Todo meu caminho diante de mim

Todo meu caminho diante de mim C. S. Lewis

Resenhas - Todo meu caminho diante de mim

Luzineide 17/07/2023

Esta obra de C.S.Lewis é na verdade um diário que foi transformada em livro.
Lewis era um devorador de livros  que ao longo de sua vida foram a base para seu trabalho como escritor .
Neste diário que começa em 1922 e termina em 1927, o leitor perceberá o quanto o autor era minuncioso com suas lembranças, pessoas, situações e conversas ao longo de sua vida.
São pensamentos organizados por mês e ano e que mostram a brilhante memória deste autor fenomenal.
Leiam!

Thaís 11/03/2023

Biografias e diários não são meu tipo de leitura favorito. De Lewis até agora só tinha lido Nárnia. E, bem, não foi por "Todo Meu Caminho Diante de Mim" que conheci sua obra. É um diário com anotações do cotidiano, como um diário prevê. A parte que mais me surpreendeu, talvez, seja o drama passado com Doc. De resto, sinto-me lendo uma revista de artista, que não discute o trabalho, só enaltece a pessoa. Apesar disso, preciso reconhecer que Lewis tem o dom da escrita e consegue, mesmo em um diário, manter uma coesão e a leitura flui. Mas não vai além disso.

Aline 19/02/2023

História
É um privilégio poder conhecer um pouco do jovem C S Lewis antes dele se tornar o grande escritor que é hoje!

Yasmin 21/11/2022

Não gostei, demorei muito pra ler, não quero comprar mais livros do autor, lembrando que é a segunda leitura do mesmo autor que eu não gosto ou não me aprofundo na leitura, apenas não gostei.

Sadrak 05/09/2022

O dia a dia de um gênio literário
Ler o diário de C. S. Lewis é desafiante, primeiro, porque esse tipo de literatura tende a ser maçante e fragmentada; seu recorte de eventos não é nada discreto. Segundo, por escrever sem filtros usados para impressionar leitores, é sempre chocante ver o retrato fiel do olhar do narrador sobre pessoas e eventos. Lewis chega a ser engraçado, irônico, mas ao mesmo tempo condescendente com muito de seus amigos, parentes e aparentados.

Para não avançar demais, como o cotidiano descrito nessa obra, que contempla os anos de formação acadêmica, mostra o diário de um estudante voraz, um leitor obstinado (é assustadora a carga de leitura dele), qualquer que o ler, sentirá na pele a exaustão de sua laboriosa vida na academia. Isso tudo enfrentando anos de extrema escassez de recursos financeiros, simplesmente para honrar o juramento feito a um amigo no campo de batalha: de cuidar de sua família caso morrece (de sua mãe e irmã).

Elaine | Livroglota 24/12/2021

Imagina ler o diário de seu autor favorito!!
Que experie?ncia gostosa meus amigos...
C. S. Lewis era um amante e apreciador da natureza; passar tempo ao ar livre, fazia parte de sua vida. E os livros eram parte integrante de sua rotina, ele lua vorazmente, um livro apo?s o outro e quando na?o estava lendo, estava falando sobre livros. Era uma pessoa de rotinas, amava a vida dome?stica e era simples. Tinha bons relacionamentos e se preocupava com o problema das pessoas, mas seu relacionamento com o pai, era complicado. Lewis era divertido, do tipo que passeava de bote, jogava ping-pong, pedalava frequentemente e brincava de esconde-esconde!! Ele aproveitava a vida.
* era um homem que fazia os servic?os dome?sticos ( pendurar cortinas, lavar louc?a...)
* Descrevia com perfeic?a?o o clima e paisagens
Passou por muitas dificuldades financeiras, mas ainda assim sabia aproveitar a vida da melhor forma. Sua alegria era a vida dome?stica, era muito dedicado nos estudos e uma pessoa incri?vel. Que privile?gio poder conhecer melhor meu autor favorito e descobrir quantas coisas temos em comum. Lembrando que o dia?rio abrange a e?poca em que ele comec?a a lecionar, digamos, o ini?cio de sua vida acade?mica... Vale demais a leitura!

Viva Jack!!!

Bruno 02/12/2021

Um diário...
Este livro é um diário escrito por Lewis entre os anos 1922 e 1927.
Existem poucos acontecimentos empolgantes. Outros poucos curiosos. Outros poucos interessantes.
Existe muito registro dos livros que ele leu.
Conhecemos sua relação com o pai, com o irmão e com D.
É um livro que não lerei novamente.
Deve ser lido por quem já leu vários livros de Lewis e gostaria de conhecer sua história diretamente da fonte.

Arthur Peixoto 28/10/2021

Entediante...
O livro com 640 páginas, traz um diário pessoal, escrito por Lewis, sobre alguns anos de sua vida. Infelizmente, a grande maioria dos escritos são chatos e entendiantes, às vezes não dando nem para entender o que está acontecendo. Poucas são as partes com fatos, pensamentos e peculiaridades interessantes. E no fim, descobrimos que pelo menos o Lewis na sua juventude, era muito chato com as coisas e pessoas kkkk.
Bruno 28/10/2021minha estante
Assino embaixo e nem terminei ainda...

