do livro, mas falo de um fato específico) seja relativamente previsível, acho que não precisava demorar tanto para revelá-lo (fico com a impressão de que até metade dos livros dela pouco realmente acontece). A partir desse ponto de virada, o livro fica excelente. O que me marcou essencialmente foi esse olhar do "eu" do passado sobre o "eu" do presente, com uma perspectiva que só a distância é capaz de trazer. Há mudanças que ocorrem em nós mesmos que são tão graduais que nem sequer percebemos. Alice tem o "privilégio" (não esqueçamos de que ela precisou bater seriamente a cabeça para conquistá-lo kkk) de observar essas mudanças e se perguntar como e por que ela se tornou o que é, avaliando com talvez mais objetividade se faz sentido continuar por esse caminho. Ela também compreende a importância das experiências dolorosas na formação de quem é. Ao mesmo tempo, fica evidente como o acúmulo de pequenas coisas (e não necessariamente um enorme cataclisma) pode corroer nossos relacionamentos interpessoais. Gostei de que a autora tenha usado diferentes estruturas narrativas para as outras personagens (principalmente do blog de Frannie kkk). E gostei muito do desfecho (embora também tenha sido previsível).

Recomendo aos leitores que buscam um delicioso drama familiar.
comentários(0)comente



17 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR