De volta a Istambul

De volta a Istambul Elif Shafak

Resenhas - De Volta a Istambul

DIRCE 25/09/2009

Um passado presente.
Ao comprar esse livro, achei que iria conhecer um pouquinho de Istambul, cidade que já foi capital de 2 Impérios e, embora tenha me enganado, o livro não me decepcionou, muito pelo contrário – gostei. Uma das razões de ter gostado é que tenho uma “quedinha” por livros que abordam as relações familiares e , De Volta Estambul, nos fala sobre isso: sobre o “peso” da família. É um romance inteligente, com uma trama muito bem urdida envolvendo 2 famílias : Kazanci( turca) Tchakhmakhchian.( armênia).
Na família Kazanci, Asya, uma jovem rebelde, sofre com a inexistência de um pai e com o excesso de mães e tias.
Na família Tchakhmakhchian, Armanoush, , filha de pais separados, se sente “sufocada” com a superproteção da mãe e da família do seu pai, essa superproteção somada ao fato de se sentir pela metade: parte americana, parte armênia, a leva viajar para Istambul para tentar resgatar parte de sua identidade perdida, e assim, o destino das duas jovens se cruzam.
Como a história de ambas famílias está relacionada com a deportação e massacre dos armênios em 1915, que confesso desconhecia totalmente, por meio das pinceladas de História contidas no romance, pude me inteirar um pouquinho sobre essas tristes ocorrências.
Foi uma leitura prazerosa que me levou a concluir que a definição do passado como um tempo que já passou e não volta mais, somente se aplica ao estudarmos tempo dos verbos, pois na verdade, o passado sempre se faz presente em nossas vidas.

Lisa Alves 17/12/2009

De Volta a Istambul
O romance de Elif Shafak é uma obra realista e ao mesmo tempo fantástica que me proporcionou a mesma sensação indescritível ao ler Cem anos de Solidão (Gabriel Garcia Marques). De Volta a Istambul é um retrato belo, conflitante e cultural em torno de duas famílias interessantíssimas: uma armênia que vive em Tucson ( EUA) e a outra turca na bela Istambul.

Armanoush é uma jovem descendente de armênios, pais separados, nasceu e mora nos EUA e é uma compulsiva literária. Sua vida é resumida entre conflitos sobre sua verdadeira raiz, já que a mãe é uma convicta norte americana e o pai um armênio de uma família que luta pela sua tradição.

Asya nasceu e mora em Istambul, Turquia. Filha de mãe solteira é rodeada por tias moradoras de uma mesma residência. Leva uma vida resumida em um café freqüentado por artistas, o Café Kundera. Amante de Johnny Cash, dos existencialistas franceses e de um Cartunista Dipsomaníaco.

O encontro da duas jovens somam a uma história de quebra de preconceitos, de alianças entre culturas separadas pela violência do passado. Os tempos se cruzam, o sangue obviamente desigual é unido no passado. A borra de café lê a realidade em linhas metafísicas. O fantasioso e o místico pedem licença cientifica para completarem o mundo de mulheres subversivas, supersticiosas, intelectuais, esquizofrênicas, alienadas e sábias. Este é um pequeno resumo (para não dizer mínimo) de um forte, denso e maravilhoso livro.

GIPA_RJ 19/03/2009

ABAIXO OS TABUS!
Concordo com a sinopse : uma leitura surpreendente , principalmente pela coragem e contundência da autora ao falar abertamente sobre o genocídio armênio . Por tal ato de ousadia, foi levada a julgamento por "denegrir os turcos" sob o artigo 301 do código penal daquele país.

Li o livro em 2 dias , e recomendo.

Geovana 03/12/2009

Ingredientes culinários em meio ao drama
Excelente livro!

Em meio a historia de cada personagem, ficamos conhecendo a historia dos armênios versus turcos.

Cada capítulo tem no título um ingrediente que se insere de alguma forma na historia. E mais a frente, quase no fim do livro, descobrimos o porquê disso.

Outro ponto interessante são as Regras do Manifesto Pessoal de Niilismo criado por uma das protagonistas. Cada regra traz reflexões.

O meu livro ficou cheio de anotações e destaques de texto.

Murilo 20/09/2013

muito bom.

Eliane Maria 10/10/2013

Minhas impressões do livro : De Volta a Istambul de Elif Shafak
Romance inteligente muito bem elaborado e narrado , prendendo a atenção do leitor e instigando a sua curiosidade . Segredos antigos dessas duas famílias são a base dessa estória. Os personagens secundários também tem seus papeis bem definidos e essenciais para a construção do drama com pinceladas de humor.
“As histórias das famílias entrelaçam-se de tal modo que o acontecido há gerações pode ter um impacto sobre resultados aparentemente irrelevantes no tempo presente. O passado nunca morre”
A necessidade de conhecer o passado ou o desejo de apaga-lo , é o fio que liga essas duas famílias.
Armanoush, a jovem descendente de armênios, compulsiva literária, nos levara a Istambul nessa fascinante aventura , onde um pouquinho da história dos armênios X turcos será narrada.
É um romance que trata de problemas, segredos, medos, traumas de família. Mas ele também relata um fato histórico, já que a vida dos ancestrais de ambas as famílias, estão diretamente relacionadas com o massacre dos turcos aos armênios em 1915, o genocídio, as deportações, onde famílias foram separadas e obrigadas a tomar rumos diferentes na vida. Em forma de romance eu pude ficar sabendo um pouco dessa história tão triste desses dois povos. Mas o romance em si não é triste, pela forma leve como ele é narrado, não deixa o leitor deprimido.
Elif Shafak, teve muita coragem para abordar esse tema tão abertamente, e essa exposição em forma de romance teve um preço a ser pago por sua ousadia em publica-lo.
“...Entre a edição turca e a edição inglesa deste romance em 2006, fui levada a julgamento por “denegrir os turcos”, sob o artigo 301 do código penal turco. Devido as palavras de alguns personagens armênicos ... “ (palavras da autora)
Este é um tipo de romance que agrada tanto a quem gosta de romances históricos , como quem gosta de romances recheados de suspenses, dramas, amores e desejos proibidos.