A Décima Terceira História

A Décima Terceira História Diane Setterfield

Resenhas - A Décima Terceira História

Ans 14/03/2009

Divertido
Interessante. É um daqueles que não conseguimos parar de ler, além de ser uma declaração de amor aos livros.

Marcela L. 07/10/2009minha estante
Um dos mais envolventes que já li! A história é tão emocionante, tão diferente, que é impossível parar de ler - além do mais, é muito bom não ter idéia do que vai acontecer, ler algo totalmente inesperado. A criatividade dessa autora é mesmo incrível!

GePaula 20/06/2015

Uma dissecação que não me prendeu muito
Bem, sempre ouvi falarem bem desse livro. Juntei meus trocados, esperei uma oportunidade e o comprei em um sebo online por um bom preço pelo fato de estar conservadíssimo! Comecei a leitura com muita expectativa, Afinal, falaria sobre livros e, seria uma confissão pessoal de uma autora, embora não real.

Um cenário denso e, uma infância dolorida e má, fizeram a autora da história escrever livros também tensos, deixando previsível que algo existia por trás de uma espessa cortina e que ela o revelaria no momento exato. O momento chegou e as revelações, para mim, não deram um significado 'de fácil aceitação' para procedimentos horrendos.

A DÉCIMA TERCEIRA HISTÓRIA, a da própria autora de uma coleção de 12 e amados livros me ensinou que, a dor pessoal ajuda a parir pequenas ou grandes jóias (porque segundo Rubem Alves, 'OSTRA FELIZ NÃO FAZ PÉROLA'). No fundo ela sabia que, se houvesse dissecado seu passado antes de se sentir à beira da Morte e se mostrasse quem era a verdadeira Emeline, a Vida Winter teria menos leitores... "Quer conhecer alguém? Coração, mente e alma? Peça-lhe que lhe conte sobre seu nascimento. Bem, isso resume tudo.

Minha avaliação: * * *

Pelo estilo gostoso de Diane Setterfield escrever.

Não vamos esperar pelo décimo terceiro livro para viver e assumir quem fomos e o que somos na realidade... o que sonhamos e queremos. Talvez não haja tempo.

(Gersonita Paula)

sami monteiro 23/05/2009

Quando você vai me contar a sua?
A décima terceira história é de fato o livro de ficção mais próximo da realidade.

Os acontecimentos absurdos da vida da Sra Winter,parecem tão reais e tão envolventes que a cada pagína virada você sente que esta virando uma pagína da sua vida também,cada vez que você fecha o livro é como se fosse mais um final de sessão com Lea saindo da biblioteca.

A história é tão envolvente em seus mistérios que vão de paternidade até homicídio que você passa a ver os personagens como grandes amigos que estão lhe contando suas histórias onde você espera que ao final eles te perguntem:"Quando você vai me contar a sua?"

Giro Letra 21/06/2011

A Décima Terceira História
"Todas as crianças mitificam seu nascimento. Este é um traço universal. Quer conhecer alguém? Coração, mente e alma? Peça-lhe que conte sobre seu nascimento. O que você vai ouvir não é a verdade; é uma história. E nada é mais revelador que uma história."

- Vida Winter, Histórias de transformação e desespero.

Um livro espetacular. Há algum tempo não ficava tão impressionada durante a leitura. O livro "A Décima Terceira História" provocou em mim um encantamento que me envolveu e não permitiu que o largasse enquanto não terminasse de ler.

O livro conta a história de Vida Winter, uma escritora famosa que vive reclusa, escondida atrás dos enredos misteriosos que desenvolve ao longo de sua história literária. Vida decide contar suas memórias, depois de passar seis décadas tentando driblar a imprensa e despistá-la acerca de sua origem. Para tanto, convida a jovem biógrafa amadora Margareth Lea. Margareth mora com os pais, mas sua vida inteira se passou dentro da livraria de seu pai - um antiquário de livros raros, um lugar fascinante, responsável por fazer dela uma pessoa especial.

