Para Falar e Escrever Melhor o Português

Para Falar e Escrever Melhor o Português Adriano da Gama Kury
Adriano da Gama Kury

Resenhas - Para falar e escrever melhor o português

ToniBooks 27/11/2022

Gramática: o rumo dessa prosa
Desde já, seria bom ressaltar que o formato de "Para falar e escrever melhor o português", em minha visão, contraindica-se a quem não possui um conhecimento básico de gramática, visto que aborda a matéria à maneira de um texto descritivo; sem os recursos didáticos tradicionais dos manuais. Digo isso sem a intenção de criticar negativamente o modo como o Mestre Adriano da Gama Kury discorreu sobre os mais variados assuntos. Esta edição, concebida com a clara intenção de ser um material voltado à revisão dos aspectos gramaticais no uso prático, pressupõe uma certa familiaridade do leitor com os rudimentos da língua portuguesa normatizada.

Ana Mardegan 03/06/2021

O livro pouco ajuda quem realmente precisa de dicas práticas para escrever ou falar melhor, funcionando mais como uma revisão das aulas de português do colégio. É uma ótima revisão, mas nada demais.

Não achei o livro engraçado ou descontraído como promete a sinopse; muito pelo contrário. Por vezes a leitura fica cansativa, já que as explicações são, na verdade, meras exposições do conteúdo, sem qualquer "macete" ou didática que facilite sua memorização. São páginas e mais páginas com listas de palavras, o que não faz o menor sentido quando podemos verificar a grafia em uma busca rápida na internet.

Pelo preço esperava algo mais sólido, que realmente fizesse a diferença para quem - assim como eu - trabalha com comunicação e precisa desenvolver a escrita. A sorte foi que logo em seguida li o excelente "Tirando de letra: Orientações simples e práticas para escrever bem"; este sim traz dicas funcionais para escrever melhor.
Erikson 17/02/2023minha estante
Em um dos seus vídeos para o Youtube, o Professor Rodrigo Gurgel indicou essa gramática.

Sidney.Muniz 26/02/2021

O livro é mais uma gramática descomplicada, o autor procura ensinar de forma mais simples a gramática de língua portuguesa.