O sertão não virou mar

O sertão não virou mar G.G. Diniz

Resenhas - O sertão não virou mar: Coleção Carcarás

Thainá - @osonharliterario 08/02/2022

Sangrento, cru, violento e brutal
Em O Sertão Não Virou Mar, conhecermos a história de Juciara, uma adolescente que é forçada, junto com sua família, a sair de Fortaleza por conta da violência do mar que agora invade ruas e casas. Este conto serve como uma espécie de prequel de Morte Matada, nos revelando um pouco mais sobre o passado de duas personagens.

O último conto que li da autora até o momento, mas que não decepcionou em nada. Mais uma vez não há foco em detalhes do mundo atual, nos dá apenas algumas pistas dos acontecimentos. Dessa vez o foco fica na força da protagonista, como a tal revolução se iniciou antes mesmo de Morte Matada e como o casal do próximo conto se conheceu.

É sangrento, cru, violento, brutal, mas incrivelmente real. A escrita da Diniz tem esse poder de tornar as cenas violentas em um questionamento da verdade, em uma reflexão. Eu adorei cada momento! Principalmente quando o amor repentino e o desejo das duas garotas se misturam a um cheiro forte de sangue, revolução e fuga.

Resenha completa no blog Sonhando Através de Palavras.

site: https://sonhandoatravesdepalavras.com.br/2022/02/07/4-contos-para-conhecer-a-autora-g-g-diniz/

Ivan 18/01/2022

Pequeno conto
O Sertão Não Virou Mar é um conto escrito no gênero sertãopunk, um subgênero literário essencialmente brasileiro .

Fortaleza está sendo tomada pelas águas do mar e quem não conseguiu ir embora antes precisa ir agora, mas há muito o que temer pelo caminho. Começa a jornada de fuga da família de Juciara, a personagem principal da trama. Até que eles caem em uma emboscada.

Este conto está relacionado a outro, da mesma autora: Morte Matada. A ideia é original e a ambientação em si foi muito boa. Apesar disso, na minha opinião, a história poderia ser melhor explorada e mais bem desenvolvida, com mais detalhes e ações.

Talitasda 28/12/2021

massa demais
muito divertido de ler, achei legal que só, uma pena ser tão curto, mas entendo. gostei que só, visse?

Ariella 28/12/2021

É a história do que se passa antes de Morte Matada, esse conto foi lançado depois, mas eu li primeiro, mas a ordem não comprometeu em nada nenhuma das duas leituras.

Fortaleza está sendo engolida pelas águas que os habitantes estão tendo que se mudar para uma cidade mais interiorana. Os que ficaram em Fortaleza até agora já estão sofrendo com a escassez de água, alimentos e segurança. O caminho até a nova cidade é repleto de ladrões que assaltam as excursões.

É muito foda. É um cenário futurístico, misturado com o que a gente conhece do Nordeste. Amei demais a escrita da autora.

BrUnO 17/10/2021

Talvez tenha lido um pouco errado
Eu tava lendo isso no meio do trabalho fazendo outras coisas enquanto lia, minha atenção estava um pouco fora do normal, então em alguns momentos fiquei meio perdido mas a culpa é toda minha.
Reencontrar personagens de Morte Matada foi uma delícia e não me decepcionou apesar dos pesares.
Super recomendo.

Ana Luiza Silva 12/04/2021

G. G. Diniz é mestre em condensar narrativas profundas em tantas poucas páginas - e escrever personagens que nos cativam. É uma surpresa ler uma história situada na minha cidade e que não possui nenhum estereótipo, assim como ler diálogos de personagens que falam como eu. Melhor ainda quando se trata de uma história de ficção científica, meu gênero favorito.

Raquel 02/04/2021

"Ao longo dos anos, o mar avançou, engolindo o asfalto e as casas, até que Juciara e sua família não tiveram mais escolha. Tiveram que ir embora de Fortaleza, rumo a Juazeiro do Norte, a nova capital do estado do Ceará. O caminho, porém, se mostrou cheio de perigos, provações e situações de vida e morte, num mundo novo que insiste em ficar no passado."

