Akira #06

Akira #06 Katsuhiro Otomo

Resenhas - Akira 6

1 | 2 | 3 | 4 | 5

jordanpessanha1 30/08/2021

Simplesmente perfeito do início ao fim!!! ??
Enfim concluí a leitura do último volume de Akira, e posso dizer com tranquilidade que essa é uma das melhores obras que já li na minha vida!

Desde o início esse mangá me impressionou demais. Tanto pela sua narrativa envolvente e muito bem construída quanto pela arte sensacional do Katsuhiro Otomo: o grande gênio por trás dessa obra magnífica.

Esse mangá nos presenteia com personagens incríveis, que vão te conquistando aos poucos e quando você percebe já está extremamente apegado e se importando com o que acontece com eles.

Um ponto que adorei nesse mangá é que o autor desenvolveu muito bem todos os principais personagens, até mesmo aqueles que eu nem esperava muito.

Outro ponto que amei demais nesse mangá foram os grandes momentos de protagonismo das mulheres. Todas bem fortes, com muita personalidade e com papéis extremamente importantes para a trama.

Akira é uma obra aclamada por muitos e não é à toa. Esse mangá valeu cada segundo. Algo único que pede muito uma releitura no futuro. Uma experiência super gratificante e prazerosa. Leiam Akira! Recomendo demais!

Arcanjo 25/03/2020

WOOOOOOOOOOOOOW.. *-*
IMAGINO QUE POUCOS LERÃO A RESENHA

Mas que coisa incrível.
Fui introduzido ao mundo de Akira através do filme. Na época eu achei tão interessante que dormi enquanto assistia.

Depois vi o relançamento pela JBC, e não consegui compreender a razão de tamanho movimento em cima do mangá. Comecei a pesquisar, porque me chamou atenção.

Fui convencido, houve bons argumentos. E nossa, QUE MANGÁ MARAVILHOSO.

Envolvente, dinâmico, cheio de ação, cheio de destruição, demonstrações de poderes além da conta, WOOOW.. SENSACIONAL.

EM POUCAS PALAVRAS: LEIAM AKIRA.

Já quero reler.

O final, final mesmo, não me agradou muito. Mas como um todo, ele é ótimo. Aah, e Diferente do filme, nós temos a presença do Akira, ou o Grande Despertado, que é uma puta presença. SLC.

O filme deixa a desejar. Eu reassisti e só passei raiva. Eles mudaram muito, inclusive personagens importantes como A SACERDOTISA MYOKO que transformaram em UM VELHO (HOMEM) LOUCO E FANÁTICO, mero figurante. Ridículo, na moral.

Enfim, o mangá é melhor, leiam o mangá.
Emerson 18/06/2021minha estante
O filme também é bom. As mudanças são necessárias. Como transformar 6 volumes imensos num filme de duas horas?

Mas o mangá é uma obra prima. Inclusive o final.

Biggie 28/03/2024

Conclusão da saga de Kaneda e companhia.
Tetsuo passa por uma transformação estranha e perde o controle de seus poderes. Para tentar detê-lo, a equipe de operações especiais do Exército, o Coronel e os sobreviventes dos amigos de Kaneda agem cada um à sua maneira para alcançar seu objetivo... O Império está em alerta máximo!! A tensão atinge o máximo na imensa ruína que já foi Neo-Tokyo, e a intensa saga de AKIRA está prestes a chegar ao fim.

