História Regional da Infâmia

História Regional da Infâmia Juremir Machado da Silva

Resenhas -

Alexandre249 17/12/2020

Desmontando mitos
Uma obra importante para compreender a "Revolução Farroupilha" desfazendo os mitos alimentados por muitas décadas com farta documentação e análise.
Um embate a um relato que nos faz pensar como a história pode ser contada por quem tira mais vantagem....

miguelogin 27/07/2020

Irônico e Ácido
Juremir Machado da Silva, um gaúcho de fronteira, desmascara o mito regional de uma revolução baseada em ideais sólidos de "igualdade, liberdade e fraternidade". Colocando em choque as visões dos principais responsáveis por tal mitificação, revela como a questão da liberdade serviria a interesses nada heróicos quando o assunto seria a liberdade dos escravos. Assim o faz, com ironia e acidez em cada estrofe, chegando até a comparar os farroupilhas às FARC e o MST por algumas páginas. O livro pode parecer maçante com tantos nomes de protagonistas e datas históricas que se repetem continuamente. Mas, consegue deixar claro que o conservadorismo dos farroupilhas não era muito diferente dos Imperiais, apenas queriam maior autonomia para exercê-lo. Sem dúvida uma leitura obrigaHistória para qualquer gaúcho.