The Catch Trap

The Catch Trap Marion Zimmer Bradley

Resenhas - Salto Mortal

Paulin 24/09/2023

Não é um livro sobre amor, é sobre algo a mais...
Li este livro ciente de todas os problemas acerca da autora e da própria história nele contada, porém, como sempre quando se trata da arte, fiz o exercício de me desprender dos meus julgamentos morais e tentar entender o que este livro tinha a me oferecer, e não me arrependi de ter despendido algum tempo nesta leitura.

Virou provavelmente um dos meus livros favoritos da vida, muito pq a construção do relacionamento entre os personagens aqui é de uma coisa que eu nunca tinha visto, de uma complexidade ímpar. O que a princípio é um relacionamento tóxico, baldeado pela a opressão da época retratada e pela descompensação emocional de um dos parceiros, se torna aos poucos algo diferente, uma espécie de cumplicidade tão íntima que é a verdadeira releitura do conceito de alma gêmea, destrinchado aqui com toda a paciência pela autora. Ao final, o que vemos não é mais um casal de amantes, eles são mais que isso, são amigos, são irmãos, são cúmplices, aliados, base e voador, um sendo a força vital do outro, literalmente. Lindo mesmo....

No mais, os créditos vão para o trabalho de pesquisa sobre a atividade circense dos anos 40/50, muito cheia de detalhes e representações palpáveis.

5 estrelas com certeza...

Alex 20/07/2022

Melhor livro que li na vida!!!
Nem sei como explicar. Foram 895 páginas de pura emoção, de puro sentimento. Nunca um livro me proporcionou tantos sentimentos bons como esse. A escrita da autora é incrível, e a história que ela criou é simplesmente MARAVILHOSA!!!

Gerdson 31/01/2021

Conheçi a escrita da autora através de outra obra mais popular "as brumas de Avalon". Este "Salto mortal" pouco comentado mas riquíssimo, uma obra e tanto, de tirar o fôlego. Marion Zimmer nos transporta ao mundo circense, muito encantador porém de muito suor, trabalho e luta, porém o amor demonstrado por uma família que vive disso, deixa a trama mais interessante.

Cleber.Rios 24/07/2020

Experiência Unica
Eu queria muito dizer em palavras o que esse livro é, mas não consigo, foi uma experiencia de 900 paginas, e cada pagina fez parte do meu estado de espirito!. Eu o li em 5 dias, eu o devorei, quando acabou fiquei deitado pensando, que livro meus amigos...
No outro dia foi na saraiva e comprei a serie toda do Avalon, Marion me surpreendeu.
hiitsapollo 01/09/2020minha estante
eu também li esse livro em muito pouco tempo, fiquei chocado. senti falta de todos os personagens depois que eu conclui a leitura.

Douglas P Da Silva 11/09/2018

"Leia Salto Mortal!
Durante muito tempo corri estante em livrarias a procura desse livro. Fui encontra-lo num sebo no estado da Bahia. Na época os correios estavam em greve que para mim foi um sofrimento, pois ligava sempre para os donos do sebo para pode guardar o livro para mim. Em fim deu tudo certo hoje estou com eles em mãos. Que livro perturbador. São 878 páginas cheias de palavras, e eu ando aqui às voltas para encontrar meia dúzia que descrevam como este livro me esmagou. A escrita é tão expressiva que viajamos, com o circo pelos EUA, nos finais dos anos 40 princípio dos anos 50, mas as angústias, as dúvidas e encruzilhadas que encontramos são intemporais. Salto Mortal é dividido em dois livros e três partes: O Voador (1944-1947) e Interlúdio (1947-1952), e O Base (1952-1953). Como se vê, existe muito que contar a respeito dos Santelli, e sobre Mario e Tommy - nosso único ponto de vista, embora a narrativa seja apenas em terceira pessoa, e haja algumas exceções. O livro até nos trás uma árvore genealógica da família, desde os que vieram da Itália até os que foram "adotados" no decorrer das quase novecentas páginas. Enfim, as abordagens dos livros são várias; mas as principais são o amor de Mario e Tommy, o trapézio é o circo. Agradou-me muito o modo como ela escolheu apresentar o romance entre mestre e pupilo, numa época em que o preconceito era crescente. O romance principal é o da arte. O livro não só é uma celebração ao romance proibido das duas almas apaixonadas (numa época que homossexualidade era considerada uma doença e crime), é uma celebração à arte e ao amor profundo que eles têm. Eles esconderão o romance de tudo e de todos, e nas lonas deixam de serem amantes, viram verdadeiros artistas. A leitura é absolutamente prazerosa. Não há nada que me tenha feito arrepender-se, e é um livro que me faz sentir uma saudade de lê-lo, de que me lembro com nostalgia. Espero, então, comover outras pessoas com esta resenha exagerada para que possamos todos suspirar juntos com nossos exemplares.

