Se não fosse por você, eu não estaria aqui

Se não fosse por você, eu não estaria aqui Alec Silva

Resenhas - Se não fosse por você, eu não estaria aqui

Gabes 26/07/2020

Recomendo
Uma leitura bem rápida, com um estilo bem legal. Se eu tivesse de escrever uma carta para mim mesmo para o futuro/passado, sinceramente, não teria ideia do que escrever.
Juju| @livrosdajuju_ 29/10/2020minha estante
Também não kkkkkkk, eu tô quase acabando, achei incrível a maneira q eles escreveram ?

Mariana com a 24/05/2021minha estante
Eu escrevo cartas para mim no futuro , é muito bom , qual a facha etária de idade recomendada para ler esse livro ?

Juju| @livrosdajuju_ 24/05/2021minha estante
É para acima de 12 anos, é uma leitura bem gostosa

Mariana com a 25/05/2021minha estante
Obrigada ?

Juju| @livrosdajuju_ 26/05/2021minha estante
Magina

Mie 09/07/2020

Querida Mie,
Seu "eu" de 22 anos acabou de ler essas várias cartas de "eus" presentes para "eus" adolescentes e sentiu que deveria escrever para você. Talvez você tenha 13, 15, 17 anos quando receber esta carta (ou não) ? não que faça tanta diferença, nessa fase você achava que nada na sua vida muda, e que nem mudaria.
Você deve estar pensando isto: "É sério que eu continuarei assim, escrevendo essas coisas bobas? Apague isso!" Pode apostar que eu ainda penso o mesmo. Ainda guardo nossas inseguranças e mais inúmeras outras que vieram depois. Mas, acredite, estou menos desencanada. Agora eu escrevo (e publiquei não só um, mas DOIS livros! É claro, em coautoria, porque você ainda não se acha criativa e corajosa o suficiente para tirar toda essa imaginação doida que você tinha de sobra).
Quero que você saiba que nem tudo é o fim do mundo (bem, talvez continuar vivendo no Brasil em plena pandemia no ano de 2020, apenas...), e não desista, garota! Confesso que acho que você desperdiçou seu potencial com todo o tempo gasto pensando em todos os passos da vida, faculdade, emprego, relacionamentos que você achou que não eram pra você. Mas, ó, dicas do bem: caia fora do curso de biomedicina logo que sentir que não é o que você quer (sério, muitas lágrimas seriam poupadas); dê uma pesquisada aí sobre produção editorial (você sempre ? ou quase ? dá o seu melhor com notas, pare de ter medo de não conseguir entrar na faculdade como bolsista); leia mais; não caia na lábia de kpopper e não deixe de dizer o que você quer só por medo de magoar os outros!
Aah, já ia me esquecendo: posso ter pisado um pouco naquilo de você superestimar o primeiro beijo e tal, desculpe, mas você vai se sentir mais segura de si depois disso. Ser bissexual é ok, tá?
Suas amigas não vão te abandonar como você achou que aconteceria, muito pelo contrário. É claro que muita coisa vai deixar de ser como é aí pra você, mas nem eu pude evitar, e tudo bem, você supera :) Você ainda vai conhecer uma pessoa incrível, e outras também, e todo aquele conflito com o seu corpo vão se tornar quase ínfimos. Só peço que você se ame mais, ajudaria muito o trabalhinho que estou fazendo conosco agora.

Se não fosse por você, eu não estaria aqui,

Mieko (eu sei que você prefere ser chamada de Natália, mas em 2020 muitos vão te chamar de Mieko)
Mawkitas 04/11/2021minha estante
Que interessante! Desde os meus 15 ou 16 anos escrevo cartas para a Marina do futuro e as tenho lido anualmente sempre na mesma data. Rio muito. Eu sempre fui uma pessoa interessante e isso fica claro pra mim ao ler as cartas e me reitera o fato de que eu posso sempre estar bem comigo mesma apesar de todo o caos interno e do mal estar inerente ao fato de estar viva e ser.

Maíra Marques 06/11/2021

Quando penso no que falaria para a Maíra adolescente, mil coisas me veem a mente: tudo vai passar, não cobre tanto de você, não se importe tanto com a opinião dos outros, não tenha medo de se expor e expor seus fantasmas, aproveite para dar um abraço bem apertado em todos os seus amigos, não ache que as pessoas possam mudar tão facilmente (Elas vão te magoar, mas isso irá te fortalecer depois de uns anos). Leia mais, ria mais, proteja mais quem você ama. E tantas outras coisas...
Esperava mais profundidade e sentimentos nas cartas do livro, mas a reflexão é bacana.

B.norte 07/09/2022

Quase 2 meses de leitura
Finalmente a leitura está finalizada! A premissa do livro é de que os autores (que são vários) escrevam uma carta para sua própria pessoa que se encontra no passado. Não posso dizer que o livro é ruim, pois há muitas questões pessoais envolvidas ali e até que alguns trechos são bons.

Uma observação importante: se você não gosta de coisas que se repetem, não perca seu tempo. Os autores no geral escrevem quase a mesma coisa...

"Sei que você (eu) não gosta de spoilers ... ah, você não deve saber ainda o que é um spoiler"

"Não acredite no que as pessoas falam de você/eu (nós), confie em você e se ame mais"

"Ame as pessoas ao seu redor"

"Você errou muito, mas não tem problema, ao menos em uma coisa você acertou: fez amizades pra vida inteira"

"Deixa eu te contar um segredo, você vai escrever muitos livros e as pessoas vão querer ler."

"Já viajei para vários lugares."