Vanderley Batista 15/11/2021minha estante
Obrigado pela resenha! Sendo assim não vou nem começar... kkk

Natha 06/10/2021

Esse é um livro diferente de tudo que, provavelmente, boa parte da galera tá acostumada a ler de C S Lewis ou para os íntimos (me incluo aqui ?) Jack Lewis. Um diário que preza pelos erros cometidos naquele tempo, que traz um Lewis, jovem, inseguro, com dificuldades, mas que levou a vida com bom humor (rir muito em alguns momentos, aquele dia da revolta com a pobreza, me tirou de uma bad que eu rir super alto ?)

Marquei todas as leituras que ele fez durante esses anos, muitos, mas muitos livros, as vezes 4 livros durante a semana, muitas caminhadas também, e que massa todas as vezes que ele se encontrava com o irmão W, sério eu me sentia uma garota saindo com eles pra tomar a cerveja que eu nunca tomei uahahahhah

Bom, leia esse livro, conheça o Jack ?
Até a próxima ?

Gabrielle 13/02/2021

Diário de Lewis ainda jovem
Levei meses para terminar esse livro que se trata do diário de Lewis ainda jovem, retratndo sua rotina e sua vida acadêmica.
Apesar de achar a leitura tediosa em muitos momentos, gostei de ler o diário de um dos meus autores preferidos.
Muito interessante notar sua evolução e mudança de pensamento em alguns aspectos.

migaindicaumlivro 20/01/2021

Leitura obrigatória para os fãs de Lewis
? Você gostaria de saber como era o seu escritor favorito na juventude? Do que ele gostava, quais eram seus sonhos e objetivos? Já pensou em ler o diário dele???
?Em "Todo meu caminho diante de mim" temos a possibilidade de conhecer a vida de C. S. Lewis durante o período em que ele era estudante em Oxford, entre 1922 e 1927.?
?Um Lewis ainda muito jovem, cheio de sonhos, diferente daquele que um dia seria conhecido por escrever As Crônicas de Nárnia e tantas outras obras. Um Lewis ateu.?
?Para mim foi um experiência interessante ler essa obra e conhecer características aleatórias do autor: como o fato dele andar muito de bicicleta e a pé; dele não ter papas na língua e criticar até autores consagrados; ou a coragem de se formar em inglês em um ano em 1923; e as dificuldades financeiras que passou durante os estudos.?
?Lewis era muito estudioso e amava literatura. Aliás, ele se reunia muito com os amigos para falar de literatura.?
?O diário foi diminuído em quase um terço para se tornar mais palatável aos leitores.?
? Também preciso ressaltar que ele não escrevia todo dia e passava alguns períodos sem anotar os acontecimentos em seus diários, mas isso não chega a ser o problema, pois o livro narra o que aconteceu na vida naquele período e o leitor não fica perdido.?
?Ah, e a parte final da obra tem um epílogo muito interessante e um apêndice biográfico que fala sobre o futuro das pessoas que aparecem nos diários de Lewis.?
?Achei muito interessante ler essa obra e conhecer um pouco do jovem Lewis, pois assim como na vida de qualquer pessoas, as experiências deste período são importantes para definir quem somos.?

almeidalewis 29/11/2020

Intimidade
Não tem nada de misterioso no livro ! É apenas um diário de um período em torno de 5 anos da vida de Lewis .Quem nunca leu nenhuma biografia dele pode ser escandalizar por algum costume secular que ele era praticante e que era aceito pela instituição da qual ele fazia parte ( quem conhece ele um pouco mais sabe e entendeu do que eu quis dizer é só lembrar de uma uma de suas fotos sentado numa cadeira em seu escritório )
Interessante como ele fora uma pessoa extremamente trivial no que se refere a essa lufa,lufa do dia a dia,como era disciplinado nos estudos e domesticamente ( me identifiquei muito nas tarefas domesticas por ele realizada no cotidiano ?? ).
Esse conteúdo são os detalhes de cinco anos da vida desse grande escritor C.S.LEWIS que vale muito a pena conhecer principalmente pelos seus admiradores ( há 20 anos atrás eu nem sonhava com um tipo de conteúdo desse acessível para mim ).

Adriano 02/09/2020

Caminhando com o jovem Lewis.
Encontramos aqui o Lewis pré-cristão; através de suas anotações em seus diários entre os anos de 1922 a 1927, acompanhamos seu cotidiano dos 24 aos 31 anos, numa Oxford pós-guerra que procurava fazer sentido e se reconstruir.

Mais em http://oracaovalente.blogspot.com/2020/09/todo-o-meu-caminho-diante-de-mim-c-s.html