Quando você voltou pra minha vida

Quando você voltou pra minha vida Hilary Boyd

Resenhas - quando você voltou pra minha vida

Jaque @blogmalucadoslivros 03/01/2021

Quando você voltou para a minha vida
"Quando você voltou para a minha vida" foi uma leitura diferente. Aqui não temos um romance fofo sobre recomeços, mas sim, uma trama que mostra que nem sempre vale a pena voltar ao passado.

A PREMISSA:
Flora trabalhava na emergência de um hospital, sonhava em ser mãe e achava que já estava pronta para isso afinal, ela e Fin já estavam há oito anos juntos. Mas um certo dia ao chegar do trabalho Flora descobre que ele simplesmente foi embora, sem avisar e nem sequer deixou um bilhete.

Depois disso Flora entrou em depressão e sua vida mudou totalmente. Agora ela trabalha cuidando de Dorothea, uma senhora muito simpática. Mas vive no porão da casa de sua irmã e não se permitiu conhecer mais ninguém.

Três anos depois Flora acaba reencontrando Fin do nada em um mercado e ele pede uma nova chance a ela. Flora ainda ama ele e sonhou com isso por três anos, mas será que vai valer mesmo a pena reviver o passado e dar uma nova oportunidade a Fin?

O QUE EU ACHEI:
Eu precisei ter muita empatia com Flora, ela é muito dependente emocionalmente de Fin e até de sua irmã Prue, e isso faz com que ela fique em um relacionamento abusivo acreditando que aquilo era amor. É triste e até cansativo ver ela insistindo tanto nesse erro.

Fin é um personagem detestável, abusivo e muito babaca, mas traz a mensagem de que nem sempre as pessoas mudam. Já Dorothea é uma senhora muito amável e nos leva a refletir sobre a vulnerabilidade dos idosos, cheguei a me emocionar com tudo que ela passou durante a trama.

Confesso que depois de ler algumas críticas negativas eu li este livro sem expectativas e foi melhor assim, já que apesar de mostrar uma personagem tão dependente emocionalmente, vulnerabilidade de idosos e relacionamento abusivo, a autora não se aprofundar muito nestes assuntos e isso pode ser frustante para algumas pessoas.

Mas "Quando você voltou para a minha vida" no geral foi uma boa leitura. Não é um livro perfeito, mas escrita da autora é envolvente e temos um final emocionante, com algumas reviravoltas e que deixa o coração quentinho.

site: https://www.instagram.com/p/CJcKKfHjxy0/
Pedro.Morais 03/01/2021minha estante
Está na minha meta de leitura.

cris.leal 30/09/2021

Deixou a desejar...
Flora Bancroft trabalhava como enfermeira na emergência de um hospital, mas teve um colapso, entrou em depressão, ficou quase um ano sem sair de casa e acabou perdendo o emprego. O seu namorado, Fin McCrea, com quem viveu por oito anos, foi o grande responsável por tudo. Ele a deixou e ela não conseguiu lidar muito bem com isso. Fin é alpinista profissional e escalar montanhas, mais do que um trabalho, é a sua obsessão. Um dia, de repente, ele foi embora rumo a uma montanha qualquer e nunca ligou nem sequer escreveu. Simplesmente desapareceu, partindo o coração, arruinando a carreira e a saúde de Flora. Três anos depois, vamos encontrar Flora ainda se recuperando, morando em um minúsculo apartamento no porão da casa de sua irmã e trabalhando como cuidadora de uma idosa. O sumiço de Fin ainda a assombra e foi um choque quando, inesperadamente, ele reaparece na sua frente.

Fin McCrea está de volta! Ele se autoproclama um idiota patético que fugiu da responsabilidade de um compromisso sério, demonstra arrependimento, jura que está mudado e que jamais vai se comportar daquele jeito de novo. Conta que sofreu uma queda enquanto escalava e ficou muito tempo em um hospital, reavaliando a vida. Pede que Flora o aceite de volta e ela resolve lhe dar uma chance.