T.N.T.Rock 29/07/2022

Um épico chamado akira - Capítulo final.
E chegamos ao capítulo final dessa epopéia, a viagem que fazemos nessa hq é maior do que o que a maioria das pessoas imaginavam, isso se deve ao longa de 1988 que se resume a pouco mais de ⅓ da história original e até a pouco tempo era mais conhecido do que o próprio mangá, justamente pelo grande hiato que essa publicação teve no Brasil.
O mangá segue um ciclo mais completo do que o longa, temos o crescimento dos personagens e seus rompantes cotidianos, seu desenvolvimento, choques e mudanças agudas no caminho, que culmina em um desfecho dramático super destrutivo e com características únicas.
Uma dos aspectos mais interessantes no desenrolar da história é o caráter crítico, principalmente no que tange o intervencionismo ocidental e seus males na cultura e política japonesa, muito do que sustenta a séria é a variedade de conflitos sociais com diversos grupos que se formam e apresentam discursos diversificados violentos ou não, no fim temos uma das cenas mais marcantes de todo o manga quando Kaneda e seu grupo enfrentam militares americanos - “Qualquer intervenção… vai ser considerada interferência nos assuntos internos do nosso país…” uma frase muito forte que fecha com chave de ouro a série.
Akira é muito mais do que crianças com superpoderes (mesmo isso sendo muito legal), temos panoramas que vão desde a degradação educacional e delinquência juvenil ao clímax da série com as crises sociais e intervencionismo militar, falar de obras obrigatórias muitas vezes parece clichê, mas Akira é sem dúvidas algo que se não obrigatório, mas das mais importantes de todos os tempos na história japonesa.

FP Neto 08/08/2020

Superestimado...
Apesar de bem desenhado, o roteiro (o mais importante) é bastante fraco e "saltitante" (super picotado)... Este último volume prova essa fraqueza: o destino dado ao dois maiores personagens da série pareceu decido às pressas... O que foi aquilo? O próprio Akira é uma decepção... Acho que li esperando algo que valesse por tanta aclamação que a obra possui e acabei frustrado... Mas a pergunta que não quer calar é esta: quem foi o tonto da JBC que decidiu colar a 1ª página do mangá na capa? Ficou péssimo para ler... Que serviço porco, JBC! Isso sem falar nos vários erros ortográficos............
Jessé 16/08/2020minha estante
Concordo com vc sobre ser superestimado. Mas quanto as páginas coladas que vc mencionou, isso não foi decisão da JBC. Todas as edições mundo afora ( eu já peguei algumas em mãos) também são assim. A editora japonesa e o criador de Akira, exigiram que a publicação aqui no Brasil, seguisse o modelo internacional nos mínimos detalhes. Só restou a JBC seguir as exigências. Não é como se ela tivesse poder sobre isso.

lexsouza 16/05/2021

6 volume
Trabalho praticamente perfeito da editora JBC. Enfim uma publicação a altura dessa obra de referência da cultura pop.

Lucas Lima 03/01/2021

órfão de akira mas akira sou eu (e você)
eu tô digerindo ainda esse final (chorei). foram muitos sentimentos desde o vol. 1 e é difícil explicar tudo isso que é AKIRA (Kaneda, Tetsuo e cia). não é só ação, distopia e sci fi. tem um lado extremamente humano nisso tudo. vários significados. entrei em transe lendo as últimas 100 páginas e foi difícil parar para tentar refletir sobre o turbilhão de informações e interpretações. a gente é sugado por akira e depois a gente entende que akira sempre esteve dentro de nós.
Samuel Simões 04/01/2021minha estante
Mano, terminei kkkk incrivel. Mas achei o final um pouco apressado demais não achou?

Samuel Simões 04/01/2021minha estante
E o desfecho dos personagens me frustrou um pouco. Me diga .. como você disse, o akira sempre esteve presente basicamente?

Lucas Lima 05/01/2021minha estante
mano, achei de boa o final. p/ mim ficou como se fosse a ideia mesmo do autor colocar aquele fluxo todo de acontecimentos p/ rolar um sentimento louco no leitor hahaha o desfecho dos personagens achei na medida certa também. curti a ideia de perpetuar o Grande Império de Tóquio de alguma forma. em relação a Akira estar sempre presente, eu tive uma interpretação desde quando Tetsuo foi encontrar a Sacerdotisa Miyako p/ falar sobre o que ele viu quando tentou ler a mente de Akira. nas falas dela eu interpretei como se Akira fosse uma força superior e inexplicável (eu nem sou religioso mas era como se ele fosse Deus). aí lembrei de uma filosofia oriental do Tao, que é (de uma maneira bem básica de se dizer) o fluxo da vida. como se Akira fosse o fluxo e Tetsuo é uma manifestação do humano que se desvia desse Tao. que pelo livre arbítrio e pelo desejo vai tentando influenciar nesse fluxo e com isso ele desequilibra tudo ao redor. quando Kaneda tá dentro daquela confusão, que é Akira sugando Tetsuo, e vê um resumo da vida de Tetsuo, entendi que Akira é o ciclo da vida mesmo. do nascimento, dos traumas quando criança, das coisas boas que aconteceram p/ ele também até como a morte.