Leia a resenha completa: http://www.giroletra.com.br/2011/05/decima-terceira-historia.html

Priscila856 14/07/2009

Perfeito!!!!!Simplesmente nao falta nada a esse livro. Consegue reunir tudo, romance, um certo suspense, revelaçoes bombasticas no final, enfim....vale muito mas muito mesmo a pena ler essa fantastica história. Recomendadíssimo.

sonia 21/11/2009

o isolamento e a doença mental
baseado na obra das irmãos Bronte, este livro aborda os temas doentios das pessoas mantidas em isolamento, sem amor, sem cuidado, relegadas à própria sorte, buscando em relacionamentos doentios a felicidade.
Bem escrito, com tema e estilo que lembram Jane Eyre e Os morros dos ventos uivantes, a história não se sustenta na modernidade, onde não seria possível que vizinhos e sociedade permitissem o isolamento das crianças envolvidas na trama.
No entanto, é eletrizante, é começar a ler e não conseguir largar.
Renata CCS 29/10/2013minha estante
Tive algumas ótimas indicações aqui no Skoob desse livro. Vai para a lista de futuras aquisições.

*Rô Bernas 13/09/2009

Entre o gostar e o não gostar!!!
Durante a minha leitura ia trocando comentários com a Dominique, Nana e Lady Karina e estava realmente empolgadíssima, pois o livro nos prende, nos faz prender a respiração em determinadas partes, sem falar da vontade de chegar logo ao fim.

Em determinadas passagens do livro eu parava e pensava "como a autora consegue elaborar uma trama assim? Se eu que estou lendo, estou quase enlouquecendo, imagino o turbilhão que deve ter sido na cabeça dela", e continuava, sempre empolgada e muito animada. Afinal é um livro instigante, envolvente, gostoso, auspicioso e altamente enlouquecedor e ao mesmo tempo que estava querendo chegar logo ao final estava também com pena de acabar de ler.

Mas...confesso que não gostei do final, não. Amei o início, fiquei empolgadissima com o meio, mas o final...sei lá...esperava mais...não me surpreendeu muito. Acho que eu ficaria mais surpresa se a Angeline na verdade fosse a Emelinne e se a mãe de Margareth, tb estivesse envolvida no meio da trama das irmãs rsss, mas ainda assim... recomendo a leitura pois é um excelente livro!

Pattie Cardoso 22/12/2009

Denso.
O livro é muito denso, mas apesar disso, me surpreendi com o final.

Carlos Augusto Vasques 15/05/2024

Lido em 24/10/2023
Vida Winter é uma escritora inglesa de sucesso, autora de muitos best-sellers e famosa no mundo inteiro. Extremamente reservada, sempre procurou preservar sua vida pessoal da imprensa e do público, chegando mesmo a criar histórias falsas a respeito de si mesma, a fim de ocultar sua verdadeira história. Entretanto, ao sentir aproximar-se o fim da vida, reclusa e com a saúde fragilizada, decide finalmente escrever sua biografia. Para tanto, resolve contratar os serviços de uma biógrafa inexperiente e praticamente desconhecida.

Margaret Lea é a profissional que Vida Winter deseja para contar ao mundo como sua vida realmente se deu. Margaret é filha de um livreiro conceituado, trabalhando com o pai em seu antiquário, uma livraria especializada em edições raras. Sem entender o motivo da afamada escritora a ter escolhido para ser sua biógrafa, Margaret se dá conta o quão pouco sabe a respeito da celebridade, jamais tendo lido nada escrito por Vida Winter. É quando se recorda da existência de um livro dela na loja de seu pai, "Treze histórias de transformação e desespero", e resolve lê-lo. Intrigada por que tal livro seria uma obra rara, descobre que a edição tem um erro, contendo somente doze histórias, contrariando o próprio título. Quando o equívoco foi descoberto pela editora, tentou-se um recolhimento completo dos volumes que chegaram a ir para o mercado, mas alguns poucos exemplares permaneceram nas mãos de uns sortudos, dentre os quais o pai de Margaret. Curiosa para saber o motivo do convite que recebera e instigada pelo mistério de qual seria a história faltante jamais contada - a décima terceira história - decide aceitar a proposta para elaborar a biografia de Vida Winter e, para isso, muda-se para a casa da escritora.