Geovane 12/04/2014

Sublime...
Durante muito tempo corri estantes em livrarias (físicas, virtuais, e ouso dizer até mesmo fictícias)em busca deste livro, que apenas com um simples resumo de sua estória conseguiu me cativar.

Poderia ser o tema considerado 'polêmico' que despertou tal ansiedade, mas o verdadeiro motivo foi o circo, e a forma com as pessoas envolvidas com este tipo trabalho vivem suas vidas, seja em questões amorosas, financeiras ou familiares.

Não deixo de dizer que mais uma vez submergi no oceano acolhedor de palavras que a Bradley criou. Ela é incrível!

Bradley nunca foi estritamente unidirecional ao se tratar de suas estórias, trabalhando com os mais vastos temas que poderiam ser explorados no mesmo personagem, e assim desenvolvendo uma teia complexa da personalidade de cada um.

Outro ponto interessante é a descrição das cenas, que naturalmente precisariam de um estímulo visual para serem aproveitadas como se deve, mas que, devido a forma com elas se desenrolam, acaba não sendo necessário tal estímulo que não seja sua própria imaginação ao ler, algo que comigo aconteceu de forma simples durante a leitura.

Talvez hoje em dia, muitos podem dizer que ele é apenas um livro sobre preconceito e aceitação homossexual. Bem, eu digo que não, pois ele é um livro amplo, falando sobre as variações da vida onde qualquer ser humano se encontra sujeito. Marion criou uma obra maior do que um tema simplório. Ela desenvolveu uma trama forte e profunda, capaz de cativar e levar o leitor ao universo dos trapézios, onde sonhos são quimeras.

Como já era de ser esperado, ele tornou-se um dos meus livros favoritos, e eu não poderia deixar de escrever algo sobre ele. Então que fique aqui minhas singelas palavras de aprovação e carinho por este belo livro.

Bruno Dantas 31/05/2013minha estante
Que texto lindo! Você disse tudo o que quis dizer e não consegui na minha resenha, por sinal. Sinto tudo isso - incluindo a saudade dos personagens. Vou mostrar seu texto também para as pessoas a serem convencidas a ler o livro.

cris 21/08/2011

sensasional!
é um dos meus livros favoritos;por favor,quem não leu não sabe o que está perdendo:
*hilariante
*sensual
*triste
*emocionante
marion zimmer é uma das minhas autoras favoritas.

Bruno Dantas 12/03/2011

Resenha Particular
Data de início da leitura: 02/03/11
Data de término da leitura: 10/03/11

SALTO MORTAL (The Catch Trap), da escritora estadunidense Marion Zimmer Bradley (1930-1999), mais conhecida pelas séries As Brumas de Avalon e Darkover, foi o livro que me inspirou a voltar a escrever no meu blog, e creio que posso considerar um dos melhores que já li na vida. Talvez, o melhor.

