Comunicação não violenta: uma linguagem de vida

Comunicação não violenta: uma linguagem de vida Marshall Rosenberg

Resenhas - Comunicação não violenta: uma linguagem de vida

Vanessa Faria 04/08/2021

Útil pra todos
Marshall nos mostra nesse livro que através da comunicação podemos melhorar muito nossas relações, sejam elas em casa ou no trabalho. Muito útil para pessoas que trabalham em setores de resolução de conflitos pois ajuda a nos comunicar melhor, a exprimir melhor nossas necessidades e ter mais empatia pelas pessoas. Recomendo!

Nathy215 11/05/2021

Começa bem, mas vai ladeira a baixa.
Inicialmente observamos os problemas apresentados no livro como uma forma de melhoria, conseguimos nos colocar naquelas situações e pensar na mudança... Mas um pouco a frente começamos a perceber que aplicando tudo que é dito, estaríamos sendo robôs, não humanos.
Deixamos de lado o sentir e entender, para evitar conflitos, julgamos, para "não julgar".
A vida não é uma análise clínica e não podemos viver só pensando sobre cada palavra que vamos falar, isso só funciona bem, isolado no livro.
Marcela 11/05/2021minha estante
Legal tua visão e interpretação, Amy! Conheci recentemente a CNV e Marshall está na minha lista de leitura para um entendimento mais aprofundado a respeito do tema.

Nathy215 11/05/2021minha estante
Achei bem interessante, até procurei vídeos sobre, mas pra mim ainda é muito longe da realidade e coloca as pessoas em uma bolha só.

Marcela 11/05/2021minha estante
Entendo teu ponto de vista. Fiquei curiosa. Vou tentar adiantar a leitura. Obrigada, Amy.

Su. 06/05/2021

Abra a sua mente e retenha o que é bom
Esse livro é muito interessante, é preciso querer aprender e pensar de uma outra forma para entender a mensagem, e ver que a coisas que no fundo queremos mudar e podemos para atendermos as nossas necessidades e também como consegueência a das outras pessoas, e como essa contribuição pode satisfazer a nós mesmos?????

Julyane Polycarpo 17/04/2021

Comunicação não violenta
O livro relata sobre qual seriam as formas mais ideais de Comunicação durante diversos momentos (briga, raiva, tristeza). A forma como nos comunicamos pode piorar a situação e despertar outros sentimentos ruins em nós e no ouvinte. A forma como recebemos determinadas notícias também pode acarretar sentimentos ruins em nós.

Eu gostei muito. Recomendo.

Obs: Ouvi o audiobook pelo Skeelo Audiobooks.

Insta: @neilson_jr 15/04/2021

O livro se arrasta. Leitura NÃO recomendada. As dicas poderiam ser mais voltadas efetivamente para a ?comunicação?, termos, dicas, posicionamentos e não exemplos genéricos de ?comportamento?, percepção do outro e etc. Não vi a hora de acabar. Aff!

Carol 28/03/2021

Eu vejo que cada vez mais é necessário ser assertivo na comunicação principalmente no mundo atual onde grande parte da comunicação é realizada de forma virtual. Uma vez que deixamos de expressar como nos sentimos, ou que esperamos que o próximo adivinhe os nossos sentimentos ou mesmo não saibamos dizer o que nos causa raiva podemos ser interpretados de forma errônea.

O livro traz grandes lições nesse sentido e exercícios para cada vez mais nos comunicarmos de uma forma transparente, ter empatia pelo sentimento dos outros, expressar nossa gratidão de forma sincera e entender o que nos causa raiva ou desconforto.

Vale a pena dedicar algumas horas a essa leitura e sempre que possível retornar a ela para reforçar o que aprendeu.

Janaina.Leme 10/02/2021

Preste atenção ao elogiar as pessoas :)
Hoje vamos falar sobre Comunicação Não Violenta - Uma linguagem de vida, de Marshall Rosenberg. Na sinopse do livro diz o seguinte: imagine ser capaz de aliviar a tensão e promover acordos mesmo nas situações mais difíceis, apenas mudando a maneira de falar. Sim, é isso que Marshall ensina neste audiolivro: dominar os mais diferentes conflitos apenas sabendo como ouvir e como falar.

Não, não é desmotivando ninguém a tentar uma comunicação não violenta, mas quando você lê/ouve essa sinopse pensa: opa, vai ser fácil se comunicar com menos violência no dia a dia. Mas, quando você lê/escuta todo o conteúdo, pára e observa o quanto você faz errado no dia a dia, vê quanto ainda precisa ser melhorado. É bem complexo você aprender a falar com clareza, explicar o que você quer de fato, o que realmente precisa ser dito, e não apenas o que é importante do seu ponto de vista. Acho que esse ponto foi um dos que mais pegou ao ouvir e aprender com a obra.

Um dos pontos que me chamou bastante a atenção foi a questão do elogio. Você sabia que o uso de elogios também pode não ser bem visto por quem recebe? Se for como forma de recompensar as pessoas por fazer o que queremos, isso é inadmissível. Um sorriso e um obrigado sinceros podem fazer muito mais diferença na vida das pessoas do que um parabéns do chefe em público, por exemplo. O ponto de mais atenção é: se for para agradecer a pessoa por fazer aquilo que você queria, não é bem visto. Mesmo porque você não deve persuadir ninguém a fazer o que você quer, e sim o que é importante para aquela ação e porque é necessário para aquela ação. Apenas para satisfazer sua vontade, ainda mais no âmbito profissional, não tem vez.

Bom, esse foi apenas um dos aprendizados desse audiobook, que, no meu caso, vai entrar aqui na lista de ser ouvido mais de uma vez porque acredito muito que o conteúdo tem um impacto diferente dependendo do momento da nossa vida. E o conteúdo desse livro/audiobook tem essa característica.

Comunicação Não Violenta - Uma linguagem de vida é dividido em 10 capítulos, consequentemente, o audiobook em 10 faixas. A edição é de 2019, publicado pela editora Sextante e em audiobook pela Auti Books.

Max 23/01/2021

Uma leitura necessária!
Ainda preciso ouvir/ler esse livro mais uma dezena de vezes!
O conteúdo é algo imensurável, precisamos nos comunicar com mais amor se quisermos ter um mundo melhor... Esse é o começo!

Lucia101 12/01/2021

Achei bem interessante, só achei que demorou muito para chegar ao ponto.

Christinny 12/01/2021

Comunicação Não Violenta
Tema muito interessante, realmente útil e de fácil aplicação nas relações interpessoais. Nos faz perceber não só nossas próprias necessidades, como também a do outro, nos ensinando a ser um pouco mais empáticos.

Aline Kotz 21/11/2020

Comunicação não violenta :: Marshall Rosenberg
Não julgar ou criticar uma falha alheia, fazendo uma abordagem positiva, ouvindo as razões e respeitando a posição ou atitude de tal ato, procurando responder de forma amorosa, é a essência da comunicação não violenta.