Não é preciso muito para a gente perceber que Flora esperava muito mais de um parceiro do que Fin era capaz de dar. Na casa dos 40 anos, ela sonha com a maternidade e a segurança de um casamento feliz. Há entre ela e Fin uma intensa energia sexual, mas enquanto o sexo é maravilhoso, as ideias que têm sobre o que é preciso para viver são muito diferentes. Fin, que está próximo dos 50 anos, é um cretino egoísta, um andarilho por natureza, que gosta mais dele mesmo e das montanhas do que de Flora. Ainda se recuperando da queda que levou, está sem emprego e sem dinheiro e, claramente, é um aproveitador. Tentar se comprometer com um cara claramente avesso a compromisso era algo que não fazia o menor sentido, mas Flora vai demorar para cair na real. A sintonia sexual a confundia, pois dava a esperança de que algo iria mudar. A verdade é que sair de um relacionamento abusivo não é tão fácil quanto se pensa. É um alívio quando a ficha dela começa a cair e ela passa a demonstrar insegurança em relação aos próprios sentimentos. Será um prenúncio do fim?

Há muito tempo não me deparava com um personagem tão exasperante quanto Fin. O cara é o rei da conversa fiada. Até agora não entendi o motivo de ele ter conseguido tanto espaço no romance, a ponto de desequilibrar toda a história. Enquanto o holofote estava sobre ele, personagens muito mais interessantes e adequados a Flora, ficaram em segundo plano. Achei uma pena! Ao meu ver, comparado com "Encontros no Parque", da mesma autora, este livro deixou a desejar.

Tais Bruna 11/08/2020

Parece, mas não é.
Flora tinha uma vida tranquila e perfeita, morava com o seu namorado Fin a mais de oito anos e trabalhava como enfermeira em um grande hospital da cidade.
Tudo muda quando um dia ela chega do trabalho e descobre que Fin sumiu, simplesmente foi embora sem deixar nenhum recado.
Após passar por uma depressão profunda, vender a casa, sair do emprego e ir morar junto com a irmã, sua vida finalmente está entrando nos eixos.

Agora ela é enfermeira particular de uma idosa chamada Dorothea, trabalha 12 horas por dia e está finalmente começando a pensar em dar uma nova chance para o amor, até que um dia cruza com Fin no supermercado e descobre que ele voltou para a cidade.
Será que é possível que ela o perdoe e eles recuperem os 3 anos perdidos, desde que ele foi embora?

Diferente do que possa parecer o foco desse livro não é o romance, você não vai encontrar aqui uma grande história de amor para chorar, sofrer, se apaixonar e torcer.
“Quando você voltou para a minha vida” fala sobre dependência emocional, depressão, relações familiares e principalmente sobre colocar todas as expectativas da sua vida em um relacionamento.
Ao longo da narrativa Flora tem que se autodescobrir, saber o que realmente gosta, o que realmente deseja e principalmente o que há faz feliz de verdade.

Confesso que em um primeiro momento eu esperei encontrar outro tipo de história nesse livro e por isso demorei um pouco para me conectar totalmente com a história.
Porém na parte final acabei me apegando aos personagens e até me emocionei com alguns acontecimentos.
Acho que o grande segredo desse livro é ler sem criar grandes expectativas sobre o romance e focar mais no que a história pode te oferecer além dele.

@conversas_literarias 19/08/2020

Quando os personagens secundários se destacam
?Flora é uma personagem totalmente passiva, em todas as áreas da sua vida. Ela não consegue tomar grandes decisões, lidar com situações difíceis e acaba deixando que as pessoas façam com ela o que quiserem. Fin é manipulador e egoísta, não é um personagem por quem sentimos amor em nenhum momento do livro.