Se quiser ler o meu texto inteiro, em que falo também algumas curiosidades sobre o livro, acesse o link:

Abaixo um resumo:

A história de amor entre dois trapezistas (homens), em uma época em que a homossexualidade era (muito mais) considerada uma doença e pecado. A saga de cinco gerações de uma família em torno do trapézio, com toda sua união, tradição, disciplina, dores e perdas. Um romance que tem o circo como cenário, com profissionais marginalizados, mas, ainda assim, dedicados a levar o melhor de sua arte ao público.

Resumir o livro como uma história gay é quase uma mutilação. O personagem em destaque é Tommy Zane, seguido de Mario Santelli. Ou até mesmo poderia ser um casal heterossexual qualquer. Contudo, o protagonista é o trapézio – o coração do livro, o que une (ou afasta) os personagens. É no alto da plataforma onde a ligação acontece, quase como uma relação sexual, segundo a autora.

Os dez anos (boa parte da década de 1940 e começo da década de 1950) e o local (colecionar coisas relacionadas ao circo sempre foi um hobbie para Marion) em que a história é destrinchada dão o tom à história. A família de trapezistas – Os Santelli Voadores – e a de Tommy, cujo pai é domador de leões, trabalham no mesmo circo, de segunda qualidade, onde todos são considerados “diferentes” apenas pelo ofício nômade. [E o engraçado é perceber a hipocrisia ao sentirem-se superiores aos saltimbancos.]

[...]

Durante e após a 2ª Guerra Mundial, em uma época em que o impossível começava a ser questionado (a televisão acabaria com o espetáculo circense ao vivo? O homem algum dia pisaria na lua?), Matt desafiava a gravidade e buscava ser o terceiro homem a fazer o salto triplo. No alto do trapézio seu pescoço estava em jogo, e desde sempre ele e Tommy perceberam que qualquer problema deveria ser deixado do lado de fora da plataforma. A única promessa eternamente cumprida.

Ambos também desafiavam as regras da moral e do pudor da época ao ficarem juntos. O amor deles era enorme, mas a devoção de um ao outro, maior ainda, era inquebrável. Por isso não é apenas um romance. Muito mais que sexo e beijos escondidos, eles eram mais do que a soma das partes, eles formavam um único ser no picadeiro – um mesmo coração.

O livro não é perfeito (algum é?), há algumas frases repetidas que costumam incomodar o leitor, e a tradução contém alguns erros de gramática. Há quem diga que o livro é muito extenso e várias páginas poderiam ser cortadas sem fazer falta. Eu discordo. Nunca 900 páginas me pareceram tão pouco. O livro aborda muito da rotina do trapézio e essa sensação só poderia ser transmitida através da constância de algumas situações. E mesmo que o final seja um pouco previsível, é impossível não se sentir tocado e mexido com essa leitura. Ao final do livro, talvez uma má impressão (assim como a má sorte) seja melhor do que nenhuma.

[...]

Leio o texto completo em:
Sr_Tigeer 16/09/2013minha estante
Sensacional a resenha! Procurei o livro pelas lojas virtuais e não encontrei...a editora faliu, mas encontrei em algumas lojas da estante virtual, e já estou vendo se compro. Dpois de ler sua resenha, fiquei tentado a ler esse livro!!!

Maraysa 14/06/2010

Amor
Livro lindo, super emocionante. Me apaixonei pelo Tom e pelo Mário. Está na minha lista dos preferidos. =)

ialves 12/02/2010

O salto mortal de Marion Zimmer Bradley
Confesso que estou desde já meio envergonhado por escrever essa resenha. Envergonhado porque gostaria de conhecer mais da Marion Zimmer Bradley para não falar besteiras... enfim.

Nunca li As Brumas de Avalon ou nenhuma série da Marion, mas pelo que pesquisei, vi que ela não está acostumada a escrever romances e esse livro pouco tem a ver com o que ela já produziu. É difícilimo encontrar informações sobre a produção do livro e o processo de escrita, por ser um livro extremamente polêmico pra época (e ainda tabu até hoje). Ainda sim (e com a presunção de quem não conhece nenhum outro livro dela, confesso antecipadamente), essa obra é um trabalho espetacular e provavelmente um de seus melhores.