Samuel Simões 06/01/2021minha estante
Ah saquei mano. Interessante sua visão.. é um final p muitas interpretações mesmo. Mas achei muito foda o quadrinho. Meu top 3 facil de todos os tempos. Mas o filme.. ACHEI UMA BOSTA. Eu terminei o quadrinho e já liguei na Netflix p assistir. Curti ? Não! Achei que faltou tanta mas tanta coisa essencial. Aquele akira em " pedaços " p mim foi o cúmulo kkkkkkkk

Lucas Lima 06/01/2021minha estante
sim, decepcionante. mais ridículo do que Akira em pedaços foi colocar a sacerdotisa Miyako como uma doida fanática religiosa no meio da rua que desaparece quando o viaduto lá quebra hahahahahah

Samuel Simões 06/01/2021minha estante
E é um HOMEM. Não da nem p acreditar que foi dirigido pelo otomo..como ele fez isso com a própria obra? Kkkkkkkk

Helen Sippel 06/05/2023minha estante
muito boa sua interpretação

andré 14/11/2020

Um clássico com um herói dispensável
O mangá consegue dar uma continuidade ao filme de animação que é, se não tão densa e complexa sem o contexto politico do filme, uma aula de narrativa de ação. Os desenhos são de encher os olhos e é incrível como o traço preto e branco parece dar uma dimensão muito mais impactante aos cenários e veículos. Seu desfecho apocalíptico não perde em nada para qualquer filme catástrofe e no geral é bastante ousado para os padrões atuais de narrativa. Existe, talvez em uma extrapolação da obra, ou em alguma dimensão mais velada, uma crítica ao militarismo cego, ao herói rambolesco dos anos 80 e 90, que denuncia o perigo do armamentismo. Mas um ponto (não sei o quão negativo, afinal, por mais improvável pode ainda ser proposital) me chamou atenção: Kaneda não serve para nada na história. Ao contrário, ele orbita como um coadjuvante promovido a protagonista sem proposito algum. Ele não tem nenhuma habilidade decisiva, suas ações só servem para engrossar o caos que permeia a história (de forma magistral, diga-se de passagem), mas não impactam nem alteram nada. Ele em suma não contribui para os eventos e conclusões, embora o vilão tenha ele como maior inimigo, ele é justamente o único que não representa ameaça a ele, tanto que seus embates embora tenham cenas para causar ereções no publico masculino, como um soco no rosto clássico dos mangas shounen, quase sempre começam e terminam abruptamente para dar lugar a algum acontecimento relevante ou inimigo mais provavel. Na verdade, se retirar o Kaneda nada, absolutamente nada na história seria alterado, exceto talvez o sentimento de rivalidade entre ele e o Tetsuo, mas essa relação poderia ser estabelecida com qualquer outro membro da gangue, que no geral, estão sempre mais engajados nos acontecimentos, tanto que vivem precisando explicar ao Kaneda o que está acontecendo. Para mim, parece muito mais um receio de elevar a Kei ao posto de protagonista, afinal ela é muito mais badass e relevante na trama que o Kaneda, do que uma escolha puramente narrativa.

Adriano 01/12/2020

Nesse sexto e último volume, a ação continua frenética, com momentos de tirar o fôlego, e cenas visualmente impressionantes. O desfecho, apesar de não ser realmente impressionante ou inesperado, é satisfatório (ainda que pareça apressado em um momento ou outro), e nos faz entender o status de obra-prima ao qual Akira foi elevado desde seu lançamento.