O livro possui uma leitura fluida, o que nos faz lê-lo rapidamente. Mas, a construção dos personagens atrapalha um pouco o avanço da leitura porque é bem difícil sentir empatia pelos protagonistas. A postura de Flora me incomodou o livro inteiro e o relacionamento com o Fin simplesmente não me convencia. As melhores partes do livro se passaram com uma personagem idosa, nelas são abordadas sobre a vulnerabilidade e maus tratos com pessoas mais velhas, isso deixou o livro bem interessante.

O desfecho é previsível e rápido, mas satisfatório.

A construção de personagens realmente foi um problema para mim neste livro, mas gostei muito da proposta que se desenvolve com a personagem secundária. Achei relevante a discussão que é proposta sobre os idosos, entretanto, o conflito principal foi bem irritante.

Rafaela Rezende 15/09/2020

Um confronto de sentimentos
Acredito que nunca fiquei com tanto ranço de um personagem quanto fiquei desse Fin. As vezes queria saltar para as páginas e dar uns conselhos para a Flora, mas que bom que foi um final bem satisfatório.

Beatriz 30/10/2022

é bom, mas você tem que esforçar muito pra não desistir no começo pelos capítulos longos e pela raiva que sente dos personagens,
uma relação de amor e ódio com todos

Nadja Maria 05/04/2021

Uma enfermeira lidando com a vida
Esse livro foi o primeiro que li da autora e amei, pelo fato de ter uma enfermeira como eu, além de falar sobre depressão, cuidar de idosos e recomeçar a vida! O final me surpreendeu!

Danimes 30/07/2020

Sabe aquele livro que você lê com raiva dos personagens? Este foi um deles.
Comecei a leitura com um boa expectativa por conta da sinopse, mas um pouco depois eu parei de ler por ficar com muita raiva do Fin e por tabela da Flora pela passividade.
Retomei a leitura para ver se algo mudaria, mas não mudou ou melhor, a descoberta de um fato foi chocante demais.
Se você ficou curioso, leia.
Pense que a minha resenha não é daquelas que a pessoa fica ansiosa pra saber o que acontece, mas a leitura é algo muito pessoal.

Leticia.Deniz 05/08/2020

A história em si é boa, mas o personagem Fin meu que cara chato, eu queria bater nele se pudesse e em alguns momentos a Flora também me irritou. O começo foi uma leitura muito cansativa o decorrer dos fatos foi mais rápido pq eu não estava acreditando no que estava acontecendo e queria saber logo a decisão da flora, gostei muito do final, mas até chegar esse final me irritei bastante com os personagens.

Neila 07/08/2020

A volta.
Depois de três anos que deixou Flora sem nenhuma explicação, Fin reaparece! Ela fica em dúvida se o aceita de volta ou não, pois no passado ela sofreu muito por causa dele. Um livro que fala de amor,traição, amizade, recomeços... história bem desenvolvida com um final excelente!

Alan (@coracaodeleitor) 10/11/2020

Olá literáriooos.

Hoje iremos conversar sobre o lançamento "Quando você voltou pra minha vida".

Flora é uma mulher que tem sua vida traçada, possui segurança e uma perspectiva de vida tranquila.

Mas tudo isso muda quando seu namorado um dia simplesmente desaparece.

Tudo desanda então. Ela sai do emprego, se muda para a casa de sua irmã e entra em uma depressão profunda.

Porém com o passar do tempo ela percebe que pode se reerguer, arranja um novo emprego e está disposta a amar novamente. Até que seu ex namorado reaparece na cidade e a deixa balançada.

Aqui nesse livro o foco não é o romance. E sim o desenvolvimento de Flora mediante as situações que sua vida passa.

Devo admitir que demorei a criar empatia por ela, pois ela sempre mostra ser uma pessoa muito passiva mediante as situações que a vida dela lhe impõe.

Porém em determinado momento ela resolve tomar as rédeas de sua vida. Foi aí então que comecei a gostar mais da personagem.

Pena que isso foi no último terço do livro. Mas achei o final da história bem satisfatório. É uma história rápida mas a que cumpre o papel de nos emocionar e nos fazer pensar sobre relacionamentos.