A profundidade com a qual os personagens são desenvolvidos é cativante. Peguei o livro emprestado em uma quinta, na sexta de manhã quando comecei a ler já estava completamente absorto. Absorto pela vida maravilhosa do circo com a qual Marion descreve com uma minúcia de connaisseur. Absorto pela família Santelli. Absorto com o desenvolvimento maduro dos personagens e pelas descrições dos vôos no trapézio, que evocaram imagens muito vívidas.

O romance entre Tommy Zane(no começo do livro, 13 anos) e Mario Santelli (19 anos) e os 10 anos que se passam desde que eles se conhecem não foi o principal atrativo do livro. O romance principal é o da arte. O livro não só é uma celebração ao romance proibido das duas almas apaixonadas (numa época que homossexualidade era considerada uma doença e crime), é uma celebração à arte e ao amor profundo que eles têm. Eles esconderão o romance de tudo e de todos, e nas lonas deixam de serem amantes, viram verdadeiros artistas. O envolvimento da família Santelli com o trapézio e como a arte se funde com a vida (e com a própria razão de viver deles) é comovente. Acabei as mais de 900 páginas num dia só, e no dia seguinte retomei a leitura.

Você sente vontade de acompanhar a vida inteira de Tommy e de Mario, mas também dos outros Santelli, cujas vidas e enredos são tão desenvolvidos como o dos protagonistas. A história é uma verdadeira novela, e se você não conhece esse raro (e excelente) livro deveria procurá-lo com urgência. Me emocionou, me fez rir, me fez chorar, mas sobretudo me fez respeitar e admirar a capacidade de Marion Zimmer Bradley como escritora. Escrever esse livro deve ter sido um salto mortal para ela (e foi - não emplacou, não fez sucesso devido ao tema polêmico), mas o resultado é impressionante. Um dos livros que mereciam mais atenção tanto da crítica quanto dos leitores da própria Marion.
Cacá de Carvalh 21/11/2010minha estante
Resenha fidedigna ao livro! Faço das suas letras, as minhas...
Parabéns pelo seu belo texto.
Abraços, Cacá de Carvalho

Lip Balestra - 21/01/2011minha estante
Sensacional !!! Realmente tudo o que penso sobre o livro esta escrito nessa resenha!!! Também faço de suas letras as minhas :D...

Sylvia 10/04/2012minha estante
Muito boa a sua resenha, esse livro é meu favorito, Marion nunca escreveu livro igual e para mim ela provavelmente conheceu de verdade esses personagens.
Porque não tem outra forma de explicar a realidade que esse livro me passou.
Quem ainda não leu não sabe o que está perdendo...

Edson 19/02/2015minha estante
quando comecei a ler tua resenha ,tu disse que sentia vergonha,eu me preparei pra brigar contigo,mas fui adiante e fiquei tão aliviado e contente pela lucidez de tuas palavras,sou um grande fã de Marion li tudo e não foi surpresa quando li salto mortal,de uma sensibilade e de uma genialidade dos grandes mestres,parabens por tua resenha e desculpa por nossa quase briga.

Rosa Maria 31/08/2016minha estante
Já li muitos livros da autora. Sou sua fã . Concordo que Salto Mortal é um dos seus melhores romances .

Leon 10/01/2018minha estante
undefined

Ananda 27/07/2018minha estante
Nossa, eu estou lendo As Brumas (o 3° já), tem sido incrível conhecer essas escritora, e agora que estou terminando essa coleção, resolvi persquisar sobre e fiquei muito feliz por descobrir esse livro, principalmente por ser amante do circo também, e sua resenha só me fez querer lê-lo urgente.

Natty 31/12/2021minha estante
Estou bem curiosa pra ler