Terra Plana, Galileu na prisão e outros mitos sobre ciência e religião

Terra Plana, Galileu na prisão e outros mitos sobre ciência e religião Ronald L. Numbers

Resenhas - Terra Plana, Galileu na prisão e outros mitos sobre ciência e religião

Beto 31/07/2021

Extremamente valioso
Sempre sonhei em encontrar um livro que desmistificasse muito do que é ensinado sobre a relação entre a Igreja a ciência, pois sempre soube que a visão da maioria costumava ser limitada e tendenciosa - o mesmo tipo de gente que fala "Idade das Trevas". No entanto, grande parte das respostas estavam "escondidas" em algum capítulo breve de um livro ou se apresentavam em uma obra exclusivamente católica, mas esta costumava ser levemente tendenciosa também.

Nesse âmbito, o livro de Ronald Numbers é extremamente valioso: destrói inúmeras fantasias envolvendo ciência e religião, com a diferença de possuir um conjunto de autores de diversas crenças - ateus, judeus, cristãos, etc. - que estão buscando acabar com os mitos por meio da visualização dos documentos históricos. Não há formulação de narrativa, nem distorção dos artefatos históricos para tentar elaborar uma linha de pensamento baseada nos ideais do escritor: só há a exibição dos fatos.

Nisso, o livro se torna extremamente valioso, pois temos diversas opiniões diferentes que agregam muito para uma histórica associação, a qual costumamos pensar que é (incorretamente) exclusivamente antagônica. Vemos um esclarecimento completo sobre as punições a Galileu, se a Igreja realmente pensava que a Terra era plana, se a ciência necessariamente é secular, entre outros debates extremamente edificantes.

Confesso que há, sim, alguns capítulos monótonos, com debates levemente rasos; entretanto, como cada mito compõe cerca de 10 páginas, a leitura mesmo nesses pontos baixos é rápida.

Por fim, o livro de Ronald Numbers é uma obra extremamente valiosa e que deveria ser lida por todos, mesmo por quem não se interessa por esse debate; afinal, costumamos carregar os mitos muito mais facilmente conosco - mas sempre é necessário encarar a verdade.

GuiCalvin 10/08/2022

Sera que eu sou um mito?
De forma breve cada autor descore sobre um mito. Os textos nos fazem refletir se nao estamos criando mitos agora mesmo.

marcelinho 12/02/2022

Que livro incrível!

Nesse ano estou lendo um livro por mês sobre a cristianismo e ciência. Eu amo a ABC² e suas iniciativas, e uma delas é as sua coleção de livro sobre o tema junto com a editora Thomas Nelson Brasil.

Nesse livro, é derrubado vários mitos entre a ciência e religião, mas precisamente o cristianismo. Vale muito a leitura, principalmente para quem está na universidade.

Greice 01/08/2021

As maiores fake news da história da ciência
Em um momento em que se fala tanto sobre fake news, é muito interessante ler um livro sobre as grandes fake news da história da ciência. Este livro não é uma defesa da religião, mas também não é um ataque. Vários autores, cristãos, ateus, muçulmanos, judeus, etc. tentam colocar em pratos limpos algumas dos grandes mitos, que hoje ainda desfrutam do status de verdade. A "fé" na ciência precisava de mártires, e se eles não existiam, era importante criá-los, ainda que por meio de falseamento da realidade ou da simplificação de situações complexas. Uma leitura instigante.