Jesraylanne 12/03/2024

O volume 6 de ?Akira? proporciona uma conclusão emocionante e cheia de reviravoltas à saga épica, mantendo os leitores vidrados até o fim. Embora a narrativa de Katsuhiro Otomo surpreenda com sua complexidade e profundidade, alguns podem achar o desfecho um pouco confuso devido à quantidade de personagens e eventos. No entanto, as ilustrações continuam a impressionar com sua qualidade e detalhes, enquanto o final, embora desafiador, finaliza a série de forma magistral, deixando uma marca duradoura na história dos mangás.

Danielli.Costa 31/08/2020

Bom fechamento
O final da saga Akira segue o mesmo padrão dos outros volumes, uma história rápida de muita ação, nesse volume o fechamento seguiu como esperado sem haver reviravoltas inesperadas, por mais que eu não fizesse ideia de como as coisas iriam se resolver, terminou tudo bem naturalmente.

Guilherme 02/08/2021

Akira
De todos os predicados que saltam a minha atenção quanto a série Akira, o que mais se destaca é a sua escala. Da arte ao roteiro, é tudo grandioso. Esse épico sci-fi/cyberpunk mergulha no underground sociopolítico e militar de uma Tokio futurista, recém reconstruída após uma hecatombe misteriosa que serviu de estopim para a terceira guerra mundial. Nesse universo, gangues de adolescentes motoqueiros lutam por superioridade nas noites de Neo Tokio ao mesmo tempo que forças militares junto ao governo tramam seus planos para manter em segredo o icógnito Akira.

Katsuhiro Otomo entrega aqui uma das obras mais celebradas do gigantesco mundo dos mangás. Sua narrativa cinematográfica casa-se perfeitamente com uma arte nada mais do que estupenda, absurdamente detalhada e dinâmica o que resulta em uma linguagem de tirar o fôlego sem ser confusa em nenhum momento.

Uma leitura indispensável.

Gu Vaz 26/04/2020

Uma jornada que termina
Predecessor de muitas obras de ficção científica e cyberpunk, Akira é uma viagem visual. Com certa abordagem política e um protagonista carismático a história desses 6 volumes mistura essa ideia de ação cinematográfica com o mistério de crianças alvos de experimentos do governo, além da jornada sobre amizade que é profundamente abalada por uma verdadeira ou falsa hierarquia emocional.
Apesar da falta de aprofundamento em alguns temas e situações, visto que o mangá preza mais pelo confronto que pela sutileza dos acontecimentos, ele consegue ser muito satisfatório para quem ama ficção científica e doses de ação frenética.

Helen Sippel 06/05/2023

Saio muito feliz dessa experiência de ler Akira pela primeira vez.
Acho que os volumes 2 e 3 são basicamente ação e contribuem muito pouco para o enredo da história, mas do quarto pra frente a história muda completamente.
Não sei se vou me acostumar ao estilo muito frenético e superficial que eu sinto ao ler mangás. Você lê 500 páginas e mesmo assim é difícil sentir que a história está completa e que você absorveu tudo.
Vale ressaltar que a arte do Otomo é magnífica, e a imagem sequencial é simplesmente incrível. Em várias cenas a sequência era tão bem feita que parecia que eu estava assistindo tudo acontecer ao invés de lendo. Espero ter essa experiência novamente em outros quadrinhos.
No fim, foi uma mini-grande-jornada que valeu muito a pena e me deixou muito realizada

Thiago.Moreira 22/01/2021

Que final épico!!!
Esse é definitivamente o melhor mangá que li na vida. A obra finalmente chega ao fim no sexto volume e já sinto falta dos personagens cativantes e bem construídos por Katsuhiro Otomo. Termino a leitura com a certeza de que Akira merece toda a fama que tem.

1 | 2 | 3 | 4 | 5