Manon Lescaut

Manon Lescaut Abade Prévost

Resenhas - Manon Lescaut

maitgbriela 03/08/2023

Eu amei.
Não tenho muito o que dizer, é um romance que te prende e te irrita pelo fato de que eles toda hora tentam ao máximo ficarem juntos e não conseguem. E é tão lindo o tipo de amor que sentem um pelo outro, e como Dama das Camélias (que tem de referência Manon Lescaut) é tudo exatamente do jeito que eu gosto. Então, não tem do que eu reclamar.

Deghety 02/03/2023

Manon Lescaut
Diz o ditado que o amor cega, mas nesse caso, além da cegueira veio acompanhado a estupidez sem escrúpulos.
Apesar de o livro se chamar Manon Lescaut, o protagonista é o jovem Chevalier des Grieux.
Des Griex é um jovem de família nobre que tinha como projeto viver uma vida eclesiástica. Mas vê sua vida acometida por sucessões de desgraças após se enamorar de Manon Lescaut.
Manon Lescaut é apresentada com a beleza como seu único atributo, despertando paixões por onde passa.
É sem dúvida uma personagem inteligente, mas inclinada ao luxo e avareza.
Dá a entender que ela realmente gosta de Des Grieux, mas gosta muito mais do luxo.
Geralmente gostamos ou somos empáticos com os protagonistas, mas aqui o leitor fica indignado com a forma a qual Des Grieux se desgraça por Manon.
A trajetória amorosa e trágica dos personagens desperta um misto de pena e repulsa.
Apesar de a narrativa ter uma linguagem rebuscada, a leitura é bem fluída. Não é à toa que a obra ganhou as telas, teatros e fogueiras.

Alan kleber 26/06/2022

Um homem completamente devoto a sua amada.
É a música Exagerado de Cazuza transformada em um livro. E a história contada no livro, é tão boa quanto a música.

Um rapaz com dons brilhantes e amáveis, que, arrastado pela ardente paixão que consagrava à mulher que lhe fascinou, prefere uma vida errante e libertina a todos os triunfos que seu talento e sua condição social podiam lhe proporcionar; um homem escravo do amor, que prevê as desgraças que a paixão irá trazer a sua vida, e msmo assim se afunda nela, desdenhando dos conselhos de seu fiel amigo e de seu amado pai.
O livro conta a história des Grieux e de sua amada Manon Lescault. Ele um rapaz cheio de vicíos e de virtudes, que pensa o correto e procede com o errado.
Já Manon conhece a virtude, aprecia-a mesmo, e no entanto não consegue abandonar seus vicios. Praticando indignas aç?es.
Des Grieux e Manon Lescault possuem todas as qualidades para serem pessoas notaveis no mundo, mas cegos a luz da razão, preferem de maneira espontanea e voluntária viverem a beira do abismo, vivendo os maiores infortúnios. E mesmo assim não deixamos de torcer por eles, tamanha a genialidade do autor, que consegue que tenhamos afeição por esses personagens.
É um livraço.

Carrilho 08/12/2021

10/10
Manon Lescaut é um livro com uma história de amor com altos e baixos, eu não sabia se odiava ou amava a Manon, o final me surpreendeu.

Joana Vivi 05/07/2021

Mais um livro para fazer eu gritar, chorar, rir e AAAAAAAAAA
Que casal! Eu fiquei o tempo inteiro torcendo por esses dois! São reviravoltas atrás de reviravoltas!
A linguagem é um pouco complicada, mas nada de tão absurdo.
Não é um livro perfeito, obviamente por ser mais antigo, algumas passagens são um tanto preconceituosas.

Sobre os personagens:

Protagonista: Muito apaixonado pela Manon, ao ponto de abandonar a própria família. Ele pode ter seus defeitos, mas está cego de amor. Ciumento em muitos momentos, o que me dá raiva e ranço ;-;

Manon: Um tanto indecisa e ambiciosa, mas me parece ser forte. Uma boa pessoa.

Tiberge: Um amigo tão leal! Sempre está lá quando o protagonista precisa.

O véio rico e chato: Ranço dele, ódio dele, raiva dele. Eu queria poder dar um murro na cara dele!