A princípio, o relacionamento entre as duas mulheres não é fácil: Vida Winter é cheia de excentricidades e seu passado é um enredo nebuloso, constituído por relações familiares complicadas e trágicas, repletas de enigmas. Pouco a pouco, Margaret vai conseguindo desvendar os fantasmas que vem assombrando a escritora durante toda a vida, chegando a revelações surpreendentes e chocantes. O que Margaret não poderia prever é que tal viagem de descobrimento iria afetar sua própria história, ajudando a compreender e aceitar melhor algumas angústias que sempre a atormentaram.

"A décima terceira história" foi o romance de estreia de Diane Setterfield, autora inglesa, e que, segundo consta na capa do livro, se constituiu no "maior fenômeno editorial de 2006", figurando em primeiro lugar na lista de mais vendidos do New York Times.

Minha avaliação é de mediana para boa. Aliada a um componente de mistério razoável, a trama passeia por vários aspectos interessantes do universo dos livros: edições antigas, bibliotecas, várias referências literárias, como "Jane Eyre", "O morro dos ventos uivantes" e outras mais. Isso certamente confere um charme à história. Entretanto, a narrativa dá muitas voltas, ficando confusa em determinados momentos. Além disso, o texto às vezes custa a fluir, talvez por ser rebuscado em demasia, até mesmo pretensioso. Também me pareceu haver um certo exagero nas tintas das personagens principais, tornando ambas algo fantasiosas ou inverossímeis. Em resumo, a leitura me proporcionou bons momentos de prazer, embora no todo tenha deixado um pouco a desejar.

Anna 08/02/2014

Excelente!
Livro muito bem escrito, história envolvente faz qualquer leitor mergulhar fundo na trama.

Lima Neto 18/03/2009

"A décima terceira história", além de ser um livro muito bem construído, muito bem arquitetado, com personagens marcantes, repleto de passagens que ficam gravadas na alma do leitor, é uma obra que faz um grande elogio, uma grande apologia a alguns dos maiores clássicos, aos maiores nomes da literatura (feminina principalmente) inglesa.

San... 14/12/2009

Bonita história. Muito lentamente o leitor descobre os mistérios que fazem parte do enredo. A descrição da casa, do cotidiano e das personagens, de alguma maneira me fez recordar "Cem anos de solidão", porém, de forma menos confusa. Aqui o leitor é mero espectador do caos de uma família marcada por idiossincrasias, segredos e tragédias. A autora consegue colocar o leitor dentro da história de forma leve, e as revelações que vão se sucedendo geram empatia do leitor para com os personagens. Assim, o leitor passa por uma série de sentimentos: piedade, tristeza, raiva, alívio. Leitura fácil, interessante, porém densa.
sonia 25/04/2013minha estante
gostei deste livro. gosto de histórias policiais e quando envolvem livros, então, fica mais interessante.

mara sop 17/12/2016

Uma história de gêmeas, e de fantasmas...
Vida Winter é a mais célebre escritora viva, que mais publicou nos últimos 50 anos, mas sua vida é um mistério. Muitos já tentaram descobrir seu passado, mas a contadora de histórias tem a mente fértil e sempre inventa algo novo. Mas no fim da vida, cansada e doente, ela contrata Margaret Leah como sua biografa, contanto que ela não lhe faça perguntas e a deixe contar a história no seu tempo certo. É aí que entram as gêmeas Adeline e Emmeline, crianças selvagens, criadas de qualquer jeito e com problemas mentais e comportamentais sérios, pertencentes à uma das mais ilustres famílias da Inglaterra.

Mas será que essa não é mais um dos passados inventados da Sra. Winter? Esse mistério faz com que Margaret vá mergulhando cada vez mais nos relatos da autora, se envolvendo e criando laços que não conseguirá desfazer nunca mais.

O livro é surpreendente, fugindo dos clichês de personagens que são carismáticos do início ao fim. Vida Winter é uma mulher dura, muito inteligente e sagaz, e as gêmeas de sua história são controversas e polêmicas, mas tudo isso só torna o livro ainda mais interessante e desafiador.