Léo 29/03/2021

Introdutório a Morte Matada
O conto precede o livro Morte Matada, conto da mesma autora, e forma o quebra cabeça dessa história. Gostei bastante de conhecer a história de Katia e Jaciara. Espero que continuem as histórias de Morte Matada.

CInt_lo 10/03/2021

Aliciante
Simplesmente me apaixonei pela escrita pelo universo criado pela autora e pelo modo que ela produziu contos. O modo como ela explica que isso ocorre em um momento no futuro ... sensacional. E você a qualidade pelo fato de ela ter conseguido escrever algo tão bom em pouquíssimas páginas.
Também estou muito curiosa pra ele mais obras da autora e do projeto Cararás. Essas obras estão se tornando aliciantes para minha mente.

************SPOILER A SEGUIR ******************
****************************************************************************************************

Deixo aqui um trecho que em minha opinião é uma pérola do conto :

?Ela fez um gesto de mais ou menos com a cabeça. Ao menos sabia tirar a trava de segurança... A garota apontou, mirou e... O coice da arma desviou a mira: a bala acabou atingindo Henrique na perna. O barulho do tiro, junto com a dor, o acordou. Ele gritou e tentou correr. A canibal jogou o revólver para o lado e pegou do chão o porrete, o seu porrete. Saiu em disparada, com um grito de raiva nos lábios, e derrubou o homem com um chute. E então, acertou Henrique um golpe certeiro. E mais uma vez. E mais uma, até o crânio dele virar uma polpa manchando o solo seco de vermelho?

Natália | @tracandolivros 22/02/2021

O sertão não virou mar
Sobre as duas mulheres do conto "Morte Matada", gostei de saber como elas se conheceram e mais sobre o mundo, eu ia amar um romance nesse universo.

Luana 13/02/2021

Pequeno, mas lhe prende no plot
Gostei de conhecer a história que veio antes de "Morte Matada" e como o casal se formou. Só achei novamente que a falta de explicação das coleiras deixa uma lacuna (talvez tenha sido o objetivo da história, mas eu, pessoalmente, não gostei dessa falta de informação).

Fernanda1156 01/02/2021

Seria uma distopia?
Não virou mar, mas está sendo engolido por ele?

É um conto pequeno que faz uma alusão de que o sertão não virou mar, mas que o mar está engulindo o sertão. Gostei da pequena estória, dos personagens, mas o final podia ter sido melhor desenvolvido. A mudança de ideia foi muito repentina para quem tem medo e foi doutrinada desde criança, achei um tanto que forçado demais. No mais gostei desta idéia distópica de que em um futuro distante o mar poderá engolir o sertão.
A estória se passa no Ceará, onde o mar está engolindo Fortaleza e toda a população está migrando como pode para outras cidades ou para a nova capital que é Juazeiro do Norte, os ricos e pessoas que tinham carros já tinham saído da cidade e que ficou agora vai precisar enfrentar uma marcha muito perigosa por estas cidades, já que existem criminoso que estão espreitando para roubar e sequestrar principalmente pessoas de classes sociais mais baixas para serem escravisadas. Então no meio do caminho aconteceu o que o grupo já estava esperando, eles foram abordados por criminosos, mas eles não esperavam pela força de Kátia e de Juciara.

Sobre o autor:

G.G. Diniz nasceu e reside em Fortaleza - CE, e é escritora de ficção científica, fantasia e horror homoerótico. Co-criou o sertãopunk, buscando trazer para o circuito da literatura fantástica nacional o mínimo de bom senso na hora de escrever histórias ambientadas no Nordeste. Produz conteúdo focado em literatura e crítica literária dentro dos gêneros especulativos em seu site e canal no YouTube, ambos intitulados Usina de Universos.

Instagram: @viajeira.literaria

jon 30/01/2021

curto, mas interessante
esse conto antecede a história de Morte Matada, e eu gostei de saber o que aconteceu antes do outro livro. é curto, achei que seria maior, mas mesmo assim, deu pra contextualizar bem. algumas ideias, inclusive, são geniais e podem ser exploradas em outras histórias (se já são, eu não sei ainda). no mais, AMEI o título da história!!!!!!!!