São alguns exemplos de frases que são frequentes nas cartas. O que dá a impressão de alguns autores utilizaram uma fôrma pra escrever o texto. Na primeira carta é até interessante, mas depois que você percebe que as outras utilizam as mesmas ideias, as narrativas ficam massantes.

A leitura deveria ser rápida, afinal é um livro curto, porém foram quase 2 meses de leitura.
Finalmente acabou, posso partir para outra.

Dry 18/11/2020

"Não deixa de ser verdade só porque você não acredita."
"A experiência de viver é única, mas passar pelas fases da vida com um propósito é um presente generoso do Universo"

A ideia toda desse livro, na verdade cartas "cartas para quando eu era adolescente" me chamou atenção quando vi alguém no YouTube falar sobre, me pareceu bem interessante, e de fato foi, foi íntimo e tocante ver pessoas escrevendo para o seu "eu" do passado dizendo que por mais que aquele momento passado, porém presente tenha sido difícil, era preciso encarar com leveza , pois por maior que seja o problema, tudo passa..
E por diversas cartas, por mais que curtas pude ver resumidamente histórias de superação, de pessoas que hoje conhecemos no mundo da literatura brasileira, pessoas que se formos analizar suas atuais vidas, jamais imaginariamos a carga emocional de momentos ruins que viveram.
Recomendo muito, ainda mais se você estiver em um momento de pressão e ansiedade.. tente escrever uma carta pra você do passado, por tudo que achou que não conseguiria suportar e outra para você do futuro contando tudo que está vivendo no atual momento.

rayumix 11/05/2021

Se não fosse por mim você não estaria aí - uma carta de quando eu era adolescente (sobre esse livro)
Olá Rafaela e pessoas do futuro, (não tão distante, na verdade, o futuro de daqui vinte minutos, quando eu postar essa resenha kk) dessa vez não vim dizer nada de muito importante, só que eu li meu primeiro livro no app Kindle, e foi um experiência legal, apesar de algumas pesares, claro; como dor no olho e na cabeça por causa dos nossos problemas de visão, combinada com um óculos tão estraçalhado que tá praticamente inutilizável; a dor no dedinho de ficar segurando o celular e a bateria que acaba (força guerreira).
Aliás, o livro se chama "se não fosse por você eu não estaria aqui" (o que é irônico, porque como estou escrevendo do passado, então se não fosse por mim você não estaria aí, mas beleza, continuando) e eu acho que eu estava precisando de um livro meio assim, adolescente, rápido, leve, pra curar minha suposta ressaca (ou falta de tempo). O mais legal é, eu, como jovem, ouvir o que várias pessoas de vivências diferentes diriam para elas mesmas mais novas; aí como eu ainda tô nesse estágio de “mais nova” dá pra pegar umas dicas, uns conselhos, para que quando eu esteja aí no futuro possa dizer que foi tudo muito bom, apesar de que sempre vão ter partes ruins (igual nesse livro, que o ponto negativo é ser muito repetitivo às vezes) mas tá tudo bem, vivendo e aprendendo; que graça nunca ralar o joelho, né? Nunca conheceríamos os band-aids da barbie.

Fairyne 11/05/2021minha estante
Rafaela e suas resenhas super criativas???. Adorei ?

rayumix 11/05/2021minha estante
obrigada! ( ??? )?

beattrrzz 07/05/2021

autoajuda disfarçado
eu gostei da proposta do livro e li por um simples motivo: ele tá de graça na amazon kkkkkkkk

parece MUITO um autoajuda esse compilado cartas, todas na maioria das vezes com a mensagem de ?você consegue?.

li as cartas aos poucos e elas me ajudaram muito

Kimberly.Suyane 17/11/2023

Amei este demais!
Aborda temas importantíssimos! É um livro curto e super revelador, gostaria de ter lido na pandemia, porém, é maravilhoso mesmo assim.

Milena Coimbra 27/06/2022

Achei meio bobo, esperava mais da leitura, acredito que tenha sido por ter criado muitas espectativas. Um livro de cartas, curto e de leitura rápida.

afterhoursgf 01/09/2021

Gostei Gostei Gostei Gostei Gostei Gostei Gostei Gostei Gostei Gostei Gostei Gostei Gostei Gostei Gostei Gostei

isa 22/05/2021

??
eu amei o conceito de escrever cartas pra sua versão do passado (me senti influenciada, vou escrever duas, uma pra minha versão passada e uma pra minha versão futura.) achei mt fofo e eu peguei mts conselhos pra mim, coisas que eu realmente precisava ler :))
isa 22/05/2021minha estante
ps: a carta do vitor martinsss mds amei muito

annaaraujotriz 14/05/2021

Conhecimento
É precioso demais se conhecer e gostoso demais de ver que evoluímos. Este conto para mim é como uma lembrança gostosa de tudo de bom e ruim que já vivemos, e uma doce saudação a vida boa que teremos todos os dias a partir do momento em que agradecemos. agradecer por ser quem já fui, e por amar evoluir e crescer a cada segundo!

Tâmara Moya 01/09/2020

São cartas onde os "personagens" conversam com os seus "eus" do passado dizendo coisas que eles acham que seriam importantes para aquele eu do passado ouvir. É um leitura de não-ficção super emocionante, fofa e que mostra diferentes caminhos. E isso me causou uma nostalgia gostosa por me fazer lembrar da minha própria trajetória. Senti vontade de voltar no tempo e me dar um abraço bem apertado. Embora as cartas tragam caminhos/rumos diferentes, elas são muitos similares ao mesmo tempo e isso mostra que compartilhamos angústias parecidas mesmo que em situações diferentes. Leitura gostosa e que deixa o coração bem quentinho em meio à essa pandemia que estamos vivendo atualmente.