Filho do véio rico e chato: Babaquinha.

Lescaut: Um bom irmão e amigo. Uma pena o que aconteceu.

Enfim, muitos personagens bons e outros nem tanto.

Trechos que eu, sinceramente, adorei:

"Nada há tão belo, nada faz mais honra à virtude do que a confiança com que nos dirigimos às pessoas, cuja probidade é geralmente reconhecida. Sente-se que não há risco a correr: e se nem sempre as achamos em circunstâncias de nos prestarem auxílio, temos a convicção de que ao menos encontraremos a bondade e a compaixão."

"Respondeu-me, no tom mais terno e amável, que nada seria capaz de o fazer renunciar a esta qualidade; que as minhas próprias desventuras e, se eu lho permitia as minhas faltas e erros, tinham duplicado a sua ternura para comigo, mas ternura amargurada pelo mais profundo pesar precisamente como se deve sentir por quem nos é caro e que vemos correr à sua perda sem lhe podermos prestar socorro."

"É preciso avaliarmos a nossa riqueza pelos meios que temos de satisfazer os nossos desejos; e eu não tinha mais do que um"

"? Vamos, senhor, ? disse ela ? veja-se bem e faça-me justiça. Pede-me amor. Eis aqui o homem que eu amo e que jurei amar toda a minha vida. Faça o senhor mesmo a comparação. Se julga poder-lhe disputar a posse do meu coração, diga-me em que se funda, pois declaro-lhe que aos olhos desta sua humilde serva (Não gostei dela se chamar de serva, mas...) todos os príncipes da Itália reunidos não valem nem um só dos cabelos que tenho na mão."

Dominique.Auler 23/03/2021

O retrato de um amor completamente obsessivo
O protagonista Chevalier Des Grieux relata suas desventuras na eterna perseguição de sua idolatrada Manon Lescaut.
Os absurdos crimes cometidos por Des Grieux são abordados como nada além de frutos do seu amor. O livro parece desculpar todos seus atos e ainda usa todas as oportunidades para ressaltar as virtudes e caráter de um aristocrata que nada fez por merecer.

Nada faz perceber a hipocrisia dos aristocratas cómo suas próprias obras, onde se percebe como se julgam justos na forma como tratam os outros.

@bea.lendo 16/01/2021

O amor na humilhação.
Nunca vi um personagem tão obcecado por uma mulher como Des Grieux é por Manon. Aqui, o amor doentio, a perda totalmente do respeito por si mesmo, e o abandono de qualquer virtude levam o Cavaleiro Des Grieux a jogar todos os seus desejos para perseguir o seu objetivo: ser amado reciprocamente por Manon. Insano como ele chega ao nível máximo da humilhação apenas para levar adiante um amor abusivo e insano.

A narrativa é envolvente e passei a semana contando os minutos para poder voltar a leitura!! Sinceramente, amo um amorzinho trágico - mas apenas nos livros, pelomordedeus!!

Francisco 18/09/2020

Razoável...
O texto é simples e creio até que inspirou "A Dama das Camélias", de Dumas Filho. Contudo, o protagonista é muito "bobo" em se deixar enganar por Manon. O final não poderia ser outro.

Janine.Oliveira 02/11/2019

Comprei por causa da Dama das Camélias
o livro é citado na obra de Alexandre Dumas Filho, mas confesso que gostei mas de A dama das camélias

Grazi 11/11/2018

Manon Lescaut – Opinião
Terminei Manon Lescaut sem saber o que dizer. Mas após refletir, me conformei de que foi um final aceitável para Manon e para Des Grieux. Gostei muito da narrativa da história, que em nenhum momento se tornou cansativa. Gostei principalmente da narrativa na verdade. Achei interessante a personalidade de Des Grieux e a distinção do enredo em comparação a outras historias, em que a mulher é quem sofre pelo amado. Por vezes fiquei um pouco irritada por Manon e sua flexibilidade— mas eu até que a compreendo—
e irritada por Des Grieux por sua personalidade terrivelmente apaixonada tambem, só que este eu já não entendo, porque no lugar dele ja tinha deixado Manon a muito tempo. Enfim, um clássico!